Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rüdell Boligon, Juliana Andréia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pentiado Godoy, Leoni, Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/360
Resumo: As decisões gerenciais têm sido fortemente marcadas pela necessidade de aplicação de novas técnicas e ferramentas de gestão. Nesse sentido, o Balanced Scorecard (BSC), inicialmente concebido como um sistema de avaliação organizacional e, posteriormente, tido como uma metodologia de gestão estratégica é uma sistemática de gestão capaz de concentrar energia e recursos da organização no que é essencial - seu sucesso na criação de valor. Dessa forma, este artigo propõe-se a analisar de que forma o BSC, como sistemática de gestão, pode servir de ferramenta para apoio ao desdobramento das estratégias organizacionais e contribuir para a melhoria contínua da qualidade organizacional. Para a coleta das informações, empregou-se a observação simples e entrevista pré-estruturada aplicada à gerência da organização em estudo. Diante do aporte dessas informações, propôs-se uma metodologia de implantação do BSC na organização através do cumprimento de três estágios: conhecer e interpretar a missão, a visão e a estratégia da empresa; levantamento e estruturação dos indicadores estratégicos e, efetivação da estrutura de indicadores estratégicos. Como resultados, obteve-se o conhecimento de quais são os principais benefícios auferidos com o BSC, bem como alguns pontos críticos sendo o BSC uma possibilidade de alinhar estratégia, processos e pessoas em busca de um objetivo comum.
id AESPI-1_5e79371b933a4d438c1353ad6f0fa6f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/360
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacionalAs decisões gerenciais têm sido fortemente marcadas pela necessidade de aplicação de novas técnicas e ferramentas de gestão. Nesse sentido, o Balanced Scorecard (BSC), inicialmente concebido como um sistema de avaliação organizacional e, posteriormente, tido como uma metodologia de gestão estratégica é uma sistemática de gestão capaz de concentrar energia e recursos da organização no que é essencial - seu sucesso na criação de valor. Dessa forma, este artigo propõe-se a analisar de que forma o BSC, como sistemática de gestão, pode servir de ferramenta para apoio ao desdobramento das estratégias organizacionais e contribuir para a melhoria contínua da qualidade organizacional. Para a coleta das informações, empregou-se a observação simples e entrevista pré-estruturada aplicada à gerência da organização em estudo. Diante do aporte dessas informações, propôs-se uma metodologia de implantação do BSC na organização através do cumprimento de três estágios: conhecer e interpretar a missão, a visão e a estratégia da empresa; levantamento e estruturação dos indicadores estratégicos e, efetivação da estrutura de indicadores estratégicos. Como resultados, obteve-se o conhecimento de quais são os principais benefícios auferidos com o BSC, bem como alguns pontos críticos sendo o BSC uma possibilidade de alinhar estratégia, processos e pessoas em busca de um objetivo comum.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualRüdell Boligon, Juliana AndréiaPentiado Godoy, LeoniSouto Bolzan Medeiros, Flaviani2014-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/36010.7198/geintec.v4i3.360Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 3 (2014); 1228-12432237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/360/452info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/360Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:10.434Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
title Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
spellingShingle Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
Rüdell Boligon, Juliana Andréia
title_short Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
title_full Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
title_fullStr Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
title_full_unstemmed Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
title_sort Balanced Scorecard: estratégia de gestão vinculada à melhoria da qualidade organizacional
author Rüdell Boligon, Juliana Andréia
author_facet Rüdell Boligon, Juliana Andréia
Pentiado Godoy, Leoni
Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
author_role author
author2 Pentiado Godoy, Leoni
Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rüdell Boligon, Juliana Andréia
Pentiado Godoy, Leoni
Souto Bolzan Medeiros, Flaviani
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv As decisões gerenciais têm sido fortemente marcadas pela necessidade de aplicação de novas técnicas e ferramentas de gestão. Nesse sentido, o Balanced Scorecard (BSC), inicialmente concebido como um sistema de avaliação organizacional e, posteriormente, tido como uma metodologia de gestão estratégica é uma sistemática de gestão capaz de concentrar energia e recursos da organização no que é essencial - seu sucesso na criação de valor. Dessa forma, este artigo propõe-se a analisar de que forma o BSC, como sistemática de gestão, pode servir de ferramenta para apoio ao desdobramento das estratégias organizacionais e contribuir para a melhoria contínua da qualidade organizacional. Para a coleta das informações, empregou-se a observação simples e entrevista pré-estruturada aplicada à gerência da organização em estudo. Diante do aporte dessas informações, propôs-se uma metodologia de implantação do BSC na organização através do cumprimento de três estágios: conhecer e interpretar a missão, a visão e a estratégia da empresa; levantamento e estruturação dos indicadores estratégicos e, efetivação da estrutura de indicadores estratégicos. Como resultados, obteve-se o conhecimento de quais são os principais benefícios auferidos com o BSC, bem como alguns pontos críticos sendo o BSC uma possibilidade de alinhar estratégia, processos e pessoas em busca de um objetivo comum.
description As decisões gerenciais têm sido fortemente marcadas pela necessidade de aplicação de novas técnicas e ferramentas de gestão. Nesse sentido, o Balanced Scorecard (BSC), inicialmente concebido como um sistema de avaliação organizacional e, posteriormente, tido como uma metodologia de gestão estratégica é uma sistemática de gestão capaz de concentrar energia e recursos da organização no que é essencial - seu sucesso na criação de valor. Dessa forma, este artigo propõe-se a analisar de que forma o BSC, como sistemática de gestão, pode servir de ferramenta para apoio ao desdobramento das estratégias organizacionais e contribuir para a melhoria contínua da qualidade organizacional. Para a coleta das informações, empregou-se a observação simples e entrevista pré-estruturada aplicada à gerência da organização em estudo. Diante do aporte dessas informações, propôs-se uma metodologia de implantação do BSC na organização através do cumprimento de três estágios: conhecer e interpretar a missão, a visão e a estratégia da empresa; levantamento e estruturação dos indicadores estratégicos e, efetivação da estrutura de indicadores estratégicos. Como resultados, obteve-se o conhecimento de quais são os principais benefícios auferidos com o BSC, bem como alguns pontos críticos sendo o BSC uma possibilidade de alinhar estratégia, processos e pessoas em busca de um objetivo comum.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/360
10.7198/geintec.v4i3.360
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/360
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i3.360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/360/452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 3 (2014); 1228-1243
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143630430208