A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811 |
Resumo: | A evolução do ensino de Geografia em Portugal revela uma disciplina fortemente instrumentalizada pelo poder político e que adquire maior relevância quando se mobiliza em torno dos grandes projetos sociais da época, como sucedeu na segunda metade do século XIX. Após a perda do império colonial, o ensino da Geografia apostou, sucessivamente, na identificação com o próprio país e com a Europa. As tentativas de inovação didática ditadas pelas autoridades governamentais têm fracassado, o que demonstra que a inovação metodológica é feita com os atores educativos e não à margem destes. A investigação didática é reduzida, sendo desenvolvida pelos docentes universitários que trabalham na formação de professores. Em 2007, as autoridades unificaram a formação de professores de Geografia e de História, o que aponta para a integração das duas disciplinas, ao mesmo tempo que a formação acadêmica exigida é mínima - o poder político prepara-se para desvalorizaras duas disciplinas. A contestação a esta medida deu origem a uma petição pública nacional dos professores de História e de Geografia. Os novos desafios ao ensino de Geografia passam pela valorização das novas tecnologias e pela resposta aos apelos de participação cidadã nas tomadas de decisão publica - um desafio a partilhar no espaço mais alargado da Iberoamérica, que comunga de uma tradição cultural e de problemas sociais comuns. |
id |
AGB-SP1_8ad5096d76e29df8241dd562ddd4fd53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/811 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICOGeografiaReformas CurricularesAutoridades EducativasInvestigaçãoDidáticaCidadaniaA evolução do ensino de Geografia em Portugal revela uma disciplina fortemente instrumentalizada pelo poder político e que adquire maior relevância quando se mobiliza em torno dos grandes projetos sociais da época, como sucedeu na segunda metade do século XIX. Após a perda do império colonial, o ensino da Geografia apostou, sucessivamente, na identificação com o próprio país e com a Europa. As tentativas de inovação didática ditadas pelas autoridades governamentais têm fracassado, o que demonstra que a inovação metodológica é feita com os atores educativos e não à margem destes. A investigação didática é reduzida, sendo desenvolvida pelos docentes universitários que trabalham na formação de professores. Em 2007, as autoridades unificaram a formação de professores de Geografia e de História, o que aponta para a integração das duas disciplinas, ao mesmo tempo que a formação acadêmica exigida é mínima - o poder político prepara-se para desvalorizaras duas disciplinas. A contestação a esta medida deu origem a uma petição pública nacional dos professores de História e de Geografia. Os novos desafios ao ensino de Geografia passam pela valorização das novas tecnologias e pela resposta aos apelos de participação cidadã nas tomadas de decisão publica - um desafio a partilhar no espaço mais alargado da Iberoamérica, que comunga de uma tradição cultural e de problemas sociais comuns. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 119-1362447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811/695Copyright (c) 2017 Sérgio Claudinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaudino, Sérgio2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/811Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
title |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
spellingShingle |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO Claudino, Sérgio Geografia Reformas Curriculares Autoridades Educativas Investigação Didática Cidadania |
title_short |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
title_full |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
title_fullStr |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
title_full_unstemmed |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
title_sort |
A GEOGRAFIA: ENSINO E INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NUM PAÍS EUROPEU PERIFÉRICO |
author |
Claudino, Sérgio |
author_facet |
Claudino, Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudino, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Reformas Curriculares Autoridades Educativas Investigação Didática Cidadania |
topic |
Geografia Reformas Curriculares Autoridades Educativas Investigação Didática Cidadania |
description |
A evolução do ensino de Geografia em Portugal revela uma disciplina fortemente instrumentalizada pelo poder político e que adquire maior relevância quando se mobiliza em torno dos grandes projetos sociais da época, como sucedeu na segunda metade do século XIX. Após a perda do império colonial, o ensino da Geografia apostou, sucessivamente, na identificação com o próprio país e com a Europa. As tentativas de inovação didática ditadas pelas autoridades governamentais têm fracassado, o que demonstra que a inovação metodológica é feita com os atores educativos e não à margem destes. A investigação didática é reduzida, sendo desenvolvida pelos docentes universitários que trabalham na formação de professores. Em 2007, as autoridades unificaram a formação de professores de Geografia e de História, o que aponta para a integração das duas disciplinas, ao mesmo tempo que a formação acadêmica exigida é mínima - o poder político prepara-se para desvalorizaras duas disciplinas. A contestação a esta medida deu origem a uma petição pública nacional dos professores de História e de Geografia. Os novos desafios ao ensino de Geografia passam pela valorização das novas tecnologias e pela resposta aos apelos de participação cidadã nas tomadas de decisão publica - um desafio a partilhar no espaço mais alargado da Iberoamérica, que comunga de uma tradição cultural e de problemas sociais comuns. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/811/695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sérgio Claudino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sérgio Claudino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 119-136 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014279516160 |