Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa de Sousa, Ricardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Rogério Almiro Oliveira, Marques, Lana Grasiela Alves, Morais, Levy Silva, Santos, Maria Rita de Morais Chaves, Pessoa, Cláudia do Ó
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/98
Resumo: O uso do princípio ativo de plantas na medicina popular é amplamente difundido no Brasil, como alternativa para o tratamento de moléstias diversas, sendo que diversas indicações já foram corroboradas pela comunidade científica. É sabido que o gênero Copaifera L. é extensivamente utilizado no Brasil no tratamento de diversas enfermidades por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, ação cicatrizante, potencial antisséptico, entre outras. A presente prospecção foi realizada através de buscas às bases de patentes INPI, EPO e USPTO e na base de periódicos Web of Science. O maior número de patentes relacionadas à aplicação de Copaifera L. concentra-se na área de processos com 144 patentes. A pesquisa envolvendo o gênero para fins medicinais, terapêuticos e farmacêuticos soma 90 patentes, sendo A61K a classificação de patentes mais recorrente. O Brasil detém o maior número de artigos científicos envolvendo Copaifera L., enquanto os Estados Unidos se sobressaem na proteção desta pesquisa. De modo geral, a prospecção mostra que a perspectiva de aplicação tecnológica de plantas do gênero Copaifera L. na medicina alternativa é promissora. Palavras-chave: Copaifera L., Prospecção, Medicina Popular.
id AESPI-1_ce1482a95446e5eb37434edda9b3521f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológicaO uso do princípio ativo de plantas na medicina popular é amplamente difundido no Brasil, como alternativa para o tratamento de moléstias diversas, sendo que diversas indicações já foram corroboradas pela comunidade científica. É sabido que o gênero Copaifera L. é extensivamente utilizado no Brasil no tratamento de diversas enfermidades por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, ação cicatrizante, potencial antisséptico, entre outras. A presente prospecção foi realizada através de buscas às bases de patentes INPI, EPO e USPTO e na base de periódicos Web of Science. O maior número de patentes relacionadas à aplicação de Copaifera L. concentra-se na área de processos com 144 patentes. A pesquisa envolvendo o gênero para fins medicinais, terapêuticos e farmacêuticos soma 90 patentes, sendo A61K a classificação de patentes mais recorrente. O Brasil detém o maior número de artigos científicos envolvendo Copaifera L., enquanto os Estados Unidos se sobressaem na proteção desta pesquisa. De modo geral, a prospecção mostra que a perspectiva de aplicação tecnológica de plantas do gênero Copaifera L. na medicina alternativa é promissora. Palavras-chave: Copaifera L., Prospecção, Medicina Popular.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualBarbosa de Sousa, RicardoSilva, Rogério Almiro OliveiraMarques, Lana Grasiela AlvesMorais, Levy SilvaSantos, Maria Rita de Morais ChavesPessoa, Cláudia do Ó2013-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/9810.7198/geintec.v3i1.98Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 1 (2013); 144-1552237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/98/177info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:28.205Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
title Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
spellingShingle Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
Barbosa de Sousa, Ricardo
title_short Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
title_full Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
title_fullStr Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
title_full_unstemmed Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
title_sort Aplicações do óleo resina de Copaifera l. Na medicina popular: uma prospecção tecnológica
author Barbosa de Sousa, Ricardo
author_facet Barbosa de Sousa, Ricardo
Silva, Rogério Almiro Oliveira
Marques, Lana Grasiela Alves
Morais, Levy Silva
Santos, Maria Rita de Morais Chaves
Pessoa, Cláudia do Ó
author_role author
author2 Silva, Rogério Almiro Oliveira
Marques, Lana Grasiela Alves
Morais, Levy Silva
Santos, Maria Rita de Morais Chaves
Pessoa, Cláudia do Ó
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa de Sousa, Ricardo
Silva, Rogério Almiro Oliveira
Marques, Lana Grasiela Alves
Morais, Levy Silva
Santos, Maria Rita de Morais Chaves
Pessoa, Cláudia do Ó
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O uso do princípio ativo de plantas na medicina popular é amplamente difundido no Brasil, como alternativa para o tratamento de moléstias diversas, sendo que diversas indicações já foram corroboradas pela comunidade científica. É sabido que o gênero Copaifera L. é extensivamente utilizado no Brasil no tratamento de diversas enfermidades por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, ação cicatrizante, potencial antisséptico, entre outras. A presente prospecção foi realizada através de buscas às bases de patentes INPI, EPO e USPTO e na base de periódicos Web of Science. O maior número de patentes relacionadas à aplicação de Copaifera L. concentra-se na área de processos com 144 patentes. A pesquisa envolvendo o gênero para fins medicinais, terapêuticos e farmacêuticos soma 90 patentes, sendo A61K a classificação de patentes mais recorrente. O Brasil detém o maior número de artigos científicos envolvendo Copaifera L., enquanto os Estados Unidos se sobressaem na proteção desta pesquisa. De modo geral, a prospecção mostra que a perspectiva de aplicação tecnológica de plantas do gênero Copaifera L. na medicina alternativa é promissora. Palavras-chave: Copaifera L., Prospecção, Medicina Popular.
description O uso do princípio ativo de plantas na medicina popular é amplamente difundido no Brasil, como alternativa para o tratamento de moléstias diversas, sendo que diversas indicações já foram corroboradas pela comunidade científica. É sabido que o gênero Copaifera L. é extensivamente utilizado no Brasil no tratamento de diversas enfermidades por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, ação cicatrizante, potencial antisséptico, entre outras. A presente prospecção foi realizada através de buscas às bases de patentes INPI, EPO e USPTO e na base de periódicos Web of Science. O maior número de patentes relacionadas à aplicação de Copaifera L. concentra-se na área de processos com 144 patentes. A pesquisa envolvendo o gênero para fins medicinais, terapêuticos e farmacêuticos soma 90 patentes, sendo A61K a classificação de patentes mais recorrente. O Brasil detém o maior número de artigos científicos envolvendo Copaifera L., enquanto os Estados Unidos se sobressaem na proteção desta pesquisa. De modo geral, a prospecção mostra que a perspectiva de aplicação tecnológica de plantas do gênero Copaifera L. na medicina alternativa é promissora. Palavras-chave: Copaifera L., Prospecção, Medicina Popular.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/98
10.7198/geintec.v3i1.98
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/98
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v3i1.98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/98/177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 3, n. 1 (2013); 144-155
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145518915584