Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wendel Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, João Paulo de Lorena, Silveira, Ederson Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608
Resumo: A pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital.  
id AESPI-1_8320610769958486b4c1dace08d5af6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/608
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escolaA pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital.  API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, Wendel SouzaSilva, João Paulo de LorenaSilveira, Ederson Luís2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/60810.7198/geintec.v5i1.608Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 1 (2015); 1896-19082237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608/533info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/608Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:20.635Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
title Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
spellingShingle Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
Santos, Wendel Souza
title_short Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
title_full Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
title_fullStr Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
title_full_unstemmed Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
title_sort Nas entrelinhas da aprendizagem: o ensino, a virtualidade e os desafios das tecnologias na escola
author Santos, Wendel Souza
author_facet Santos, Wendel Souza
Silva, João Paulo de Lorena
Silveira, Ederson Luís
author_role author
author2 Silva, João Paulo de Lorena
Silveira, Ederson Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wendel Souza
Silva, João Paulo de Lorena
Silveira, Ederson Luís
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital.  
description A pesquisa aborda a formação docente para o uso das novas tecnologias de comunicação em sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi investigar a formação inicial e continuada dos professores/as, suas práticas e experiências em relação ao uso de tecnologias educacionais de comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos através de um estudo de campo, realizado em uma escola da rede municipal de Ilhéus. Para isso, como recurso metodológico, utilizamos técnicas de coletas de dados: observação sistemática da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores e gestores. Os resultados nos mostraram inúmeros desafios para que essas práticas se concretizem. Na escola, foram encontradas as seguintes tecnologias de comunicação: televisão, computador, notebook, máquina fotográfica digital, data show e som. Além disso, apesar de a escola pesquisada possuir alguns recursos tecnológicos disponíveis, ainda há a burocracia para se utilizar tais aparatos. Concluiu-se, portanto, que o não acesso e a inviabilização às ferramentas de tecnologia de comunicação por parte de professores e alunos são causas diretas de um problema mais amplo (associado às deficiências na formação de usuários destas tecnologias) e que compromete a eficiência do processo de ensino-aprendizagem: o problema da exclusão digital.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608
10.7198/geintec.v5i1.608
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i1.608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/608/533
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 1 (2015); 1896-1908
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143755210752