Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Guimarães, Márcia Regina Neves, Fontes, Andréa Regina Martins, Saltorato, Patrícia, Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
DOI: 10.7198/geintec.v5i2.518
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518
Resumo: Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.
id AESPI-1_f4894adaebf6305a82e9e6fcab520d28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivasAtualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualSantos, Guilherme Eduardo Tanoue dosGuimarães, Márcia Regina NevesFontes, Andréa Regina MartinsSaltorato, PatríciaAndrade, Luciana do Carmo Menezes de2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/51810.7198/geintec.v5i2.518Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2000-20122237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518/568info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:04:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/518Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:43:01.87Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
spellingShingle Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
title_short Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_full Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_fullStr Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_full_unstemmed Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
title_sort Relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica - um estudo de caso em uma fábrica de fitas adesivas
author Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
author_facet Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
author_role author
author2 Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Guilherme Eduardo Tanoue dos
Guimarães, Márcia Regina Neves
Fontes, Andréa Regina Martins
Saltorato, Patrícia
Andrade, Luciana do Carmo Menezes de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.
description Atualmente, a inovação se apresenta como um elemento estratégico quando uma organização visa manter e adquirir novos consumidores para seus produtos e serviços. Por outro lado, estudos mostram que características da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os aspectos relacionados à cultura de uma organização, que influenciam a geração de inovação de produto e processo em uma fábrica de fitas adesivas. Para a realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e o estudo de caso como método de procedimento. Constatou-se que características como o ambiente informal existente dentro da organização, a tolerância ao erro e a ênfase nas necessidades do cliente, entre outras, favorecem a inovação.  Porém, percebeu-se que há um distanciamento entre os funcionários do nível operacional da produção e a geração de inovação. Apesar de existir caminhos para a exposição de ideias que resultem em inovação de produto ou processo, notou-se que a expectativa da empresa com relação ao trabalho dos operadores está no cumprimento de regras e no desempenho operacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518
10.7198/geintec.v5i2.518
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i2.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/518/568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 2 (2015); 2000-2012
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822073362405392384
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.7198/geintec.v5i2.518