CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Oliva Santos, Luara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares de França, Iara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2964
Resumo: O crescimento da urbanização no mundo a partir da segunda metade do século XIX gerou uma série de problemas urbanos de natureza espacial, econômica, social e ambiental. Nesse contexto, para melhorar a vida nas cidades surgiram projetos e ações, como o Movimento Cidades Saudáveis, iniciado no Canadá nas décadas de 1970 e 1980. No Brasil, a partir da década de 1970, as cidades experimentaram um crescimento significativo, o que resultou em problemas ambientais e urbanos que afetaram a qualidade de vida das populações urbanas, principalmente as mais pobres. Nessa direção, este artigo analisa as condições de vida em Montes Claros/MG, por meio da elaboração e aplicação do Índice de Cidades Saudáveis (ICS). O índice considera indicadores relacionados à saúde, educação, infraestrutura urbana, espaços verdes livres públicos e nível socioeconômico. A metodologia da pesquisa envolveu análise teórica, elaboração de mapas com o uso do software QGIS e cálculo do ICS a partir do software livre R Studio. Demonstrou-se que há regiões de planejamento em Montes Claros, como Ibituruna e Todos os Santos, cuja população apresenta bons níveis de ICS, pois são bem atendidas com serviços e equipamentos urbanos. Entretanto, o Distrito Industrial e Vilage do Lago concentram as rendas mais baixas da cidade, baixosníveis de ICS, e consequentemente, carecem demaior assistência em serviços básicos como saneamento e pavimentação.  
id AGB-SP1_3403302c90e529d537127e1ed62d844e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2964
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MGCidades SaudáveisProblemas UrbanosIndicadoresO crescimento da urbanização no mundo a partir da segunda metade do século XIX gerou uma série de problemas urbanos de natureza espacial, econômica, social e ambiental. Nesse contexto, para melhorar a vida nas cidades surgiram projetos e ações, como o Movimento Cidades Saudáveis, iniciado no Canadá nas décadas de 1970 e 1980. No Brasil, a partir da década de 1970, as cidades experimentaram um crescimento significativo, o que resultou em problemas ambientais e urbanos que afetaram a qualidade de vida das populações urbanas, principalmente as mais pobres. Nessa direção, este artigo analisa as condições de vida em Montes Claros/MG, por meio da elaboração e aplicação do Índice de Cidades Saudáveis (ICS). O índice considera indicadores relacionados à saúde, educação, infraestrutura urbana, espaços verdes livres públicos e nível socioeconômico. A metodologia da pesquisa envolveu análise teórica, elaboração de mapas com o uso do software QGIS e cálculo do ICS a partir do software livre R Studio. Demonstrou-se que há regiões de planejamento em Montes Claros, como Ibituruna e Todos os Santos, cuja população apresenta bons níveis de ICS, pois são bem atendidas com serviços e equipamentos urbanos. Entretanto, o Distrito Industrial e Vilage do Lago concentram as rendas mais baixas da cidade, baixosníveis de ICS, e consequentemente, carecem demaior assistência em serviços básicos como saneamento e pavimentação.  AGB - Seção São Paulo2023-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/296410.54446/bpg.v109i1.2964Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 109 (2023): Boletim Paulista de Geografia; 235 - 2542447-09450006-607910.54446/bpg.v109i1reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2964/2220Copyright (c) 2023 Luara Martins de Oliva Santos, Iara Soares de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Oliva Santos, LuaraSoares de França, Iara2023-09-27T10:59:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2964Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-09-27T10:59:13Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
title CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
spellingShingle CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
Martins de Oliva Santos, Luara
Cidades Saudáveis
Problemas Urbanos
Indicadores
title_short CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
title_full CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
title_fullStr CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
title_full_unstemmed CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
title_sort CIDADES SAUDÁVEIS: : ANÁLISE DE INDICADORES INTRAURBANOS EM MONTES CLAROS-MG
author Martins de Oliva Santos, Luara
author_facet Martins de Oliva Santos, Luara
Soares de França, Iara
author_role author
author2 Soares de França, Iara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Oliva Santos, Luara
Soares de França, Iara
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades Saudáveis
Problemas Urbanos
Indicadores
topic Cidades Saudáveis
Problemas Urbanos
Indicadores
description O crescimento da urbanização no mundo a partir da segunda metade do século XIX gerou uma série de problemas urbanos de natureza espacial, econômica, social e ambiental. Nesse contexto, para melhorar a vida nas cidades surgiram projetos e ações, como o Movimento Cidades Saudáveis, iniciado no Canadá nas décadas de 1970 e 1980. No Brasil, a partir da década de 1970, as cidades experimentaram um crescimento significativo, o que resultou em problemas ambientais e urbanos que afetaram a qualidade de vida das populações urbanas, principalmente as mais pobres. Nessa direção, este artigo analisa as condições de vida em Montes Claros/MG, por meio da elaboração e aplicação do Índice de Cidades Saudáveis (ICS). O índice considera indicadores relacionados à saúde, educação, infraestrutura urbana, espaços verdes livres públicos e nível socioeconômico. A metodologia da pesquisa envolveu análise teórica, elaboração de mapas com o uso do software QGIS e cálculo do ICS a partir do software livre R Studio. Demonstrou-se que há regiões de planejamento em Montes Claros, como Ibituruna e Todos os Santos, cuja população apresenta bons níveis de ICS, pois são bem atendidas com serviços e equipamentos urbanos. Entretanto, o Distrito Industrial e Vilage do Lago concentram as rendas mais baixas da cidade, baixosníveis de ICS, e consequentemente, carecem demaior assistência em serviços básicos como saneamento e pavimentação.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2964
10.54446/bpg.v109i1.2964
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2964
identifier_str_mv 10.54446/bpg.v109i1.2964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2964/2220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luara Martins de Oliva Santos, Iara Soares de França
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luara Martins de Oliva Santos, Iara Soares de França
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 109 (2023): Boletim Paulista de Geografia; 235 - 254
2447-0945
0006-6079
10.54446/bpg.v109i1
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013054779392