Mapping of scientific production on technological parks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cleide Mara Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães, Daiane Costa, Miranda, Dimitrius Pablo Sabino Lima de, Russo, Suzana Leitão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1412
Resumo: Os parques tecnológicos são empreendimentos que apresentam diversas vantagens, tais como, contribuir significativamente no desenvolvimento social e econômico, assim como permite que exista uma interação entre universidades e governo, inclusive empresas. Por isso o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento da produção científica sobre os parques tecnológicos. A metodologia consiste em um mapeamento da produção científica, sendo realizada uma pesquisa por meio da base de dados Scopus, foram utilizadas as palavras-chave “technological parks”, em que aplicando filtros, foram encontradas 652 publicações do ano de 1956 a 2018. Os resultados indicam que houve um aumento significativo no ano de 2017 com relação às publicações relacionadas a parques tecnológicos, e apesar do Brasil estar entre os dez países com maior frequência de publicações, ainda apresenta poucas produções, já os Estados Unidos tem maior número de produções depositados na base Scopus sobre o tema. Dessa forma, percebe-se que ainda existe a necessidade de ampliar as produções relacionadas aos parques tecnológicos, e com o uso do mapeamento da produção cientifica é possível que o pesquisador possa utiliza-lo para pesquisas futuras, e com isso melhorar a qualidade das suas produções científicas.
id AESPI-1_8a12862f8cf22fb2431f5baa3258636a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1412
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Mapping of scientific production on technological parksOs parques tecnológicos são empreendimentos que apresentam diversas vantagens, tais como, contribuir significativamente no desenvolvimento social e econômico, assim como permite que exista uma interação entre universidades e governo, inclusive empresas. Por isso o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento da produção científica sobre os parques tecnológicos. A metodologia consiste em um mapeamento da produção científica, sendo realizada uma pesquisa por meio da base de dados Scopus, foram utilizadas as palavras-chave “technological parks”, em que aplicando filtros, foram encontradas 652 publicações do ano de 1956 a 2018. Os resultados indicam que houve um aumento significativo no ano de 2017 com relação às publicações relacionadas a parques tecnológicos, e apesar do Brasil estar entre os dez países com maior frequência de publicações, ainda apresenta poucas produções, já os Estados Unidos tem maior número de produções depositados na base Scopus sobre o tema. Dessa forma, percebe-se que ainda existe a necessidade de ampliar as produções relacionadas aos parques tecnológicos, e com o uso do mapeamento da produção cientifica é possível que o pesquisador possa utiliza-lo para pesquisas futuras, e com isso melhorar a qualidade das suas produções científicas. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCruz, Cleide Mara Barbosa daGuimarães, Daiane CostaMiranda, Dimitrius Pablo Sabino Lima deRusso, Suzana Leitão2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/141210.7198/geintec.v9i4.1412Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 4 (2019); 5182-51902237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1412/pdfDireitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1412Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:33.973Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Mapping of scientific production on technological parks
title Mapping of scientific production on technological parks
spellingShingle Mapping of scientific production on technological parks
Cruz, Cleide Mara Barbosa da
title_short Mapping of scientific production on technological parks
title_full Mapping of scientific production on technological parks
title_fullStr Mapping of scientific production on technological parks
title_full_unstemmed Mapping of scientific production on technological parks
title_sort Mapping of scientific production on technological parks
author Cruz, Cleide Mara Barbosa da
author_facet Cruz, Cleide Mara Barbosa da
Guimarães, Daiane Costa
Miranda, Dimitrius Pablo Sabino Lima de
Russo, Suzana Leitão
author_role author
author2 Guimarães, Daiane Costa
Miranda, Dimitrius Pablo Sabino Lima de
Russo, Suzana Leitão
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Cleide Mara Barbosa da
Guimarães, Daiane Costa
Miranda, Dimitrius Pablo Sabino Lima de
Russo, Suzana Leitão
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Os parques tecnológicos são empreendimentos que apresentam diversas vantagens, tais como, contribuir significativamente no desenvolvimento social e econômico, assim como permite que exista uma interação entre universidades e governo, inclusive empresas. Por isso o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento da produção científica sobre os parques tecnológicos. A metodologia consiste em um mapeamento da produção científica, sendo realizada uma pesquisa por meio da base de dados Scopus, foram utilizadas as palavras-chave “technological parks”, em que aplicando filtros, foram encontradas 652 publicações do ano de 1956 a 2018. Os resultados indicam que houve um aumento significativo no ano de 2017 com relação às publicações relacionadas a parques tecnológicos, e apesar do Brasil estar entre os dez países com maior frequência de publicações, ainda apresenta poucas produções, já os Estados Unidos tem maior número de produções depositados na base Scopus sobre o tema. Dessa forma, percebe-se que ainda existe a necessidade de ampliar as produções relacionadas aos parques tecnológicos, e com o uso do mapeamento da produção cientifica é possível que o pesquisador possa utiliza-lo para pesquisas futuras, e com isso melhorar a qualidade das suas produções científicas.
description Os parques tecnológicos são empreendimentos que apresentam diversas vantagens, tais como, contribuir significativamente no desenvolvimento social e econômico, assim como permite que exista uma interação entre universidades e governo, inclusive empresas. Por isso o objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento da produção científica sobre os parques tecnológicos. A metodologia consiste em um mapeamento da produção científica, sendo realizada uma pesquisa por meio da base de dados Scopus, foram utilizadas as palavras-chave “technological parks”, em que aplicando filtros, foram encontradas 652 publicações do ano de 1956 a 2018. Os resultados indicam que houve um aumento significativo no ano de 2017 com relação às publicações relacionadas a parques tecnológicos, e apesar do Brasil estar entre os dez países com maior frequência de publicações, ainda apresenta poucas produções, já os Estados Unidos tem maior número de produções depositados na base Scopus sobre o tema. Dessa forma, percebe-se que ainda existe a necessidade de ampliar as produções relacionadas aos parques tecnológicos, e com o uso do mapeamento da produção cientifica é possível que o pesquisador possa utiliza-lo para pesquisas futuras, e com isso melhorar a qualidade das suas produções científicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1412
10.7198/geintec.v9i4.1412
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1412
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v9i4.1412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1412/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 9, n. 4 (2019); 5182-5190
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144120115200