Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518 |
Resumo: | Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação. Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional. |
id |
AESPI-1_f4894adaebf6305a82e9e6fcab520d28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518 |
network_acronym_str |
AESPI-1 |
network_name_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
spelling |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivasAtualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação. Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, Guilherme Eduardo Tanoue dosGuimarães, Márcia Regina NevesFontes, Andréa Regina MartinsSaltorato, PatríciaAndrade, Luciana do Carmo Menezes de2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/51810.7198/geintec.v5i2.518Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2000-20122237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518/568info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:01.87Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
title |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
spellingShingle |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos |
title_short |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
title_full |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
title_fullStr |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
title_full_unstemmed |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
title_sort |
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas |
author |
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos |
author_facet |
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos Guimarães, Márcia Regina Neves Fontes, Andréa Regina Martins Saltorato, Patrícia Andrade, Luciana do Carmo Menezes de |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Márcia Regina Neves Fontes, Andréa Regina Martins Saltorato, Patrícia Andrade, Luciana do Carmo Menezes de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos Guimarães, Márcia Regina Neves Fontes, Andréa Regina Martins Saltorato, Patrícia Andrade, Luciana do Carmo Menezes de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação. Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional. |
description |
Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação. Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518 10.7198/geintec.v5i2.518 |
url |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518 |
identifier_str_mv |
10.7198/geintec.v5i2.518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518/568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
publisher.none.fl_str_mv |
API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2000-2012 2237-0722 reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI) instacron:AESPI |
reponame_str |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
collection |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
instname_str |
Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
instacron_str |
AESPI |
institution |
AESPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121144886624256 |