Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victória Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2141
Resumo: Desde o início da colonização no Brasil, as diversas nações indígenas presentes no território sofrem com uma política de aculturação e assimilação, ocorrência de epidemias, devastação de seus territórios, entre outras formas de violência, fatores que conjugados foram responsáveis pelo seu declínio populacional. Apesar do acúmulo sobres políticas públicas, ações e órgãos voltados para a questão indígena no Brasil, ainda hoje o país possui uma legislação que não trata corretamente o assunto, na maior parte das vezes não considerando as diferenças culturais e de cosmovisão entre parte da sociedade brasileira e os povos originários. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de discutir o amálgama de problemas gerados pela devastação dos territórios indígenas, por meio da exemplificação do caso Guarani no Jaraguá, em São Paulo, que aborda urbanização e terra indígena demarcada. Para a elaboração do seguinte trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito das diferentes problemáticas aqui relacionadas. Ademais, foram utilizadas fontes e dados secundários. O levantamento feito, a posterior reflexão e articulação dos materiais obtidos, permitiram a discussão sobre o genocídio cultural indígena a partir de uma perspectiva de análise que leva em conta a relação deste fenômeno com a ofensiva às formações florestais. Portanto, este estudo é uma intersecção, sobretudo, entre o campo da história e de uma geografia socioambiental.
id AGB-SP1_318041871e2f839e9ce0a35fa7a03acd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2141
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SPDesflorestamentoetnocídio indígenagenocídio indígenaproblemas socioambientaisDesde o início da colonização no Brasil, as diversas nações indígenas presentes no território sofrem com uma política de aculturação e assimilação, ocorrência de epidemias, devastação de seus territórios, entre outras formas de violência, fatores que conjugados foram responsáveis pelo seu declínio populacional. Apesar do acúmulo sobres políticas públicas, ações e órgãos voltados para a questão indígena no Brasil, ainda hoje o país possui uma legislação que não trata corretamente o assunto, na maior parte das vezes não considerando as diferenças culturais e de cosmovisão entre parte da sociedade brasileira e os povos originários. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de discutir o amálgama de problemas gerados pela devastação dos territórios indígenas, por meio da exemplificação do caso Guarani no Jaraguá, em São Paulo, que aborda urbanização e terra indígena demarcada. Para a elaboração do seguinte trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito das diferentes problemáticas aqui relacionadas. Ademais, foram utilizadas fontes e dados secundários. O levantamento feito, a posterior reflexão e articulação dos materiais obtidos, permitiram a discussão sobre o genocídio cultural indígena a partir de uma perspectiva de análise que leva em conta a relação deste fenômeno com a ofensiva às formações florestais. Portanto, este estudo é uma intersecção, sobretudo, entre o campo da história e de uma geografia socioambiental.AGB - Seção São Paulo2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2141Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 126-1462447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2141/1766Copyright (c) 2021 Victória Santos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victória Santos2023-02-28T09:50:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2141Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:50:44Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
title Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
spellingShingle Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
Silva, Victória Santos
Desflorestamento
etnocídio indígena
genocídio indígena
problemas socioambientais
title_short Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
title_full Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
title_fullStr Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
title_full_unstemmed Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
title_sort Desflorestamento, urbanização e etnocídio indígena: o caso Guarani Mbya em São Paulo-SP
author Silva, Victória Santos
author_facet Silva, Victória Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victória Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desflorestamento
etnocídio indígena
genocídio indígena
problemas socioambientais
topic Desflorestamento
etnocídio indígena
genocídio indígena
problemas socioambientais
description Desde o início da colonização no Brasil, as diversas nações indígenas presentes no território sofrem com uma política de aculturação e assimilação, ocorrência de epidemias, devastação de seus territórios, entre outras formas de violência, fatores que conjugados foram responsáveis pelo seu declínio populacional. Apesar do acúmulo sobres políticas públicas, ações e órgãos voltados para a questão indígena no Brasil, ainda hoje o país possui uma legislação que não trata corretamente o assunto, na maior parte das vezes não considerando as diferenças culturais e de cosmovisão entre parte da sociedade brasileira e os povos originários. Deste modo, este trabalho tem o objetivo de discutir o amálgama de problemas gerados pela devastação dos territórios indígenas, por meio da exemplificação do caso Guarani no Jaraguá, em São Paulo, que aborda urbanização e terra indígena demarcada. Para a elaboração do seguinte trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito das diferentes problemáticas aqui relacionadas. Ademais, foram utilizadas fontes e dados secundários. O levantamento feito, a posterior reflexão e articulação dos materiais obtidos, permitiram a discussão sobre o genocídio cultural indígena a partir de uma perspectiva de análise que leva em conta a relação deste fenômeno com a ofensiva às formações florestais. Portanto, este estudo é uma intersecção, sobretudo, entre o campo da história e de uma geografia socioambiental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2141
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2141/1766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Victória Santos Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Victória Santos Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 105 (2021): Boletim Paulista de Geografia; 126-146
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046012960407552