Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Katia Iro Altidis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Laoan Brito Oliveira, Santana, Nivio Batista, Amarante Segundo, Gesil Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/817
Resumo: Cada dia mais aumenta a preocupação com a situação do meio ambiente e vários fatores são responsáveis por essa preocupação, dentre eles a qualidade do ar que respiramos, o temor de desastres naturaise até mesmo a preservação do meio ambiente para futuras gerações. Diante deste cenário, órgãos governamentais e indústrias procuram aplicar políticas ambientais que diminuam os impactos negativos à natureza. Indústria e agroindústrias produzem diversos resíduos de alto valor de reutilização que necessitam de destino adequado, pois além de poluírem, representam perdas de matérias-primas e energia, e exigemrecursos significativos em tratamentos para controlar a poluição. É grande a produção científica brasileira sobre a reutilização de resíduos como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, borra de café, casca de coco, dentre outros, como substrato para produção compostos de origem biotecnológica. Entretanto, o número de depósitos de pedidos de patentes nesta área ainda é bastante pequeno. Neste trabalho será apresentadoum panorama da relação de pedidos de patentesrelacionados àutilização de biomassa vegetalpara produção de biomoléculas no Brasil.
id AESPI-1_df9d1cdea928a2efade1dd837d78e902
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/817
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.Resíduo; reaproveitamento; biomassa vegetal; patentesCada dia mais aumenta a preocupação com a situação do meio ambiente e vários fatores são responsáveis por essa preocupação, dentre eles a qualidade do ar que respiramos, o temor de desastres naturaise até mesmo a preservação do meio ambiente para futuras gerações. Diante deste cenário, órgãos governamentais e indústrias procuram aplicar políticas ambientais que diminuam os impactos negativos à natureza. Indústria e agroindústrias produzem diversos resíduos de alto valor de reutilização que necessitam de destino adequado, pois além de poluírem, representam perdas de matérias-primas e energia, e exigemrecursos significativos em tratamentos para controlar a poluição. É grande a produção científica brasileira sobre a reutilização de resíduos como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, borra de café, casca de coco, dentre outros, como substrato para produção compostos de origem biotecnológica. Entretanto, o número de depósitos de pedidos de patentes nesta área ainda é bastante pequeno. Neste trabalho será apresentadoum panorama da relação de pedidos de patentesrelacionados àutilização de biomassa vegetalpara produção de biomoléculas no Brasil.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMota, Katia Iro AltidisRodrigues, Laoan Brito OliveiraSantana, Nivio BatistaAmarante Segundo, Gesil Sampaio2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/81710.7198/geintec.v7i4.817Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 4 (2017); 4089-40992237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/817/831Direitos autorais 2017 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/817Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:08.179Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
title Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
spellingShingle Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
Mota, Katia Iro Altidis
Resíduo; reaproveitamento; biomassa vegetal; patentes
title_short Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
title_full Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
title_fullStr Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
title_full_unstemmed Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
title_sort Produção de Biocompostos a Partir da Biomassa: Prospecção de Patentes no Brasil.
author Mota, Katia Iro Altidis
author_facet Mota, Katia Iro Altidis
Rodrigues, Laoan Brito Oliveira
Santana, Nivio Batista
Amarante Segundo, Gesil Sampaio
author_role author
author2 Rodrigues, Laoan Brito Oliveira
Santana, Nivio Batista
Amarante Segundo, Gesil Sampaio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Katia Iro Altidis
Rodrigues, Laoan Brito Oliveira
Santana, Nivio Batista
Amarante Segundo, Gesil Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduo; reaproveitamento; biomassa vegetal; patentes
topic Resíduo; reaproveitamento; biomassa vegetal; patentes
dc.description.none.fl_txt_mv Cada dia mais aumenta a preocupação com a situação do meio ambiente e vários fatores são responsáveis por essa preocupação, dentre eles a qualidade do ar que respiramos, o temor de desastres naturaise até mesmo a preservação do meio ambiente para futuras gerações. Diante deste cenário, órgãos governamentais e indústrias procuram aplicar políticas ambientais que diminuam os impactos negativos à natureza. Indústria e agroindústrias produzem diversos resíduos de alto valor de reutilização que necessitam de destino adequado, pois além de poluírem, representam perdas de matérias-primas e energia, e exigemrecursos significativos em tratamentos para controlar a poluição. É grande a produção científica brasileira sobre a reutilização de resíduos como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, borra de café, casca de coco, dentre outros, como substrato para produção compostos de origem biotecnológica. Entretanto, o número de depósitos de pedidos de patentes nesta área ainda é bastante pequeno. Neste trabalho será apresentadoum panorama da relação de pedidos de patentesrelacionados àutilização de biomassa vegetalpara produção de biomoléculas no Brasil.
description Cada dia mais aumenta a preocupação com a situação do meio ambiente e vários fatores são responsáveis por essa preocupação, dentre eles a qualidade do ar que respiramos, o temor de desastres naturaise até mesmo a preservação do meio ambiente para futuras gerações. Diante deste cenário, órgãos governamentais e indústrias procuram aplicar políticas ambientais que diminuam os impactos negativos à natureza. Indústria e agroindústrias produzem diversos resíduos de alto valor de reutilização que necessitam de destino adequado, pois além de poluírem, representam perdas de matérias-primas e energia, e exigemrecursos significativos em tratamentos para controlar a poluição. É grande a produção científica brasileira sobre a reutilização de resíduos como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, borra de café, casca de coco, dentre outros, como substrato para produção compostos de origem biotecnológica. Entretanto, o número de depósitos de pedidos de patentes nesta área ainda é bastante pequeno. Neste trabalho será apresentadoum panorama da relação de pedidos de patentesrelacionados àutilização de biomassa vegetalpara produção de biomoléculas no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/817
10.7198/geintec.v7i4.817
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/817
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v7i4.817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/817/831
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 7, n. 4 (2017); 4089-4099
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145165545472