Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2021
Resumo: Considerada a Paris da América do Sul, a cidade de Buenos Aires foi idealizada segundo um planejamento urbano europeu do século XIX e se caracteriza, ainda hoje, como sendo a grande metrópole latino-americana da Belle Époque argentina. O ideário construído acerca dessa cidade é branco e hegemônico, há o predomínio de hábitos e costumes europeus e a circulação majoritária de sujeitos/as de ascendência europeia no espaço urbano. O presente artigo busca contextualizar o/a leitor/a sobre as geo-grafias negras da cidade de Buenos Aires no século XIX, analisar a presença da população negra na cidade portenha e localizar os antigos bairros negros, situados no "Casco Histórico". Objetivamos também refletir sobre a estruturação das sociedades latino-americanas por negros/os trazidos/as forçosamente de Áfricas para as Américas o que inclui a ressignificação do termo América Latina. Para o desenvolvimento desse trabalho foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de autores/as que abordam a temática racial na Argentina, bem como análise de dados e informações da distribuição geográfica da população negra e das transformações espaciais da cidade. Através dessa pesquisa, foi possível elaborar um mapa com a localização dos antigos bairros negros da cidade de Buenos Aires e refletir sobre os processos de apagamento de memória(s) e história(s) da população negra. 
id AGB-SP1_09c6e82541d7906fb2e5f49012aa3060
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2021
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)Buenos Airesgeo-grafias negrasantigos bairros negrospopulação negraAmérica Afro LatinaConsiderada a Paris da América do Sul, a cidade de Buenos Aires foi idealizada segundo um planejamento urbano europeu do século XIX e se caracteriza, ainda hoje, como sendo a grande metrópole latino-americana da Belle Époque argentina. O ideário construído acerca dessa cidade é branco e hegemônico, há o predomínio de hábitos e costumes europeus e a circulação majoritária de sujeitos/as de ascendência europeia no espaço urbano. O presente artigo busca contextualizar o/a leitor/a sobre as geo-grafias negras da cidade de Buenos Aires no século XIX, analisar a presença da população negra na cidade portenha e localizar os antigos bairros negros, situados no "Casco Histórico". Objetivamos também refletir sobre a estruturação das sociedades latino-americanas por negros/os trazidos/as forçosamente de Áfricas para as Américas o que inclui a ressignificação do termo América Latina. Para o desenvolvimento desse trabalho foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de autores/as que abordam a temática racial na Argentina, bem como análise de dados e informações da distribuição geográfica da população negra e das transformações espaciais da cidade. Através dessa pesquisa, foi possível elaborar um mapa com a localização dos antigos bairros negros da cidade de Buenos Aires e refletir sobre os processos de apagamento de memória(s) e história(s) da população negra. Boletim Paulista de Geografia2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2021Boletim Paulista de Geografia; n. 104 (2020): Edição Especial - Geografia e relações étnico-raciais; 121-1412447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2021/1629Copyright (c) 2021 Beatriz Pereira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Beatriz Pereira2021-02-07T12:19:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2021Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2021-02-07T12:19:43Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
title Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
spellingShingle Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
Silva, Beatriz Pereira
Buenos Aires
geo-grafias negras
antigos bairros negros
população negra
América Afro Latina
title_short Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
title_full Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
title_fullStr Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
title_full_unstemmed Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
title_sort Buenos Aires Negra, Negra Buenos Aires: uma contextualização acerca das geo-grafias negras da cidade (século XIX)
author Silva, Beatriz Pereira
author_facet Silva, Beatriz Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Beatriz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Buenos Aires
geo-grafias negras
antigos bairros negros
população negra
América Afro Latina
topic Buenos Aires
geo-grafias negras
antigos bairros negros
população negra
América Afro Latina
description Considerada a Paris da América do Sul, a cidade de Buenos Aires foi idealizada segundo um planejamento urbano europeu do século XIX e se caracteriza, ainda hoje, como sendo a grande metrópole latino-americana da Belle Époque argentina. O ideário construído acerca dessa cidade é branco e hegemônico, há o predomínio de hábitos e costumes europeus e a circulação majoritária de sujeitos/as de ascendência europeia no espaço urbano. O presente artigo busca contextualizar o/a leitor/a sobre as geo-grafias negras da cidade de Buenos Aires no século XIX, analisar a presença da população negra na cidade portenha e localizar os antigos bairros negros, situados no "Casco Histórico". Objetivamos também refletir sobre a estruturação das sociedades latino-americanas por negros/os trazidos/as forçosamente de Áfricas para as Américas o que inclui a ressignificação do termo América Latina. Para o desenvolvimento desse trabalho foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de autores/as que abordam a temática racial na Argentina, bem como análise de dados e informações da distribuição geográfica da população negra e das transformações espaciais da cidade. Através dessa pesquisa, foi possível elaborar um mapa com a localização dos antigos bairros negros da cidade de Buenos Aires e refletir sobre os processos de apagamento de memória(s) e história(s) da população negra. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2021
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2021/1629
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Beatriz Pereira Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Beatriz Pereira Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 104 (2020): Edição Especial - Geografia e relações étnico-raciais; 121-141
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013692313600