Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: George, Pierre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1164
Resumo: “O termo planificação tem em economia socialista uma significação distinta daquela que geralmente tem em economia liberal, pelo fato de ter o Estado a posse de todos os meios e instrumentos de produção, no sentido mais amplo “Entretanto^ histórica e inicialmente não há necessidade de confusão entre planificação e existência de um regime socialista, A planificação é a consequência de um fenômeno de convergência entre uma necessidade objetiva e uma posição doutrinária. Ela procede, com efeito, da vacância do poder de decisão e de gestão em matéria económica consecutiva às guerras e às revoluções. A partida dos chefes e dos responsáveis pelas empresas— nacionais e estrangeiras — implica na obrigação para o Estado de assumir a direção da economia e, em consequência, se encarregar de sua coordenação. Na União Soviética, após a Revolução de 1917, a planificação, preparada durante dez anos de economia de improvisação e de transição, respondeu ao mesmo tempo a uma necessidade e a um conceito doutrinário. Nas Repúblicas Populares da Europa Central, após1945, a planificação de necessidade procedeu forma preparou — e de económico socialista.
id AGB-SP1_7d09c1c4d0830ea9b4764a5048c2666d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1164
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)planificaçãogestãoempresassocialismoURSSeconomia“O termo planificação tem em economia socialista uma significação distinta daquela que geralmente tem em economia liberal, pelo fato de ter o Estado a posse de todos os meios e instrumentos de produção, no sentido mais amplo “Entretanto^ histórica e inicialmente não há necessidade de confusão entre planificação e existência de um regime socialista, A planificação é a consequência de um fenômeno de convergência entre uma necessidade objetiva e uma posição doutrinária. Ela procede, com efeito, da vacância do poder de decisão e de gestão em matéria económica consecutiva às guerras e às revoluções. A partida dos chefes e dos responsáveis pelas empresas— nacionais e estrangeiras — implica na obrigação para o Estado de assumir a direção da economia e, em consequência, se encarregar de sua coordenação. Na União Soviética, após a Revolução de 1917, a planificação, preparada durante dez anos de economia de improvisação e de transição, respondeu ao mesmo tempo a uma necessidade e a um conceito doutrinário. Nas Repúblicas Populares da Europa Central, após1945, a planificação de necessidade procedeu forma preparou — e de económico socialista.Boletim Paulista de Geografia2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1164Boletim Paulista de Geografia; n. 46 (1971); 29 - 372447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1164/1010Copyright (c) 2017 Pierre Georgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeorge, Pierre2017-10-11T08:30:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1164Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-10-11T08:30:38Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
title Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
spellingShingle Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
George, Pierre
planificação
gestão
empresas
socialismo
URSS
economia
title_short Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
title_full Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
title_fullStr Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
title_full_unstemmed Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
title_sort Evolução dos sistemas de planificação e de gestão das empresas nos países socialistas europeus (inclusive URSS)
author George, Pierre
author_facet George, Pierre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv George, Pierre
dc.subject.por.fl_str_mv planificação
gestão
empresas
socialismo
URSS
economia
topic planificação
gestão
empresas
socialismo
URSS
economia
description “O termo planificação tem em economia socialista uma significação distinta daquela que geralmente tem em economia liberal, pelo fato de ter o Estado a posse de todos os meios e instrumentos de produção, no sentido mais amplo “Entretanto^ histórica e inicialmente não há necessidade de confusão entre planificação e existência de um regime socialista, A planificação é a consequência de um fenômeno de convergência entre uma necessidade objetiva e uma posição doutrinária. Ela procede, com efeito, da vacância do poder de decisão e de gestão em matéria económica consecutiva às guerras e às revoluções. A partida dos chefes e dos responsáveis pelas empresas— nacionais e estrangeiras — implica na obrigação para o Estado de assumir a direção da economia e, em consequência, se encarregar de sua coordenação. Na União Soviética, após a Revolução de 1917, a planificação, preparada durante dez anos de economia de improvisação e de transição, respondeu ao mesmo tempo a uma necessidade e a um conceito doutrinário. Nas Repúblicas Populares da Europa Central, após1945, a planificação de necessidade procedeu forma preparou — e de económico socialista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1164
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1164/1010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pierre George
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pierre George
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 46 (1971); 29 - 37
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046015916343296