O pensamento geográfico e a realidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Manuel Correia de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1088
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a formação do pensamento geográfico no Brasil e estabelecer suas vinculações com o pensamento geográfico dos países desenvolvidos e o seu grau de alienação ou de integração à realidade brasileira. Daí analisarmos a evolução do pensamento geográfico e a formação da Geografia como ciência autónoma nos fins do século XIX e sua repercussão no Brasil na primeira metade do século XX, procurando indicar a importância de certos fatos, como a introdução da Geografia nos currículos de cursos superiores e a contribuição de geógrafos ao desenvolvimento do pensamento geográfico no Brasil. Em seguida apontamos a influência de professores estrangeiros e a formação de uma escola influenciada pelos ensinamentos de Vidal de La Blache, ao mesmo tempo em que, com a fundação do IBGE, ligando a Geografia e a Estatística, se procurava utilizar o conhecimento geográfico com fins de melhor racionalizar a utilização do espaço brasileiro. Após estas considerações, analisamos a penetração, no pensamento geográfico nacional, da chamada escola quantitativista, ou da Nova Geografia, e a importância que ela teve nas transformações da Geografia dita Tradicional. Finalmente, procuramos demonstrar como uma preocupação de ordem geográfica é encontrada em obras de cientistas sociais não geógrafos e como uma grande corrente de geógrafos vem se preocupando com as implantações do processo de organização do espaço no desenvolvimento económico e social do país. Concluímos formulando o desejo de que o artigo, sendo polêmico, provoque debates que melhor aprofundem o conhecimento do pensamento geográfico no Brasil.
id AGB-SP1_64525aa6d401dbd872375e1549215fde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling O pensamento geográfico e a realidade brasileirapensamentogeografiaBrasilO objetivo deste artigo é analisar a formação do pensamento geográfico no Brasil e estabelecer suas vinculações com o pensamento geográfico dos países desenvolvidos e o seu grau de alienação ou de integração à realidade brasileira. Daí analisarmos a evolução do pensamento geográfico e a formação da Geografia como ciência autónoma nos fins do século XIX e sua repercussão no Brasil na primeira metade do século XX, procurando indicar a importância de certos fatos, como a introdução da Geografia nos currículos de cursos superiores e a contribuição de geógrafos ao desenvolvimento do pensamento geográfico no Brasil. Em seguida apontamos a influência de professores estrangeiros e a formação de uma escola influenciada pelos ensinamentos de Vidal de La Blache, ao mesmo tempo em que, com a fundação do IBGE, ligando a Geografia e a Estatística, se procurava utilizar o conhecimento geográfico com fins de melhor racionalizar a utilização do espaço brasileiro. Após estas considerações, analisamos a penetração, no pensamento geográfico nacional, da chamada escola quantitativista, ou da Nova Geografia, e a importância que ela teve nas transformações da Geografia dita Tradicional. Finalmente, procuramos demonstrar como uma preocupação de ordem geográfica é encontrada em obras de cientistas sociais não geógrafos e como uma grande corrente de geógrafos vem se preocupando com as implantações do processo de organização do espaço no desenvolvimento económico e social do país. Concluímos formulando o desejo de que o artigo, sendo polêmico, provoque debates que melhor aprofundem o conhecimento do pensamento geográfico no Brasil.Boletim Paulista de Geografia2017-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1088Boletim Paulista de Geografia; n. 54 (1977); 5-282447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1088/952Copyright (c) 2017 Manuel Correia de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Manuel Correia de2017-10-04T17:58:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1088Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-10-04T17:58:29Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento geográfico e a realidade brasileira
title O pensamento geográfico e a realidade brasileira
spellingShingle O pensamento geográfico e a realidade brasileira
Andrade, Manuel Correia de
pensamento
geografia
Brasil
title_short O pensamento geográfico e a realidade brasileira
title_full O pensamento geográfico e a realidade brasileira
title_fullStr O pensamento geográfico e a realidade brasileira
title_full_unstemmed O pensamento geográfico e a realidade brasileira
title_sort O pensamento geográfico e a realidade brasileira
author Andrade, Manuel Correia de
author_facet Andrade, Manuel Correia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Manuel Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv pensamento
geografia
Brasil
topic pensamento
geografia
Brasil
description O objetivo deste artigo é analisar a formação do pensamento geográfico no Brasil e estabelecer suas vinculações com o pensamento geográfico dos países desenvolvidos e o seu grau de alienação ou de integração à realidade brasileira. Daí analisarmos a evolução do pensamento geográfico e a formação da Geografia como ciência autónoma nos fins do século XIX e sua repercussão no Brasil na primeira metade do século XX, procurando indicar a importância de certos fatos, como a introdução da Geografia nos currículos de cursos superiores e a contribuição de geógrafos ao desenvolvimento do pensamento geográfico no Brasil. Em seguida apontamos a influência de professores estrangeiros e a formação de uma escola influenciada pelos ensinamentos de Vidal de La Blache, ao mesmo tempo em que, com a fundação do IBGE, ligando a Geografia e a Estatística, se procurava utilizar o conhecimento geográfico com fins de melhor racionalizar a utilização do espaço brasileiro. Após estas considerações, analisamos a penetração, no pensamento geográfico nacional, da chamada escola quantitativista, ou da Nova Geografia, e a importância que ela teve nas transformações da Geografia dita Tradicional. Finalmente, procuramos demonstrar como uma preocupação de ordem geográfica é encontrada em obras de cientistas sociais não geógrafos e como uma grande corrente de geógrafos vem se preocupando com as implantações do processo de organização do espaço no desenvolvimento económico e social do país. Concluímos formulando o desejo de que o artigo, sendo polêmico, provoque debates que melhor aprofundem o conhecimento do pensamento geográfico no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1088
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1088/952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Manuel Correia de Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Manuel Correia de Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 54 (1977); 5-28
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046015449726976