O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonetto, Eugênio De Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Glauco Oliveira, Dalmolin, Luiz Cláudio, Modro, Nilson Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/348
Resumo: Neste artigo apresenta-se um modelo de simulação computacional, desde seu desenvolvimento até sua validação, que tem por objetivo auxiliar gestores ambientais em suas decisões com relação à definição e/ou manutenção de políticas de reciclagem de resíduos sólidos, bem como avaliar os benefícios do processo no meio ambiente (nesse artigo foi avaliada a economia de energia elétrica). Para a construção do modelo considerou-se: a taxa de crescimento natural populacional (nascimentos e mortes), percentual de resíduo sólido reciclado (para cada tipo de material), composição gravimétrica do material no total de resíduo gerado, quantidade de resíduos gerada por habitante e a economia de energia elétrica ocasionada por cada tipo distinto de material. Através dos resultados gerados pelo modelo, os usuários finais (gestores ambientais) do mesmo poderão, por exemplo, definir incentivos à redução da geração total de resíduos sólidos, produzir campanhas valorizando o reuso e a reciclagem e avaliar os benefícios relativos à economia de energia elétrica ocasionados pela reciclagem. A validação do modelo foi através da análise de cenários futuros para um determinado município da região sul do Brasil.
id AESPI-1_b963da933fc948afe4b26c8ef4f7c6ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/348
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanosNeste artigo apresenta-se um modelo de simulação computacional, desde seu desenvolvimento até sua validação, que tem por objetivo auxiliar gestores ambientais em suas decisões com relação à definição e/ou manutenção de políticas de reciclagem de resíduos sólidos, bem como avaliar os benefícios do processo no meio ambiente (nesse artigo foi avaliada a economia de energia elétrica). Para a construção do modelo considerou-se: a taxa de crescimento natural populacional (nascimentos e mortes), percentual de resíduo sólido reciclado (para cada tipo de material), composição gravimétrica do material no total de resíduo gerado, quantidade de resíduos gerada por habitante e a economia de energia elétrica ocasionada por cada tipo distinto de material. Através dos resultados gerados pelo modelo, os usuários finais (gestores ambientais) do mesmo poderão, por exemplo, definir incentivos à redução da geração total de resíduos sólidos, produzir campanhas valorizando o reuso e a reciclagem e avaliar os benefícios relativos à economia de energia elétrica ocasionados pela reciclagem. A validação do modelo foi através da análise de cenários futuros para um determinado município da região sul do Brasil.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSimonetto, Eugênio De OliveiraRodrigues, Glauco OliveiraDalmolin, Luiz CláudioModro, Nilson Ribeiro2014-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/34810.7198/geintec.v4i2.348Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 910-9242237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/348/414http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/348/47info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/348Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:15.197Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
title O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
spellingShingle O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
Simonetto, Eugênio De Oliveira
title_short O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
title_full O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
title_fullStr O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
title_full_unstemmed O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
title_sort O uso da dinâmica de sistemas para avaliação de cenários da reciclagem de resíduos sólidos urbanos
author Simonetto, Eugênio De Oliveira
author_facet Simonetto, Eugênio De Oliveira
Rodrigues, Glauco Oliveira
Dalmolin, Luiz Cláudio
Modro, Nilson Ribeiro
author_role author
author2 Rodrigues, Glauco Oliveira
Dalmolin, Luiz Cláudio
Modro, Nilson Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonetto, Eugênio De Oliveira
Rodrigues, Glauco Oliveira
Dalmolin, Luiz Cláudio
Modro, Nilson Ribeiro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo apresenta-se um modelo de simulação computacional, desde seu desenvolvimento até sua validação, que tem por objetivo auxiliar gestores ambientais em suas decisões com relação à definição e/ou manutenção de políticas de reciclagem de resíduos sólidos, bem como avaliar os benefícios do processo no meio ambiente (nesse artigo foi avaliada a economia de energia elétrica). Para a construção do modelo considerou-se: a taxa de crescimento natural populacional (nascimentos e mortes), percentual de resíduo sólido reciclado (para cada tipo de material), composição gravimétrica do material no total de resíduo gerado, quantidade de resíduos gerada por habitante e a economia de energia elétrica ocasionada por cada tipo distinto de material. Através dos resultados gerados pelo modelo, os usuários finais (gestores ambientais) do mesmo poderão, por exemplo, definir incentivos à redução da geração total de resíduos sólidos, produzir campanhas valorizando o reuso e a reciclagem e avaliar os benefícios relativos à economia de energia elétrica ocasionados pela reciclagem. A validação do modelo foi através da análise de cenários futuros para um determinado município da região sul do Brasil.
description Neste artigo apresenta-se um modelo de simulação computacional, desde seu desenvolvimento até sua validação, que tem por objetivo auxiliar gestores ambientais em suas decisões com relação à definição e/ou manutenção de políticas de reciclagem de resíduos sólidos, bem como avaliar os benefícios do processo no meio ambiente (nesse artigo foi avaliada a economia de energia elétrica). Para a construção do modelo considerou-se: a taxa de crescimento natural populacional (nascimentos e mortes), percentual de resíduo sólido reciclado (para cada tipo de material), composição gravimétrica do material no total de resíduo gerado, quantidade de resíduos gerada por habitante e a economia de energia elétrica ocasionada por cada tipo distinto de material. Através dos resultados gerados pelo modelo, os usuários finais (gestores ambientais) do mesmo poderão, por exemplo, definir incentivos à redução da geração total de resíduos sólidos, produzir campanhas valorizando o reuso e a reciclagem e avaliar os benefícios relativos à economia de energia elétrica ocasionados pela reciclagem. A validação do modelo foi através da análise de cenários futuros para um determinado município da região sul do Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/348
10.7198/geintec.v4i2.348
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/348
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i2.348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/348/414
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/downloadSuppFile/348/47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 910-924
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121143686004736