Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier Queiroz, Italo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes Queiroga Leite, Danilo, Medeiros de Paiva, Evanice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1002
Resumo: O petróleo é uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos) que é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos. Atualmente, com o advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos. Com a utilização de softwares na indústria de petróleo é possível fazer um planejamento estratégico da vida útil de um campo de petróleo; simular a produção de óleo e gás, prever resultados, testar diferentes cenários, escolher as melhores opções para otimizar a produtividade. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma prospecção tecnológica de softwares aplicados a indústria de petróleo e a participação dos países no desenvolvimento desses programas nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia. Na pesquisa foram encontrados vários documentos que envolvem os termos programa e petróleo e software and petroleum, com 24 documentos na LATIPAT, 4 na WIPO, mais de 11 na EPO e 4 no INPI em que o Brasil participa expressivamente como depositário deste tipo de patente, o que mostra a importância da indústria petroquímica para este país.
id AESPI-1_b9e7328d755ea36a402771d8d1044eda
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1002
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria PetroquímicaO petróleo é uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos) que é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos. Atualmente, com o advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos. Com a utilização de softwares na indústria de petróleo é possível fazer um planejamento estratégico da vida útil de um campo de petróleo; simular a produção de óleo e gás, prever resultados, testar diferentes cenários, escolher as melhores opções para otimizar a produtividade. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma prospecção tecnológica de softwares aplicados a indústria de petróleo e a participação dos países no desenvolvimento desses programas nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia. Na pesquisa foram encontrados vários documentos que envolvem os termos programa e petróleo e software and petroleum, com 24 documentos na LATIPAT, 4 na WIPO, mais de 11 na EPO e 4 no INPI em que o Brasil participa expressivamente como depositário deste tipo de patente, o que mostra a importância da indústria petroquímica para este país.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualXavier Queiroz, ItaloFernandes Queiroga Leite, DaniloMedeiros de Paiva, Evanice2018-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/100210.7198/geintec.v8i1.1002Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 1 (2018); 4231-42392237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1002/848Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1002Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:13.336Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
title Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
spellingShingle Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
Xavier Queiroz, Italo
title_short Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
title_full Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
title_fullStr Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
title_full_unstemmed Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
title_sort Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica
author Xavier Queiroz, Italo
author_facet Xavier Queiroz, Italo
Fernandes Queiroga Leite, Danilo
Medeiros de Paiva, Evanice
author_role author
author2 Fernandes Queiroga Leite, Danilo
Medeiros de Paiva, Evanice
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier Queiroz, Italo
Fernandes Queiroga Leite, Danilo
Medeiros de Paiva, Evanice
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O petróleo é uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos) que é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos. Atualmente, com o advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos. Com a utilização de softwares na indústria de petróleo é possível fazer um planejamento estratégico da vida útil de um campo de petróleo; simular a produção de óleo e gás, prever resultados, testar diferentes cenários, escolher as melhores opções para otimizar a produtividade. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma prospecção tecnológica de softwares aplicados a indústria de petróleo e a participação dos países no desenvolvimento desses programas nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia. Na pesquisa foram encontrados vários documentos que envolvem os termos programa e petróleo e software and petroleum, com 24 documentos na LATIPAT, 4 na WIPO, mais de 11 na EPO e 4 no INPI em que o Brasil participa expressivamente como depositário deste tipo de patente, o que mostra a importância da indústria petroquímica para este país.
description O petróleo é uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos) que é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos. Atualmente, com o advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos. Com a utilização de softwares na indústria de petróleo é possível fazer um planejamento estratégico da vida útil de um campo de petróleo; simular a produção de óleo e gás, prever resultados, testar diferentes cenários, escolher as melhores opções para otimizar a produtividade. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma prospecção tecnológica de softwares aplicados a indústria de petróleo e a participação dos países no desenvolvimento desses programas nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia. Na pesquisa foram encontrados vários documentos que envolvem os termos programa e petróleo e software and petroleum, com 24 documentos na LATIPAT, 4 na WIPO, mais de 11 na EPO e 4 no INPI em que o Brasil participa expressivamente como depositário deste tipo de patente, o que mostra a importância da indústria petroquímica para este país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1002
10.7198/geintec.v8i1.1002
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1002
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v8i1.1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1002/848
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 1 (2018); 4231-4239
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145228460032