Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reck, Isabela Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gazeloto, Sarah Alves, Souza Junior, Robson Camillo de, Santos, Adriana Vieira dos, Henschel, Marcela Tiemi Nakayama, Madrona, Grasiele Scaramal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/692
Resumo: A preocupação com a saúde elevou a demanda por produtos naturais e saudáveis, assim, elevando o rendimento físicos de atletas e não atletas, levou ao aumento do consumo de suplementos que potencializam esse efeito. O sorvete é um produto que agrada aos mais variados paladares e as proteínas contribuem para o desenvolvimento da estrutura do sorvete. As proteínas auxiliam na manutenção do músculo e outros tecidos e pode ser utilizada como substituto de gorduras na formulação. O trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete proteico e utilizar a proteína do soro de leite como um substituto de gordura e obter um produto com baixo teor de gordura. Antes do desenvolvimento do produto foi realizada uma pesquisa de mercado para identificar as preferências e exigências dos consumidores. Obtiveram-se duas formulações, uma com 6 g proteína e outra com 8 g por porção de 60 g de sorvete, escolhas estas feitas a partir da alteração mínima do sabor agradável do sorvete. Realizou-se uma análise sensorial dos dois sorvetes para avaliar a aceitação do público. Pode-se concluir que, ao aumentar a quantidade de proteína do produto e reduzir a quantidade de gorduras, o sorvete foi aprovado pelos consumidores, tornando-se viável a sua comercialização. 
id AESPI-1_cbebff9d5a3398d86e33c7c716d90e32
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/692
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteínaA preocupação com a saúde elevou a demanda por produtos naturais e saudáveis, assim, elevando o rendimento físicos de atletas e não atletas, levou ao aumento do consumo de suplementos que potencializam esse efeito. O sorvete é um produto que agrada aos mais variados paladares e as proteínas contribuem para o desenvolvimento da estrutura do sorvete. As proteínas auxiliam na manutenção do músculo e outros tecidos e pode ser utilizada como substituto de gorduras na formulação. O trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete proteico e utilizar a proteína do soro de leite como um substituto de gordura e obter um produto com baixo teor de gordura. Antes do desenvolvimento do produto foi realizada uma pesquisa de mercado para identificar as preferências e exigências dos consumidores. Obtiveram-se duas formulações, uma com 6 g proteína e outra com 8 g por porção de 60 g de sorvete, escolhas estas feitas a partir da alteração mínima do sabor agradável do sorvete. Realizou-se uma análise sensorial dos dois sorvetes para avaliar a aceitação do público. Pode-se concluir que, ao aumentar a quantidade de proteína do produto e reduzir a quantidade de gorduras, o sorvete foi aprovado pelos consumidores, tornando-se viável a sua comercialização. API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualReck, Isabela MariaGazeloto, Sarah AlvesSouza Junior, Robson Camillo deSantos, Adriana Vieira dosHenschel, Marcela Tiemi NakayamaMadrona, Grasiele Scaramal2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/69210.7198/geintec.v6i1.692Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2771-27792237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/692/629info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/692Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:07.185Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
title Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
spellingShingle Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
Reck, Isabela Maria
title_short Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
title_full Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
title_fullStr Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
title_full_unstemmed Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
title_sort Análise e desenvolvimento de sorvete a base de proteína
author Reck, Isabela Maria
author_facet Reck, Isabela Maria
Gazeloto, Sarah Alves
Souza Junior, Robson Camillo de
Santos, Adriana Vieira dos
Henschel, Marcela Tiemi Nakayama
Madrona, Grasiele Scaramal
author_role author
author2 Gazeloto, Sarah Alves
Souza Junior, Robson Camillo de
Santos, Adriana Vieira dos
Henschel, Marcela Tiemi Nakayama
Madrona, Grasiele Scaramal
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reck, Isabela Maria
Gazeloto, Sarah Alves
Souza Junior, Robson Camillo de
Santos, Adriana Vieira dos
Henschel, Marcela Tiemi Nakayama
Madrona, Grasiele Scaramal
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A preocupação com a saúde elevou a demanda por produtos naturais e saudáveis, assim, elevando o rendimento físicos de atletas e não atletas, levou ao aumento do consumo de suplementos que potencializam esse efeito. O sorvete é um produto que agrada aos mais variados paladares e as proteínas contribuem para o desenvolvimento da estrutura do sorvete. As proteínas auxiliam na manutenção do músculo e outros tecidos e pode ser utilizada como substituto de gorduras na formulação. O trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete proteico e utilizar a proteína do soro de leite como um substituto de gordura e obter um produto com baixo teor de gordura. Antes do desenvolvimento do produto foi realizada uma pesquisa de mercado para identificar as preferências e exigências dos consumidores. Obtiveram-se duas formulações, uma com 6 g proteína e outra com 8 g por porção de 60 g de sorvete, escolhas estas feitas a partir da alteração mínima do sabor agradável do sorvete. Realizou-se uma análise sensorial dos dois sorvetes para avaliar a aceitação do público. Pode-se concluir que, ao aumentar a quantidade de proteína do produto e reduzir a quantidade de gorduras, o sorvete foi aprovado pelos consumidores, tornando-se viável a sua comercialização. 
description A preocupação com a saúde elevou a demanda por produtos naturais e saudáveis, assim, elevando o rendimento físicos de atletas e não atletas, levou ao aumento do consumo de suplementos que potencializam esse efeito. O sorvete é um produto que agrada aos mais variados paladares e as proteínas contribuem para o desenvolvimento da estrutura do sorvete. As proteínas auxiliam na manutenção do músculo e outros tecidos e pode ser utilizada como substituto de gorduras na formulação. O trabalho teve como objetivo desenvolver um sorvete proteico e utilizar a proteína do soro de leite como um substituto de gordura e obter um produto com baixo teor de gordura. Antes do desenvolvimento do produto foi realizada uma pesquisa de mercado para identificar as preferências e exigências dos consumidores. Obtiveram-se duas formulações, uma com 6 g proteína e outra com 8 g por porção de 60 g de sorvete, escolhas estas feitas a partir da alteração mínima do sabor agradável do sorvete. Realizou-se uma análise sensorial dos dois sorvetes para avaliar a aceitação do público. Pode-se concluir que, ao aumentar a quantidade de proteína do produto e reduzir a quantidade de gorduras, o sorvete foi aprovado pelos consumidores, tornando-se viável a sua comercialização. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/692
10.7198/geintec.v6i1.692
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/692
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v6i1.692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/692/629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 6, n. 1 (2016); 2771-2779
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144953733120