Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarraceni, Jovira Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sacomano Neto, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273
Resumo: As estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados.  Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral.  Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes.
id AESPI-1_aad05c714cc2e33fbc0b8378114fc6c7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/273
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/AAs estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados.  Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral.  Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSarraceni, Jovira MariaSacomano Neto, Mário2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/27310.7198/geintec.v3i4.273Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 180-1992237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273/331info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/273Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:24.159Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
title Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
spellingShingle Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
Sarraceni, Jovira Maria
title_short Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
title_full Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
title_fullStr Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
title_full_unstemmed Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
title_sort Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
author Sarraceni, Jovira Maria
author_facet Sarraceni, Jovira Maria
Sacomano Neto, Mário
author_role author
author2 Sacomano Neto, Mário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarraceni, Jovira Maria
Sacomano Neto, Mário
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv As estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados.  Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral.  Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes.
description As estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados.  Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral.  Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273
10.7198/geintec.v3i4.273
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i4.273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273/331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 180-199
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144006868992