Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Cleiton Barroso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinto, Jocélia do Carmo, Silva, Jaiany Oliveira, Santos, Juelina Oliveira, Andrade, Ivanilza Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1112
Resumo: Os metabólitos secundários são uma classe de compostos orgânicos de origem vegetal de grande importância econômica, sendo cada vez mais utilizados no setor industrial como fonte de novos produtos. Dentre esses compostos bioativos de origem vegetal, se destacam os alcaloides utilizados no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides utilizados no tratamento do câncer, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos. Para isso, a prospecção tecnológica foi realizada nos bancos de dados USPTO, EPO, WIPO, LATIPAT e INPI selecionando as patentes que possuíam o termo alcaloide e câncer no título e/ou resumo. Os resultados demonstraram que a China é o principal país depositário e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve um crescimento dos pedidos de patentes a partir de 2002 e a classificação internacional (CIP) mais abundante nessa prospecção foi A61K, a qual trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas. O Brasil não aparece como depositário apesar de ser um país com grande potencial biológico.
id AESPI-1_e56a49870b8746f5959003e8ed5fc2c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1112
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatmentOs metabólitos secundários são uma classe de compostos orgânicos de origem vegetal de grande importância econômica, sendo cada vez mais utilizados no setor industrial como fonte de novos produtos. Dentre esses compostos bioativos de origem vegetal, se destacam os alcaloides utilizados no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides utilizados no tratamento do câncer, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos. Para isso, a prospecção tecnológica foi realizada nos bancos de dados USPTO, EPO, WIPO, LATIPAT e INPI selecionando as patentes que possuíam o termo alcaloide e câncer no título e/ou resumo. Os resultados demonstraram que a China é o principal país depositário e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve um crescimento dos pedidos de patentes a partir de 2002 e a classificação internacional (CIP) mais abundante nessa prospecção foi A61K, a qual trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas. O Brasil não aparece como depositário apesar de ser um país com grande potencial biológico.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualBittencourt, Cleiton BarrosoPinto, Jocélia do CarmoSilva, Jaiany OliveiraSantos, Juelina OliveiraAndrade, Ivanilza Moreira de2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/111210.7198/geintec.v8i4.1112Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 4 (2018); 4620-46312237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1112/884Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologiashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1112Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:27.962Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
title Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
spellingShingle Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
Bittencourt, Cleiton Barroso
title_short Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
title_full Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
title_fullStr Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
title_full_unstemmed Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
title_sort Technological prospection of Alkaloids used as alternative route in cancer treatment
author Bittencourt, Cleiton Barroso
author_facet Bittencourt, Cleiton Barroso
Pinto, Jocélia do Carmo
Silva, Jaiany Oliveira
Santos, Juelina Oliveira
Andrade, Ivanilza Moreira de
author_role author
author2 Pinto, Jocélia do Carmo
Silva, Jaiany Oliveira
Santos, Juelina Oliveira
Andrade, Ivanilza Moreira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Cleiton Barroso
Pinto, Jocélia do Carmo
Silva, Jaiany Oliveira
Santos, Juelina Oliveira
Andrade, Ivanilza Moreira de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Os metabólitos secundários são uma classe de compostos orgânicos de origem vegetal de grande importância econômica, sendo cada vez mais utilizados no setor industrial como fonte de novos produtos. Dentre esses compostos bioativos de origem vegetal, se destacam os alcaloides utilizados no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides utilizados no tratamento do câncer, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos. Para isso, a prospecção tecnológica foi realizada nos bancos de dados USPTO, EPO, WIPO, LATIPAT e INPI selecionando as patentes que possuíam o termo alcaloide e câncer no título e/ou resumo. Os resultados demonstraram que a China é o principal país depositário e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve um crescimento dos pedidos de patentes a partir de 2002 e a classificação internacional (CIP) mais abundante nessa prospecção foi A61K, a qual trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas. O Brasil não aparece como depositário apesar de ser um país com grande potencial biológico.
description Os metabólitos secundários são uma classe de compostos orgânicos de origem vegetal de grande importância econômica, sendo cada vez mais utilizados no setor industrial como fonte de novos produtos. Dentre esses compostos bioativos de origem vegetal, se destacam os alcaloides utilizados no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de alcaloides utilizados no tratamento do câncer, analisando a participação do país nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia nacionais e internacionais nos últimos anos. Para isso, a prospecção tecnológica foi realizada nos bancos de dados USPTO, EPO, WIPO, LATIPAT e INPI selecionando as patentes que possuíam o termo alcaloide e câncer no título e/ou resumo. Os resultados demonstraram que a China é o principal país depositário e o maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Houve um crescimento dos pedidos de patentes a partir de 2002 e a classificação internacional (CIP) mais abundante nessa prospecção foi A61K, a qual trata de preparações para finalidades médicas, odontológicas ou higiênicas. O Brasil não aparece como depositário apesar de ser um país com grande potencial biológico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1112
10.7198/geintec.v8i4.1112
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1112
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v8i4.1112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/1112/884
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 8, n. 4 (2018); 4620-4631
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144058249216