HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128 |
Resumo: | Este artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade. |
id |
AGB-SP1_8c8f407dcefc1e604f9bc53514aa867b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3128 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAConhecimentoHegelFormação de ProfessoresCriatividadeArteEste artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade.AGB - Seção São Paulo2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/312810.61636/bpg.v1i110.3128Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 189 - 2102447-09450006-607910.61636/bpg.v1i110reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128/2290Copyright (c) 2023 Emerson Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Emerson2023-10-17T17:34:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3128Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-10-17T17:34:39Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Ribeiro, Emerson Conhecimento Hegel Formação de Professores Criatividade Arte |
title_short |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_full |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_sort |
HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
author |
Ribeiro, Emerson |
author_facet |
Ribeiro, Emerson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Emerson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Hegel Formação de Professores Criatividade Arte |
topic |
Conhecimento Hegel Formação de Professores Criatividade Arte |
description |
Este artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128 10.61636/bpg.v1i110.3128 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128 |
identifier_str_mv |
10.61636/bpg.v1i110.3128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128/2290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Emerson Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Emerson Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 189 - 210 2447-0945 0006-6079 10.61636/bpg.v1i110 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046013109305344 |