The international patent classification: Description and importance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Barbara Cristina Costa Bacelar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Maria Rita de Morais Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1379
Resumo:  As patentes são formas de expressar ao mercado e o surgimento de novas tecnologias, sendo amparadas por marco legal específico para pedidos, concessões e disponibilizadas em bancos de dados. Dentre as opções de busca disponibilizadas por estes bancos, inclui-se a Classificação Internacional de Patentes, um mecanismo estabelecido pelo Tratado de Estrasburgo de 1971, que prevê um sistema hierárquico de símbolos independentes da linguagem para a classificação de patentes e modelos de utilidade de acordo com as diferentes áreas de tecnologia às quais pertencem. Com isso, objetivou-se apresentar uma visão geral sobre esta classificação e apresentar sua importância atual nos processos de patenteamento e com o uso para busca de dados. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando publicações em fontes convencionais e eletrônica, além de busca por termos específicos. Observou-se que há poucas publicações com relação ao assunto, o que dificulta a difusão deste conhecimento e minimiza a importância da Classificação, instrumento muito importante para estabelecer indicadores patentários e analisar informação tecnológica. Considera-se uma área que necessita de maior divulgação e popularização, visto que as buscas feitas com esse tipo de classificação tornam universais vários estudos sobre o estado da técnica, auxiliando todo o processo de Propriedade Intelectual.
id AESPI-1_7c460d580508161f8b28c473fff6fa7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1379
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling The international patent classification: Description and importance As patentes são formas de expressar ao mercado e o surgimento de novas tecnologias, sendo amparadas por marco legal específico para pedidos, concessões e disponibilizadas em bancos de dados. Dentre as opções de busca disponibilizadas por estes bancos, inclui-se a Classificação Internacional de Patentes, um mecanismo estabelecido pelo Tratado de Estrasburgo de 1971, que prevê um sistema hierárquico de símbolos independentes da linguagem para a classificação de patentes e modelos de utilidade de acordo com as diferentes áreas de tecnologia às quais pertencem. Com isso, objetivou-se apresentar uma visão geral sobre esta classificação e apresentar sua importância atual nos processos de patenteamento e com o uso para busca de dados. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando publicações em fontes convencionais e eletrônica, além de busca por termos específicos. Observou-se que há poucas publicações com relação ao assunto, o que dificulta a difusão deste conhecimento e minimiza a importância da Classificação, instrumento muito importante para estabelecer indicadores patentários e analisar informação tecnológica. Considera-se uma área que necessita de maior divulgação e popularização, visto que as buscas feitas com esse tipo de classificação tornam universais vários estudos sobre o estado da técnica, auxiliando todo o processo de Propriedade Intelectual.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCarvalho, Barbara Cristina Costa BacelarSantos, Maria Rita de Morais Chaves2019-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/137910.7198/geintec.v9i1.1379Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 1 (2019); 4798-48082237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1379/899Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1379Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:18.842Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv The international patent classification: Description and importance
title The international patent classification: Description and importance
spellingShingle The international patent classification: Description and importance
Carvalho, Barbara Cristina Costa Bacelar
title_short The international patent classification: Description and importance
title_full The international patent classification: Description and importance
title_fullStr The international patent classification: Description and importance
title_full_unstemmed The international patent classification: Description and importance
title_sort The international patent classification: Description and importance
author Carvalho, Barbara Cristina Costa Bacelar
author_facet Carvalho, Barbara Cristina Costa Bacelar
Santos, Maria Rita de Morais Chaves
author_role author
author2 Santos, Maria Rita de Morais Chaves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Barbara Cristina Costa Bacelar
Santos, Maria Rita de Morais Chaves
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv  As patentes são formas de expressar ao mercado e o surgimento de novas tecnologias, sendo amparadas por marco legal específico para pedidos, concessões e disponibilizadas em bancos de dados. Dentre as opções de busca disponibilizadas por estes bancos, inclui-se a Classificação Internacional de Patentes, um mecanismo estabelecido pelo Tratado de Estrasburgo de 1971, que prevê um sistema hierárquico de símbolos independentes da linguagem para a classificação de patentes e modelos de utilidade de acordo com as diferentes áreas de tecnologia às quais pertencem. Com isso, objetivou-se apresentar uma visão geral sobre esta classificação e apresentar sua importância atual nos processos de patenteamento e com o uso para busca de dados. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando publicações em fontes convencionais e eletrônica, além de busca por termos específicos. Observou-se que há poucas publicações com relação ao assunto, o que dificulta a difusão deste conhecimento e minimiza a importância da Classificação, instrumento muito importante para estabelecer indicadores patentários e analisar informação tecnológica. Considera-se uma área que necessita de maior divulgação e popularização, visto que as buscas feitas com esse tipo de classificação tornam universais vários estudos sobre o estado da técnica, auxiliando todo o processo de Propriedade Intelectual.
description  As patentes são formas de expressar ao mercado e o surgimento de novas tecnologias, sendo amparadas por marco legal específico para pedidos, concessões e disponibilizadas em bancos de dados. Dentre as opções de busca disponibilizadas por estes bancos, inclui-se a Classificação Internacional de Patentes, um mecanismo estabelecido pelo Tratado de Estrasburgo de 1971, que prevê um sistema hierárquico de símbolos independentes da linguagem para a classificação de patentes e modelos de utilidade de acordo com as diferentes áreas de tecnologia às quais pertencem. Com isso, objetivou-se apresentar uma visão geral sobre esta classificação e apresentar sua importância atual nos processos de patenteamento e com o uso para busca de dados. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico buscando publicações em fontes convencionais e eletrônica, além de busca por termos específicos. Observou-se que há poucas publicações com relação ao assunto, o que dificulta a difusão deste conhecimento e minimiza a importância da Classificação, instrumento muito importante para estabelecer indicadores patentários e analisar informação tecnológica. Considera-se uma área que necessita de maior divulgação e popularização, visto que as buscas feitas com esse tipo de classificação tornam universais vários estudos sobre o estado da técnica, auxiliando todo o processo de Propriedade Intelectual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1379
10.7198/geintec.v9i1.1379
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1379
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v9i1.1379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1379/899
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 1 (2019); 4798-4808
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145293471744