EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078
Resumo: O presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03.
id AGB-SP1_41d8cd40edea5f58eb095e9262a847fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3078
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULARContinente africanoLei nº 10.639/03Diretrizes CurricularesEducação BásicaO presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03.AGB - Seção São Paulo2023-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/307810.61636/bpg.v1i111.3078Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 111 (2024): Boletim Paulista de Geografia - Edição Especial: 20 anos da lei 10639/2003; 186 - 2012447-09450006-607910.61636/bpg.v1i111reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078/2304Copyright (c) 2023 SILVA, Matheus Henrique Pereira da, BISPO, Marciléia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DABISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA2023-11-18T13:47:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3078Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-11-18T13:47:10Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
title EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
spellingShingle EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA
Continente africano
Lei nº 10.639/03
Diretrizes Curriculares
Educação Básica
title_short EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
title_full EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
title_fullStr EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
title_full_unstemmed EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
title_sort EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
author SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA
author_facet SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA
BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA
author_role author
author2 BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA
BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Continente africano
Lei nº 10.639/03
Diretrizes Curriculares
Educação Básica
topic Continente africano
Lei nº 10.639/03
Diretrizes Curriculares
Educação Básica
description O presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078
10.61636/bpg.v1i111.3078
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078
identifier_str_mv 10.61636/bpg.v1i111.3078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078/2304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 SILVA, Matheus Henrique Pereira da, BISPO, Marciléia Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 SILVA, Matheus Henrique Pereira da, BISPO, Marciléia Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 111 (2024): Boletim Paulista de Geografia - Edição Especial: 20 anos da lei 10639/2003; 186 - 201
2447-0945
0006-6079
10.61636/bpg.v1i111
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013089382400