Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cas, Franciele
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Macáliston Gonçalves da, Luz, Daniel Fonseca da, Pacheco, Diego Augusto de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
Texto Completo: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/431
Resumo: A necessidade de diferenciação de produtos faz com que os sistemas de manufatura tenham que melhorar continuamente o desempenho no critério flexibilidade. O principal objetivo dessa pesquisa foi reduzir o tempo de setup na linha de envase de uma indústria farmacêutica de grande porte brasileira. Para conduzir a pesquisa, inicialmente foram identificadas as boas práticas e metodologia para redução de setup presentes na literatura. Em seguida foram analisados os relatórios da empresa para definir o recurso crítico para fazer a melhoria. A partir da análise de indicadores de eficiência fez-se a análise do desempenho da linha de envase antes e depois da implantação. Os principais resultados da pesquisa  foram a eliminação de atividades que não agregavam valor ao processo e melhoria na utilização dos ativos, proporcionando à linha uma resposta mais rápida às frequentes mudança de planejamento dos pedidos de clientes. Além disso, a redução de movimentação de pessoas nos corredores, contribuiu para a redução da contaminação entre as áreas, sendo um fator importante do manual de Boas Práticas de Fabricação da indústria farmacêutica.
id AESPI-1_f90630227168dc8c5f6988165a4eacd7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/431
network_acronym_str AESPI-1
network_name_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
spelling Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêuticaA necessidade de diferenciação de produtos faz com que os sistemas de manufatura tenham que melhorar continuamente o desempenho no critério flexibilidade. O principal objetivo dessa pesquisa foi reduzir o tempo de setup na linha de envase de uma indústria farmacêutica de grande porte brasileira. Para conduzir a pesquisa, inicialmente foram identificadas as boas práticas e metodologia para redução de setup presentes na literatura. Em seguida foram analisados os relatórios da empresa para definir o recurso crítico para fazer a melhoria. A partir da análise de indicadores de eficiência fez-se a análise do desempenho da linha de envase antes e depois da implantação. Os principais resultados da pesquisa  foram a eliminação de atividades que não agregavam valor ao processo e melhoria na utilização dos ativos, proporcionando à linha uma resposta mais rápida às frequentes mudança de planejamento dos pedidos de clientes. Além disso, a redução de movimentação de pessoas nos corredores, contribuiu para a redução da contaminação entre as áreas, sendo um fator importante do manual de Boas Práticas de Fabricação da indústria farmacêutica.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualCNPqda Cas, FrancieleSilva, Macáliston Gonçalves daLuz, Daniel Fonseca daPacheco, Diego Augusto de Jesus2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/43110.7198/geintec.v5i1.431Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 1 (2015); 1764-17792237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/431/524info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:03:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/431Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:47.137Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
title Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
spellingShingle Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
da Cas, Franciele
title_short Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
title_full Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
title_fullStr Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
title_full_unstemmed Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
title_sort Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica
author da Cas, Franciele
author_facet da Cas, Franciele
Silva, Macáliston Gonçalves da
Luz, Daniel Fonseca da
Pacheco, Diego Augusto de Jesus
author_role author
author2 Silva, Macáliston Gonçalves da
Luz, Daniel Fonseca da
Pacheco, Diego Augusto de Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cas, Franciele
Silva, Macáliston Gonçalves da
Luz, Daniel Fonseca da
Pacheco, Diego Augusto de Jesus
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv A necessidade de diferenciação de produtos faz com que os sistemas de manufatura tenham que melhorar continuamente o desempenho no critério flexibilidade. O principal objetivo dessa pesquisa foi reduzir o tempo de setup na linha de envase de uma indústria farmacêutica de grande porte brasileira. Para conduzir a pesquisa, inicialmente foram identificadas as boas práticas e metodologia para redução de setup presentes na literatura. Em seguida foram analisados os relatórios da empresa para definir o recurso crítico para fazer a melhoria. A partir da análise de indicadores de eficiência fez-se a análise do desempenho da linha de envase antes e depois da implantação. Os principais resultados da pesquisa  foram a eliminação de atividades que não agregavam valor ao processo e melhoria na utilização dos ativos, proporcionando à linha uma resposta mais rápida às frequentes mudança de planejamento dos pedidos de clientes. Além disso, a redução de movimentação de pessoas nos corredores, contribuiu para a redução da contaminação entre as áreas, sendo um fator importante do manual de Boas Práticas de Fabricação da indústria farmacêutica.
description A necessidade de diferenciação de produtos faz com que os sistemas de manufatura tenham que melhorar continuamente o desempenho no critério flexibilidade. O principal objetivo dessa pesquisa foi reduzir o tempo de setup na linha de envase de uma indústria farmacêutica de grande porte brasileira. Para conduzir a pesquisa, inicialmente foram identificadas as boas práticas e metodologia para redução de setup presentes na literatura. Em seguida foram analisados os relatórios da empresa para definir o recurso crítico para fazer a melhoria. A partir da análise de indicadores de eficiência fez-se a análise do desempenho da linha de envase antes e depois da implantação. Os principais resultados da pesquisa  foram a eliminação de atividades que não agregavam valor ao processo e melhoria na utilização dos ativos, proporcionando à linha uma resposta mais rápida às frequentes mudança de planejamento dos pedidos de clientes. Além disso, a redução de movimentação de pessoas nos corredores, contribuiu para a redução da contaminação entre as áreas, sendo um fator importante do manual de Boas Práticas de Fabricação da indústria farmacêutica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/431
10.7198/geintec.v5i1.431
url http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/431
identifier_str_mv 10.7198/geintec.v5i1.431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/431/524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
publisher.none.fl_str_mv API - Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
dc.source.none.fl_str_mv Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 5, n. 1 (2015); 1764-1779
2237-0722
reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron:AESPI
reponame_str Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
collection Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias
instname_str Ensino Superior do Piauí (AESPI)
instacron_str AESPI
institution AESPI
repository.name.fl_str_mv Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121144486068224