Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Graciele dos Reis
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias, Acácia Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/70
Resumo: As Indicações Geográficas (IGs) instituem-se como uma forma de proteção dos produtos ou serviços que se tornaram conhecidos ao longo do tempo por serem oriundos de determinada região ou localidade. Tal proteção, por sua vez, no que se refere à esfera jurídica, decorre do fato das Indicações Geográficas se constituírem um instrumento da Propriedade Industrial. O presente trabalho tem por finalidade verificar o potencial de Indicações Geográficas no Território do Sisal. A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa descritiva, onde se procurou primar pela qualidade das informações. O embasamento teórico deste trabalho foi amparado por produções científicas que abordam o tema das Indicações Geográficas na perspectiva da Propriedade Industrial evidenciando a importância das mesmas para o processo de desenvolvimento local e regional. De tal modo, pode-se afirmar que o Sisal (Agave Sisalana Pierre), produzido em alguns dos municípios que pertencem ao referido Território, foi identificado como potencial para solicitação de registro de Indicação Geográfica, na modalidade Denominação de Origem (DO), segundo a Lei 9.279/96, que trata dos direitos da propriedade industrial no país. Palavras-chave: indicações geográficas; propriedade intelectual; desenvolvimento local.
id AESPI-1_f5a8296049637cfcc35b3b985fd17314
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/70
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivasAs Indicações Geográficas (IGs) instituem-se como uma forma de proteção dos produtos ou serviços que se tornaram conhecidos ao longo do tempo por serem oriundos de determinada região ou localidade. Tal proteção, por sua vez, no que se refere à esfera jurídica, decorre do fato das Indicações Geográficas se constituírem um instrumento da Propriedade Industrial. O presente trabalho tem por finalidade verificar o potencial de Indicações Geográficas no Território do Sisal. A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa descritiva, onde se procurou primar pela qualidade das informações. O embasamento teórico deste trabalho foi amparado por produções científicas que abordam o tema das Indicações Geográficas na perspectiva da Propriedade Industrial evidenciando a importância das mesmas para o processo de desenvolvimento local e regional. De tal modo, pode-se afirmar que o Sisal (Agave Sisalana Pierre), produzido em alguns dos municípios que pertencem ao referido Território, foi identificado como potencial para solicitação de registro de Indicação Geográfica, na modalidade Denominação de Origem (DO), segundo a Lei 9.279/96, que trata dos direitos da propriedade industrial no país. Palavras-chave: indicações geográficas; propriedade intelectual; desenvolvimento local.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCarvalho, Graciele dos ReisDias, Acácia Batista2012-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/7010.7198/geintec.v2i4.70Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 4 (2012): Edição Especial - Indicações Geográficas; 378-3862237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/70/130info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/70Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:44.745Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
title Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
spellingShingle Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
Carvalho, Graciele dos Reis
title_short Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
title_full Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
title_fullStr Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
title_full_unstemmed Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
title_sort Indicação geográfica no Território do Sisal na Bahia: possibilidades e perspectivas
author Carvalho, Graciele dos Reis
author_facet Carvalho, Graciele dos Reis
Dias, Acácia Batista
author_role author
author2 Dias, Acácia Batista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Graciele dos Reis
Dias, Acácia Batista
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv As Indicações Geográficas (IGs) instituem-se como uma forma de proteção dos produtos ou serviços que se tornaram conhecidos ao longo do tempo por serem oriundos de determinada região ou localidade. Tal proteção, por sua vez, no que se refere à esfera jurídica, decorre do fato das Indicações Geográficas se constituírem um instrumento da Propriedade Industrial. O presente trabalho tem por finalidade verificar o potencial de Indicações Geográficas no Território do Sisal. A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa descritiva, onde se procurou primar pela qualidade das informações. O embasamento teórico deste trabalho foi amparado por produções científicas que abordam o tema das Indicações Geográficas na perspectiva da Propriedade Industrial evidenciando a importância das mesmas para o processo de desenvolvimento local e regional. De tal modo, pode-se afirmar que o Sisal (Agave Sisalana Pierre), produzido em alguns dos municípios que pertencem ao referido Território, foi identificado como potencial para solicitação de registro de Indicação Geográfica, na modalidade Denominação de Origem (DO), segundo a Lei 9.279/96, que trata dos direitos da propriedade industrial no país. Palavras-chave: indicações geográficas; propriedade intelectual; desenvolvimento local.
description As Indicações Geográficas (IGs) instituem-se como uma forma de proteção dos produtos ou serviços que se tornaram conhecidos ao longo do tempo por serem oriundos de determinada região ou localidade. Tal proteção, por sua vez, no que se refere à esfera jurídica, decorre do fato das Indicações Geográficas se constituírem um instrumento da Propriedade Industrial. O presente trabalho tem por finalidade verificar o potencial de Indicações Geográficas no Território do Sisal. A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa descritiva, onde se procurou primar pela qualidade das informações. O embasamento teórico deste trabalho foi amparado por produções científicas que abordam o tema das Indicações Geográficas na perspectiva da Propriedade Industrial evidenciando a importância das mesmas para o processo de desenvolvimento local e regional. De tal modo, pode-se afirmar que o Sisal (Agave Sisalana Pierre), produzido em alguns dos municípios que pertencem ao referido Território, foi identificado como potencial para solicitação de registro de Indicação Geográfica, na modalidade Denominação de Origem (DO), segundo a Lei 9.279/96, que trata dos direitos da propriedade industrial no país. Palavras-chave: indicações geográficas; propriedade intelectual; desenvolvimento local.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
NÃO ESTÁ ATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/70
10.7198/geintec.v2i4.70
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/70
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v2i4.70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/70/130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 2, n. 4 (2012): Edição Especial - Indicações Geográficas; 378-386
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144458805248