Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Celeste Dias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Meira, Célio Silva, Winter, Eduardo Winter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/353
Resumo: Há trinta anos foi implantada a primeira instituição de ensino superior (IES) na cidade de Vitória da Conquista, chamada Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contudo, nessa última década observa-se a sua ascensão e um intenso processo de criação de diversas outras instituições, tanto privadas como também públicas, aumentando grandemente a oferta de vagas para educação superior no referido município. O presente texto pretende analisar os indicadores de input que contribuam para o desenvolvimento do município de Vitória da Conquista, primordialmente nos aspectos sociais, econômicos, educacionais, ambientais e de saúde, enquanto município polarizador educacional da região Sudoeste da Bahia. Foram tomadas como referencial basilar as informações fornecidas por órgãos locais, como: agência do IBGE, relatórios das instituições educacionais privadas e públicas de ensino superior, bem como obras de autores regionais. Para tanto, foi necessário um recorte temporal analítico, tomando como base a primeira década de século XXI. O estudo do desenvolvimento de Vitória da Conquista em diversos segmentos demonstra que os dados apontados pelos indicadores de input (recursos humanos IDH, PIB, IES) utilizados estão intimamente relacionados ao sistema de educação desenvolvido na região, além de fornecerem importantes pontos de referência no planejamento de investimentos para o presente e para o futuro, bem como da importância da transferência da ciência para tecnologia de forma a não perder de vista como este afeta e é afetado pelo estilo de desenvolvimento proposto.
id AESPI-1_ed2315258b23be07728bb6adf4fdba7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/353
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, BahiaHá trinta anos foi implantada a primeira instituição de ensino superior (IES) na cidade de Vitória da Conquista, chamada Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contudo, nessa última década observa-se a sua ascensão e um intenso processo de criação de diversas outras instituições, tanto privadas como também públicas, aumentando grandemente a oferta de vagas para educação superior no referido município. O presente texto pretende analisar os indicadores de input que contribuam para o desenvolvimento do município de Vitória da Conquista, primordialmente nos aspectos sociais, econômicos, educacionais, ambientais e de saúde, enquanto município polarizador educacional da região Sudoeste da Bahia. Foram tomadas como referencial basilar as informações fornecidas por órgãos locais, como: agência do IBGE, relatórios das instituições educacionais privadas e públicas de ensino superior, bem como obras de autores regionais. Para tanto, foi necessário um recorte temporal analítico, tomando como base a primeira década de século XXI. O estudo do desenvolvimento de Vitória da Conquista em diversos segmentos demonstra que os dados apontados pelos indicadores de input (recursos humanos IDH, PIB, IES) utilizados estão intimamente relacionados ao sistema de educação desenvolvido na região, além de fornecerem importantes pontos de referência no planejamento de investimentos para o presente e para o futuro, bem como da importância da transferência da ciência para tecnologia de forma a não perder de vista como este afeta e é afetado pelo estilo de desenvolvimento proposto.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualAmorim, Celeste DiasMeira, Célio SilvaWinter, Eduardo Winter2014-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/35310.7198/geintec.v4i2.353Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 975-9912237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/353/420info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/353Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:15.477Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
title Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
spellingShingle Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
Amorim, Celeste Dias
title_short Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
title_full Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
title_fullStr Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
title_full_unstemmed Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
title_sort Indicadores de input do município de Vitória da Conquista, Bahia
author Amorim, Celeste Dias
author_facet Amorim, Celeste Dias
Meira, Célio Silva
Winter, Eduardo Winter
author_role author
author2 Meira, Célio Silva
Winter, Eduardo Winter
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Celeste Dias
Meira, Célio Silva
Winter, Eduardo Winter
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Há trinta anos foi implantada a primeira instituição de ensino superior (IES) na cidade de Vitória da Conquista, chamada Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contudo, nessa última década observa-se a sua ascensão e um intenso processo de criação de diversas outras instituições, tanto privadas como também públicas, aumentando grandemente a oferta de vagas para educação superior no referido município. O presente texto pretende analisar os indicadores de input que contribuam para o desenvolvimento do município de Vitória da Conquista, primordialmente nos aspectos sociais, econômicos, educacionais, ambientais e de saúde, enquanto município polarizador educacional da região Sudoeste da Bahia. Foram tomadas como referencial basilar as informações fornecidas por órgãos locais, como: agência do IBGE, relatórios das instituições educacionais privadas e públicas de ensino superior, bem como obras de autores regionais. Para tanto, foi necessário um recorte temporal analítico, tomando como base a primeira década de século XXI. O estudo do desenvolvimento de Vitória da Conquista em diversos segmentos demonstra que os dados apontados pelos indicadores de input (recursos humanos IDH, PIB, IES) utilizados estão intimamente relacionados ao sistema de educação desenvolvido na região, além de fornecerem importantes pontos de referência no planejamento de investimentos para o presente e para o futuro, bem como da importância da transferência da ciência para tecnologia de forma a não perder de vista como este afeta e é afetado pelo estilo de desenvolvimento proposto.
description Há trinta anos foi implantada a primeira instituição de ensino superior (IES) na cidade de Vitória da Conquista, chamada Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contudo, nessa última década observa-se a sua ascensão e um intenso processo de criação de diversas outras instituições, tanto privadas como também públicas, aumentando grandemente a oferta de vagas para educação superior no referido município. O presente texto pretende analisar os indicadores de input que contribuam para o desenvolvimento do município de Vitória da Conquista, primordialmente nos aspectos sociais, econômicos, educacionais, ambientais e de saúde, enquanto município polarizador educacional da região Sudoeste da Bahia. Foram tomadas como referencial basilar as informações fornecidas por órgãos locais, como: agência do IBGE, relatórios das instituições educacionais privadas e públicas de ensino superior, bem como obras de autores regionais. Para tanto, foi necessário um recorte temporal analítico, tomando como base a primeira década de século XXI. O estudo do desenvolvimento de Vitória da Conquista em diversos segmentos demonstra que os dados apontados pelos indicadores de input (recursos humanos IDH, PIB, IES) utilizados estão intimamente relacionados ao sistema de educação desenvolvido na região, além de fornecerem importantes pontos de referência no planejamento de investimentos para o presente e para o futuro, bem como da importância da transferência da ciência para tecnologia de forma a não perder de vista como este afeta e é afetado pelo estilo de desenvolvimento proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/353
10.7198/geintec.v4i2.353
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/353
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v4i2.353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/353/420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 2 (2014); 975-991
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121145260965888