EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078 |
Resumo: | O presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03. |
id |
AGB-SP1_41d8cd40edea5f58eb095e9262a847fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3078 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULARContinente africanoLei nº 10.639/03Diretrizes CurricularesEducação BásicaO presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03.AGB - Seção São Paulo2023-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/307810.61636/bpg.v1i111.3078Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 111 (2024): Boletim Paulista de Geografia - Edição Especial: 20 anos da lei 10639/2003; 186 - 2012447-09450006-607910.61636/bpg.v1i111reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078/2304Copyright (c) 2023 SILVA, Matheus Henrique Pereira da, BISPO, Marciléia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DABISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA2023-11-18T13:47:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3078Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-11-18T13:47:10Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
title |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
spellingShingle |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA Continente africano Lei nº 10.639/03 Diretrizes Curriculares Educação Básica |
title_short |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
title_full |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
title_fullStr |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
title_sort |
EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA: : UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR |
author |
SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA |
author_facet |
SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, MATHEUS HENRIQUE PEREIRA DA BISPO, MARCILÉIA OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continente africano Lei nº 10.639/03 Diretrizes Curriculares Educação Básica |
topic |
Continente africano Lei nº 10.639/03 Diretrizes Curriculares Educação Básica |
description |
O presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078 10.61636/bpg.v1i111.3078 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078 |
identifier_str_mv |
10.61636/bpg.v1i111.3078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3078/2304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 SILVA, Matheus Henrique Pereira da, BISPO, Marciléia Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 SILVA, Matheus Henrique Pereira da, BISPO, Marciléia Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 111 (2024): Boletim Paulista de Geografia - Edição Especial: 20 anos da lei 10639/2003; 186 - 201 2447-0945 0006-6079 10.61636/bpg.v1i111 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046013089382400 |