HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Emerson
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128
Resumo: Este artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade.
id AGB-SP1_8c8f407dcefc1e604f9bc53514aa867b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3128
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAConhecimentoHegelFormação de ProfessoresCriatividadeArteEste artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade.AGB - Seção São Paulo2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/312810.61636/bpg.v1i110.3128Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 189 - 2102447-09450006-607910.61636/bpg.v1i110reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128/2290Copyright (c) 2023 Emerson Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Emerson2023-10-17T17:34:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3128Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-10-17T17:34:39Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
spellingShingle HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Ribeiro, Emerson
Conhecimento
Hegel
Formação de Professores
Criatividade
Arte
title_short HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_full HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_fullStr HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_sort HEGEL: : A EXPERIÊNCIA DA CONSCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
author Ribeiro, Emerson
author_facet Ribeiro, Emerson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Emerson
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Hegel
Formação de Professores
Criatividade
Arte
topic Conhecimento
Hegel
Formação de Professores
Criatividade
Arte
description Este artigo discorre sobre o processo do conhecimento na consciência, e como esse conhecimento da certeza sensível é percorrido pela consciência em busca do saber absoluto, na obra Fenomenologia do Espírito de Hegel um dos mais importantes filósofos do século XVIII. Para a formação de professores de Geografia procura-se compreender de que forma a arte e os processos criativos, no desenvolvimento dos conteúdos geográficos por meio da experiência da consciência contribui para sua formação. Saber como se dá o processo de conhecimento e como esse conhecimento é construído. Sendo esses processos elevados ao nível de associação, visando o ensino e aprendizagem para se compreender de que forma esses conhecimentos se apresentam como construção do ato de pensar para a formação do pensamento, e como os processos criativos a partir da experiência da consciência pode corroborar nesse contexto, encontrando no caminho da consciência em si para a consciência para si, como ato de conhecimento para a formação de professores em Geografia alinhado ao processo histórico de desenvolvimento da autoconsciência da humanidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128
10.61636/bpg.v1i110.3128
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128
identifier_str_mv 10.61636/bpg.v1i110.3128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3128/2290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Emerson Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Emerson Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 110 (2023): Boletim Paulista de Geografia ; 189 - 210
2447-0945
0006-6079
10.61636/bpg.v1i110
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013109305344