A importância da inovação para pequenas e médias empresas européias: um estudo de casos múltiplos com especialistas em gestão da inovação
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/410 |
Resumo: | Esse artigo resulta de pesquisa realizada com especialistas em inovação atuantes nos setores público e privado de países da Europa visando verificar sua percepção sobre a importância que pequenas e médias empresas atribuem a fatores que favorecem a inovação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, tendo como base um modelo conceitual elaborado a partir das sete regras da inovação proposto por Dávila, Epstein e Shelton (2006). Os resultados sugerem que as PME’s européias possuem clareza de que a inovação deve fazer parte da mentalidade da organização, mas carecem de práticas de gerenciamento de componentes criativos e de recursos necessários aos setores de P&D, assim como estão pouco estruturadas em relação à mensuração de indicadores de desempenho. Também foi possível perceber uma clara divisão de opiniões entre entrevistados do setor público e privado em assuntos relacionados à estratégia e liderança. |
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A importância da inovação para pequenas e médias empresas européias: um estudo de casos múltiplos com especialistas em gestão da inovaçãoEsse artigo resulta de pesquisa realizada com especialistas em inovação atuantes nos setores público e privado de países da Europa visando verificar sua percepção sobre a importância que pequenas e médias empresas atribuem a fatores que favorecem a inovação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, tendo como base um modelo conceitual elaborado a partir das sete regras da inovação proposto por Dávila, Epstein e Shelton (2006). Os resultados sugerem que as PME’s européias possuem clareza de que a inovação deve fazer parte da mentalidade da organização, mas carecem de práticas de gerenciamento de componentes criativos e de recursos necessários aos setores de P&D, assim como estão pouco estruturadas em relação à mensuração de indicadores de desempenho. Também foi possível perceber uma clara divisão de opiniões entre entrevistados do setor público e privado em assuntos relacionados à estratégia e liderança.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualArenhardt, Daniel LuísGomes, Clandia MaffiniFranchi, Tatiane Stefanel2014-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/41010.7198/geintec.v4i5.410Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 5 (2014); 1452-14682237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/410/494info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:11.53Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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Esse artigo resulta de pesquisa realizada com especialistas em inovação atuantes nos setores público e privado de países da Europa visando verificar sua percepção sobre a importância que pequenas e médias empresas atribuem a fatores que favorecem a inovação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, tendo como base um modelo conceitual elaborado a partir das sete regras da inovação proposto por Dávila, Epstein e Shelton (2006). Os resultados sugerem que as PME’s européias possuem clareza de que a inovação deve fazer parte da mentalidade da organização, mas carecem de práticas de gerenciamento de componentes criativos e de recursos necessários aos setores de P&D, assim como estão pouco estruturadas em relação à mensuração de indicadores de desempenho. Também foi possível perceber uma clara divisão de opiniões entre entrevistados do setor público e privado em assuntos relacionados à estratégia e liderança. |
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