IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri, Edison
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cavalheiro, Felisberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/845
Resumo: Foram realizados levantamentos relativos à perda de vegetação e às compartimentações de microclimas de ambientes impactados e não impactados da Ilha Comprida. Com a retirada da vegetação para a instalação de loteamentos na ilha, além da perda da diversidade biológica, ocorreu uma mudança no microclima, das áreas afetadas. O microclima corresponde ao clima na escala e no nível do organismo, colocando em evidência a importância do meio. Na Ilha Comprida as amostras obtidas nas estações micrometeorológicas, revelou-nos que em todos os ecossistemas amostrados (Planície Atlântica, Mangue, Restinga, Duna), a temperatura do solo e ar foram sempre mais altas nas áreas impactadas e a umidade relativa do ar foi sempre mais baixa, ao serem comparadas com as temperaturas e umidades amostradas em áreas não impactadas. Além do que nos microclimas das áreas impactadas, amostradas, neste trabalho houve grandes variações de temperatura e umidade. A temperatura é de extrema importância como fator limitante. Os ritmos de temperatura, juntos com a umidade controlam, em grande parte as atividades sazonais e diárias dos animais e vegetais. Assim sendo, com o aumento das temperaturas do ar, solo e diminuição da umidade, nas áreas impactadas em Ilha Comprida , certamente os organismos destas áreas devem ter sido afetados , o que deve dificultar sua reabilitação/ recuperação. 
id AGB-SP1_66312ff6ac8ea65dc5dc344dd973a875
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/845
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃOimpactomicroclimaecologiailha.Foram realizados levantamentos relativos à perda de vegetação e às compartimentações de microclimas de ambientes impactados e não impactados da Ilha Comprida. Com a retirada da vegetação para a instalação de loteamentos na ilha, além da perda da diversidade biológica, ocorreu uma mudança no microclima, das áreas afetadas. O microclima corresponde ao clima na escala e no nível do organismo, colocando em evidência a importância do meio. Na Ilha Comprida as amostras obtidas nas estações micrometeorológicas, revelou-nos que em todos os ecossistemas amostrados (Planície Atlântica, Mangue, Restinga, Duna), a temperatura do solo e ar foram sempre mais altas nas áreas impactadas e a umidade relativa do ar foi sempre mais baixa, ao serem comparadas com as temperaturas e umidades amostradas em áreas não impactadas. Além do que nos microclimas das áreas impactadas, amostradas, neste trabalho houve grandes variações de temperatura e umidade. A temperatura é de extrema importância como fator limitante. Os ritmos de temperatura, juntos com a umidade controlam, em grande parte as atividades sazonais e diárias dos animais e vegetais. Assim sendo, com o aumento das temperaturas do ar, solo e diminuição da umidade, nas áreas impactadas em Ilha Comprida , certamente os organismos destas áreas devem ter sido afetados , o que deve dificultar sua reabilitação/ recuperação. Boletim Paulista de Geografia2017-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/845Boletim Paulista de Geografia; n. 76 (1999); 67-842447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/845/728Copyright (c) 2017 Edison Barbieri, Felisberto Cavalheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbieri, EdisonCavalheiro, Felisberto2017-05-22T16:15:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/845Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-22T16:15:48Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
title IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
spellingShingle IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
Barbieri, Edison
impacto
microclima
ecologia
ilha.
title_short IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
title_full IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
title_fullStr IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
title_full_unstemmed IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
title_sort IMPACTOS NOS MICROCLIMAS DA ILHA COMPRIDA DECORRENTES DA RETIRADA DE VEGETAÇÃO
author Barbieri, Edison
author_facet Barbieri, Edison
Cavalheiro, Felisberto
author_role author
author2 Cavalheiro, Felisberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri, Edison
Cavalheiro, Felisberto
dc.subject.por.fl_str_mv impacto
microclima
ecologia
ilha.
topic impacto
microclima
ecologia
ilha.
description Foram realizados levantamentos relativos à perda de vegetação e às compartimentações de microclimas de ambientes impactados e não impactados da Ilha Comprida. Com a retirada da vegetação para a instalação de loteamentos na ilha, além da perda da diversidade biológica, ocorreu uma mudança no microclima, das áreas afetadas. O microclima corresponde ao clima na escala e no nível do organismo, colocando em evidência a importância do meio. Na Ilha Comprida as amostras obtidas nas estações micrometeorológicas, revelou-nos que em todos os ecossistemas amostrados (Planície Atlântica, Mangue, Restinga, Duna), a temperatura do solo e ar foram sempre mais altas nas áreas impactadas e a umidade relativa do ar foi sempre mais baixa, ao serem comparadas com as temperaturas e umidades amostradas em áreas não impactadas. Além do que nos microclimas das áreas impactadas, amostradas, neste trabalho houve grandes variações de temperatura e umidade. A temperatura é de extrema importância como fator limitante. Os ritmos de temperatura, juntos com a umidade controlam, em grande parte as atividades sazonais e diárias dos animais e vegetais. Assim sendo, com o aumento das temperaturas do ar, solo e diminuição da umidade, nas áreas impactadas em Ilha Comprida , certamente os organismos destas áreas devem ter sido afetados , o que deve dificultar sua reabilitação/ recuperação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/845
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/845/728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Edison Barbieri, Felisberto Cavalheiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Edison Barbieri, Felisberto Cavalheiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 76 (1999); 67-84
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014317264896