Interação Universidade-Empresa: caminhos para rede Federal de Educação Tecnológica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/931 |
Resumo: | Esse artigo busca analisar aspectos da relação entre as diversas abordagens teóricas sobre a interação universidades-empresas, no âmbito dos membros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e sua possível contribuição para a inovação no Brasil. A pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo, histórico-metodológico baseou-se nos Relatórios FORMICT (Formulário das Instituições Científicas e Tecnológicas) ano-base 2009 – 2014. Esta análise foi feita por meio da interação Universidade – Empresa, com enfoque na importância de sua contribuição e da função catalisadora exercida, mais recentemente, pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), da RFEPCT. Os resultados indicam que embora haja um relativo empenho da Rede Federal na formação de redes e na aproximação com as empresas em busca de desenvolvimento de inovações, ainda há um longo caminho a ser percorrido principalmente na participação em redes de colaboração. |
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Interação Universidade-Empresa: caminhos para rede Federal de Educação TecnológicaEsse artigo busca analisar aspectos da relação entre as diversas abordagens teóricas sobre a interação universidades-empresas, no âmbito dos membros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e sua possível contribuição para a inovação no Brasil. A pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo, histórico-metodológico baseou-se nos Relatórios FORMICT (Formulário das Instituições Científicas e Tecnológicas) ano-base 2009 – 2014. Esta análise foi feita por meio da interação Universidade – Empresa, com enfoque na importância de sua contribuição e da função catalisadora exercida, mais recentemente, pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), da RFEPCT. Os resultados indicam que embora haja um relativo empenho da Rede Federal na formação de redes e na aproximação com as empresas em busca de desenvolvimento de inovações, ainda há um longo caminho a ser percorrido principalmente na participação em redes de colaboração.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualRapchan, FranciscoMaruyama, ÚrsulaLima, Araken2017-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/93110.7198/geintec.v7i3.931Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 3 (2017); 4013-40272237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/931/819info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/931Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:58.781Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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Esse artigo busca analisar aspectos da relação entre as diversas abordagens teóricas sobre a interação universidades-empresas, no âmbito dos membros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e sua possível contribuição para a inovação no Brasil. A pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo, histórico-metodológico baseou-se nos Relatórios FORMICT (Formulário das Instituições Científicas e Tecnológicas) ano-base 2009 – 2014. Esta análise foi feita por meio da interação Universidade – Empresa, com enfoque na importância de sua contribuição e da função catalisadora exercida, mais recentemente, pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), da RFEPCT. Os resultados indicam que embora haja um relativo empenho da Rede Federal na formação de redes e na aproximação com as empresas em busca de desenvolvimento de inovações, ainda há um longo caminho a ser percorrido principalmente na participação em redes de colaboração. |
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