Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608 |
Resumo: | A pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital. |
id |
AESPI-1_8320610769958486b4c1dace08d5af6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/608 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escolaA pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, Wendel SouzaSilva, João Paulo de LorenaSilveira, Ederson Luís2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/60810.7198/geintec.v5i1.608Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 1 (2015); 1896-19082237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608/533info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/608Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:20.635Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
title |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
spellingShingle |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola Santos, Wendel Souza |
title_short |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
title_full |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
title_fullStr |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
title_full_unstemmed |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
title_sort |
Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola |
author |
Santos, Wendel Souza |
author_facet |
Santos, Wendel Souza Silva, João Paulo de Lorena Silveira, Ederson Luís |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Paulo de Lorena Silveira, Ederson Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wendel Souza Silva, João Paulo de Lorena Silveira, Ederson Luís |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
A pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital. |
description |
A pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608 10.7198/geintec.v5i1.608 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v5i1.608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608/533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 1 (2015); 1896-1908 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121143755210752 |