Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273 |
Resumo: | As estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados. Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral. Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes. |
id |
AESPI-1_aad05c714cc2e33fbc0b8378114fc6c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/273 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/AAs estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados. Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral. Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSarraceni, Jovira MariaSacomano Neto, Mário2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/27310.7198/geintec.v3i4.273Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 180-1992237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273/331info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/273Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:24.159Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
title |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
spellingShingle |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A Sarraceni, Jovira Maria |
title_short |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
title_full |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
title_fullStr |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
title_full_unstemmed |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
title_sort |
Integração vertical e diversificação de produtos e mercados: um estudo de caso da Holding Bertin S/A |
author |
Sarraceni, Jovira Maria |
author_facet |
Sarraceni, Jovira Maria Sacomano Neto, Mário |
author_role |
author |
author2 |
Sacomano Neto, Mário |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarraceni, Jovira Maria Sacomano Neto, Mário |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
As estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados. Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral. Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes. |
description |
As estratégias de coordenação e crescimento das empresas, como aintegração vertical, a desverticalização e a diversificação de produtos emercados, vêm recebendo destacada atenção pelas suas influências nodelineamento da estratégia competitiva. Nesse nível de estratégia reside acomplexa decisão das empresas em integrar-se verticalmente, desverticalizar oudiferenciar produtos e mercados. Nessesentido, o objetivo do presente artigo é analisaras razões da opção pela estratégia da integração vertical e adiversificação de produtos e mercados da holding Bertin S/A. A pesquisapode ser caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. Acoleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com osgestores do holding e a análise dos resultados baseou-se no procedimentoanalítico geral. Os principais resultados revelam que as estratégias adotadas pela empresa permitiram umcrescimento em todas as suas divisões de negócios, especialmente para atender omercado externo. O aumento dos produtos intermediários produzidos pela empresatraz grandes vantagens, como o aumento do poder de negociação, redução decustos de suprimentos, determinação de preços e maior eficiência para enfrentarclientes e concorrentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion NÃO ESTÁ ATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273 10.7198/geintec.v3i4.273 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v3i4.273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/273/331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 4 (2013); 180-199 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121144006868992 |