Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Guimarães, Márcia Regina Neves, Fontes, Andréa Regina Martins, Saltorato, Patrícia, Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518
Resumo: Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.
id AESPI-1_f4894adaebf6305a82e9e6fcab520d28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivasAtualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, Guilherme Eduardo Tanoue dosGuimarães, Márcia Regina NevesFontes, Andréa Regina MartinsSaltorato, PatríciaAndrade, Luciana do Carmo Menezes de2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/51810.7198/geintec.v5i2.518Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2000-20122237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518/568info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:01.87Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
spellingShingle Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
title_short Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_full Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_fullStr Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_full_unstemmed Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_sort Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
author Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
author_facet Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
author_role author
author2 Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.
description Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518
10.7198/geintec.v5i2.518
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i2.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518/568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2000-2012
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144886624256