A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudino, Sérgio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811
Resumo: A evolução do ensino de Geografia em Portugal revela uma disciplina fortemente instrumentalizada pelo poder político e que adquire maior relevância quando se mobiliza em torno dos grandes projetos sociais da época, como sucedeu na segunda metade do século XIX. Após a perda do império colonial, o ensino da Geografia apostou, sucessivamente, na identificação com o próprio país e com a Europa. As tentativas de inovação didática ditadas pelas autoridades governamentais têm fracassado, o que demonstra que a inovação metodológica é feita com os atores educativos e não à margem destes. A investigação didática é reduzida, sendo desenvolvida pelos docentes universitários que trabalham na formação de professores. Em 2007, as autoridades unificaram a formação de professores de Geografia e de História, o que aponta para a integração das duas disciplinas, ao mesmo tempo que a formação acadêmica exigida é mínima - o poder político prepara-se para desvalorizaras duas disciplinas. A contestação a esta medida deu origem a uma petição pública nacional dos professores de História e de Geografia. Os novos desafios ao ensino de Geografia passam pela valorização das novas tecnologias e pela resposta aos apelos de participação cidadã nas tomadas de decisão publica - um desafio a partilhar no espaço mais alargado da Iberoamérica, que comunga de uma tradição cultural e de problemas sociais comuns. 
id AGB-SP1_8ad5096d76e29df8241dd562ddd4fd53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/811
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICOGeografiaReformas CurricularesAutoridades EducativasInvestigaçãoDidáticaCidadaniaA evolução do ensino de Geografia em Portugal revela uma disciplina fortemente instrumentalizada pelo poder político e que adquire maior relevância quando se mobiliza em torno dos grandes projetos sociais da época, como sucedeu na segunda metade do século XIX. Após a perda do império colonial, o ensino da Geografia apostou, sucessivamente, na identificação com o próprio país e com a Europa. As tentativas de inovação didática ditadas pelas autoridades governamentais têm fracassado, o que demonstra que a inovação metodológica é feita com os atores educativos e não à margem destes. A investigação didática é reduzida, sendo desenvolvida pelos docentes universitários que trabalham na formação de professores. Em 2007, as autoridades unificaram a formação de professores de Geografia e de História, o que aponta para a integração das duas disciplinas, ao mesmo tempo que a formação acadêmica exigida é mínima - o poder político prepara-se para desvalorizaras duas disciplinas. A contestação a esta medida deu origem a uma petição pública nacional dos professores de História e de Geografia. Os novos desafios ao ensino de Geografia passam pela valorização das novas tecnologias e pela resposta aos apelos de participação cidadã nas tomadas de decisão publica - um desafio a partilhar no espaço mais alargado da Iberoamérica, que comunga de uma tradição cultural e de problemas sociais comuns. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 119-1362447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811/695Copyright (c) 2017 Sérgio Claudinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaudino, Sérgio2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/811Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
title A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
spellingShingle A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
Claudino, Sérgio
Geografia
Reformas Curriculares
Autoridades Educativas
Investigação
Didática
Cidadania
title_short A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
title_full A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
title_fullStr A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
title_full_unstemmed A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
title_sort A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
author Claudino, Sérgio
author_facet Claudino, Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudino, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Reformas Curriculares
Autoridades Educativas
Investigação
Didática
Cidadania
topic Geografia
Reformas Curriculares
Autoridades Educativas
Investigação
Didática
Cidadania
description A evolução do ensino de Geografia em Portugal revela uma disciplina fortemente instrumentalizada pelo poder político e que adquire maior relevância quando se mobiliza em torno dos grandes projetos sociais da época, como sucedeu na segunda metade do século XIX. Após a perda do império colonial, o ensino da Geografia apostou, sucessivamente, na identificação com o próprio país e com a Europa. As tentativas de inovação didática ditadas pelas autoridades governamentais têm fracassado, o que demonstra que a inovação metodológica é feita com os atores educativos e não à margem destes. A investigação didática é reduzida, sendo desenvolvida pelos docentes universitários que trabalham na formação de professores. Em 2007, as autoridades unificaram a formação de professores de Geografia e de História, o que aponta para a integração das duas disciplinas, ao mesmo tempo que a formação acadêmica exigida é mínima - o poder político prepara-se para desvalorizaras duas disciplinas. A contestação a esta medida deu origem a uma petição pública nacional dos professores de História e de Geografia. Os novos desafios ao ensino de Geografia passam pela valorização das novas tecnologias e pela resposta aos apelos de participação cidadã nas tomadas de decisão publica - um desafio a partilhar no espaço mais alargado da Iberoamérica, que comunga de uma tradição cultural e de problemas sociais comuns. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811/695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sérgio Claudino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sérgio Claudino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 119-136
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014279516160