O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Angelo Azevedo Guimarães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1986
Resumo: Objetiva-se neste texto, analisar os fatores que impulsionaram a construção de um Shopping Popular Cidade das Compras na área do Centro de Abastecimento de Feira de Santana/BA. Feira de Santana possui influência econômica elevada por conta do vetor Centro de Abastecimento, equipamento urbano que atrai centenas de pessoas, seja para comprar ou vender mercadorias, seu raio de abrangência, extrapola os limites do município e se expande para os circunvizinhos da mesorregião, incluindo a capital, Salvador. A pesquisa é de cunho qualitativa para entender as percepções dos sujeitos que (re)produzem o espaço urbano. Para alcançar o objetivo, foram tomados procedimentos: realizou-se um levantamento bibliográfico dos temas: Espaço Urbano, Reforma Urbana, Shopping Popular; utilizou-se os autores:  Araújo (2005); Santos (2004, 2006, 2008); Corrêa (2003); Padilha (2003); Kopper (2015); Virgens (2016), dentre outros; realizou-se trabalhos de campo para identificar os fenômenos espaciais e as práticas dos sujeitos. Concluiu-se que mesmo o Estado retirando os camelôs e ambulantes das ruas, eles buscaram outros espaços para materializarem-se constituindo um território de resistência. Tal medida é facilmente compreendida como a Modernização Conservadora, com a tentativa de modernizar o Centro comercial da cidade em detrimento dos sujeitos que estão ali inseridos (re)produzindo espaço, capital, território e cultura.
id AGB-SP1_05836cdc7e4c969bd874e5b39612c475
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1986
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?Espaço urbano(re)modernizaçãoshopping popularObjetiva-se neste texto, analisar os fatores que impulsionaram a construção de um Shopping Popular Cidade das Compras na área do Centro de Abastecimento de Feira de Santana/BA. Feira de Santana possui influência econômica elevada por conta do vetor Centro de Abastecimento, equipamento urbano que atrai centenas de pessoas, seja para comprar ou vender mercadorias, seu raio de abrangência, extrapola os limites do município e se expande para os circunvizinhos da mesorregião, incluindo a capital, Salvador. A pesquisa é de cunho qualitativa para entender as percepções dos sujeitos que (re)produzem o espaço urbano. Para alcançar o objetivo, foram tomados procedimentos: realizou-se um levantamento bibliográfico dos temas: Espaço Urbano, Reforma Urbana, Shopping Popular; utilizou-se os autores:  Araújo (2005); Santos (2004, 2006, 2008); Corrêa (2003); Padilha (2003); Kopper (2015); Virgens (2016), dentre outros; realizou-se trabalhos de campo para identificar os fenômenos espaciais e as práticas dos sujeitos. Concluiu-se que mesmo o Estado retirando os camelôs e ambulantes das ruas, eles buscaram outros espaços para materializarem-se constituindo um território de resistência. Tal medida é facilmente compreendida como a Modernização Conservadora, com a tentativa de modernizar o Centro comercial da cidade em detrimento dos sujeitos que estão ali inseridos (re)produzindo espaço, capital, território e cultura.AGB - Seção São Paulo2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1986Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 40-662447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1986/1679Copyright (c) 2021 Angelo Azevedo Guimarães Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Angelo Azevedo Guimarães2023-02-28T09:50:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1986Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:50:44Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
title O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
spellingShingle O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
Dias, Angelo Azevedo Guimarães
Espaço urbano
(re)modernização
shopping popular
title_short O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
title_full O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
title_fullStr O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
title_full_unstemmed O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
title_sort O novo Shopping Popular Cidade das Compras, o que aconteceu em Feira de Santana/BA?
author Dias, Angelo Azevedo Guimarães
author_facet Dias, Angelo Azevedo Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Angelo Azevedo Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
(re)modernização
shopping popular
topic Espaço urbano
(re)modernização
shopping popular
description Objetiva-se neste texto, analisar os fatores que impulsionaram a construção de um Shopping Popular Cidade das Compras na área do Centro de Abastecimento de Feira de Santana/BA. Feira de Santana possui influência econômica elevada por conta do vetor Centro de Abastecimento, equipamento urbano que atrai centenas de pessoas, seja para comprar ou vender mercadorias, seu raio de abrangência, extrapola os limites do município e se expande para os circunvizinhos da mesorregião, incluindo a capital, Salvador. A pesquisa é de cunho qualitativa para entender as percepções dos sujeitos que (re)produzem o espaço urbano. Para alcançar o objetivo, foram tomados procedimentos: realizou-se um levantamento bibliográfico dos temas: Espaço Urbano, Reforma Urbana, Shopping Popular; utilizou-se os autores:  Araújo (2005); Santos (2004, 2006, 2008); Corrêa (2003); Padilha (2003); Kopper (2015); Virgens (2016), dentre outros; realizou-se trabalhos de campo para identificar os fenômenos espaciais e as práticas dos sujeitos. Concluiu-se que mesmo o Estado retirando os camelôs e ambulantes das ruas, eles buscaram outros espaços para materializarem-se constituindo um território de resistência. Tal medida é facilmente compreendida como a Modernização Conservadora, com a tentativa de modernizar o Centro comercial da cidade em detrimento dos sujeitos que estão ali inseridos (re)produzindo espaço, capital, território e cultura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1986
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1986/1679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Angelo Azevedo Guimarães Dias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Angelo Azevedo Guimarães Dias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 40-66
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046012939436032