Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Diego Santana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/171
Resumo: A usabilidade de interfaces computacionais tem grande impacto na aceitação e no sucesso de um site ou aplicação web. Diante disso, diversas soluções de suporte à avaliação de usabilidade de interfaces vêm sendo desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de softwares utilizados para avaliar o nível de usabilidade de interfaces de software, analisando a participação e o número de patentes depositadas pelos países até o presente momento. Para isso, a prospecção foi realizada por meio de buscas às bases de patentes do Banco Europeu de Patentes (EPO), do Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e do Banco Americano de Marcas e Patentes (USPTO). A classificação internacional mais recorrente nessa prospecção foi G06F (que corresponde ao processamento elétrico de dados digitais). O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Entre os maiores depositantes estão Estados Unidos da América e Japão.
id AESPI-1_9cfc2bcb200753d1422197864802b321
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/171
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológicaA usabilidade de interfaces computacionais tem grande impacto na aceitação e no sucesso de um site ou aplicação web. Diante disso, diversas soluções de suporte à avaliação de usabilidade de interfaces vêm sendo desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de softwares utilizados para avaliar o nível de usabilidade de interfaces de software, analisando a participação e o número de patentes depositadas pelos países até o presente momento. Para isso, a prospecção foi realizada por meio de buscas às bases de patentes do Banco Europeu de Patentes (EPO), do Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e do Banco Americano de Marcas e Patentes (USPTO). A classificação internacional mais recorrente nessa prospecção foi G06F (que corresponde ao processamento elétrico de dados digitais). O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Entre os maiores depositantes estão Estados Unidos da América e Japão.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSilveira, Diego SantanaNunes, Maria Augusta Silveira Netto2013-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/17110.7198/geintec.v3i3.171Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 3 (2013); 111-1192237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/171/226info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/171Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:28.533Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
title Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
spellingShingle Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
Silveira, Diego Santana
title_short Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
title_full Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
title_fullStr Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
title_full_unstemmed Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
title_sort Avaliação de usabilidade de interfaces computacionais: uma prospecção tecnológica
author Silveira, Diego Santana
author_facet Silveira, Diego Santana
Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
author_role author
author2 Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Diego Santana
Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A usabilidade de interfaces computacionais tem grande impacto na aceitação e no sucesso de um site ou aplicação web. Diante disso, diversas soluções de suporte à avaliação de usabilidade de interfaces vêm sendo desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de softwares utilizados para avaliar o nível de usabilidade de interfaces de software, analisando a participação e o número de patentes depositadas pelos países até o presente momento. Para isso, a prospecção foi realizada por meio de buscas às bases de patentes do Banco Europeu de Patentes (EPO), do Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e do Banco Americano de Marcas e Patentes (USPTO). A classificação internacional mais recorrente nessa prospecção foi G06F (que corresponde ao processamento elétrico de dados digitais). O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Entre os maiores depositantes estão Estados Unidos da América e Japão.
description A usabilidade de interfaces computacionais tem grande impacto na aceitação e no sucesso de um site ou aplicação web. Diante disso, diversas soluções de suporte à avaliação de usabilidade de interfaces vêm sendo desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de softwares utilizados para avaliar o nível de usabilidade de interfaces de software, analisando a participação e o número de patentes depositadas pelos países até o presente momento. Para isso, a prospecção foi realizada por meio de buscas às bases de patentes do Banco Europeu de Patentes (EPO), do Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) e do Banco Americano de Marcas e Patentes (USPTO). A classificação internacional mais recorrente nessa prospecção foi G06F (que corresponde ao processamento elétrico de dados digitais). O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Entre os maiores depositantes estão Estados Unidos da América e Japão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/171
10.7198/geintec.v3i3.171
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/171
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i3.171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/171/226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 3 (2013); 111-119
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145522061312