Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermano, Vivian Mendes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fonseca, Ana Ivania Alves, Palhares, Ricardo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1956
Resumo: O propósito da pesquisa está relacionado a identificação dos tipos de atividades realizadas nas margens do rio São Francisco, bem como a relação que a população desenvolve com o mesmo, no trecho correspondente a área urbana das cidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória no campo dos estudos sócio ambientais, cujo trecho escolhido compreende a região do alto São Francisco, onde as cidades oferecem condições sócio ambientais que influenciam o modo de vida, conduzindo a diversificação das atividades sociais. O conjunto metodológico da pesquisa constitui-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e a observação direta da realidade. O aprofundamento teórico e a caracterização da área de estudo se fez a partir do ambiente hidrográfico e urbano, buscando apresentar as características das atividades. No trecho analisado, as categorias identificadas foram: balneário, bares e restaurantes, agricultura de subsistência e pesca.  Os principais usos foram os recreativos, doméstico e comercial, sendo identificadas poucas ações públicas de melhoraria para a relação população e o rio. Esta pesquisa teve a duração de um ano (2017/2018) e foi financiada pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
id AGB-SP1_9d022e9297b606c25c532b694660ef68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1956
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental Rio São FranciscoPopulaçãoMeio AmbienteO propósito da pesquisa está relacionado a identificação dos tipos de atividades realizadas nas margens do rio São Francisco, bem como a relação que a população desenvolve com o mesmo, no trecho correspondente a área urbana das cidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória no campo dos estudos sócio ambientais, cujo trecho escolhido compreende a região do alto São Francisco, onde as cidades oferecem condições sócio ambientais que influenciam o modo de vida, conduzindo a diversificação das atividades sociais. O conjunto metodológico da pesquisa constitui-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e a observação direta da realidade. O aprofundamento teórico e a caracterização da área de estudo se fez a partir do ambiente hidrográfico e urbano, buscando apresentar as características das atividades. No trecho analisado, as categorias identificadas foram: balneário, bares e restaurantes, agricultura de subsistência e pesca.  Os principais usos foram os recreativos, doméstico e comercial, sendo identificadas poucas ações públicas de melhoraria para a relação população e o rio. Esta pesquisa teve a duração de um ano (2017/2018) e foi financiada pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.AGB - Seção São Paulo2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1956Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 172-1862447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1956/1808Copyright (c) 2022 Vivian Mendes Hermano, Ana Ivania Alves Fonseca, Ricardo Henrique Palhares, Ivani Batista Paiminfo:eu-repo/semantics/openAccessHermano, Vivian MendesFonseca, Ana Ivania AlvesPalhares, Ricardo Henrique2023-02-28T09:47:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1956Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:33Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
title Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
spellingShingle Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
Hermano, Vivian Mendes
Rio São Francisco
População
Meio Ambiente
title_short Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
title_full Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
title_fullStr Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
title_full_unstemmed Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
title_sort Rio São Francisco e a cidade:: interação socioambiental
author Hermano, Vivian Mendes
author_facet Hermano, Vivian Mendes
Fonseca, Ana Ivania Alves
Palhares, Ricardo Henrique
author_role author
author2 Fonseca, Ana Ivania Alves
Palhares, Ricardo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermano, Vivian Mendes
Fonseca, Ana Ivania Alves
Palhares, Ricardo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Rio São Francisco
População
Meio Ambiente
topic Rio São Francisco
População
Meio Ambiente
description O propósito da pesquisa está relacionado a identificação dos tipos de atividades realizadas nas margens do rio São Francisco, bem como a relação que a população desenvolve com o mesmo, no trecho correspondente a área urbana das cidades de Pirapora e Buritizeiro, em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória no campo dos estudos sócio ambientais, cujo trecho escolhido compreende a região do alto São Francisco, onde as cidades oferecem condições sócio ambientais que influenciam o modo de vida, conduzindo a diversificação das atividades sociais. O conjunto metodológico da pesquisa constitui-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e a observação direta da realidade. O aprofundamento teórico e a caracterização da área de estudo se fez a partir do ambiente hidrográfico e urbano, buscando apresentar as características das atividades. No trecho analisado, as categorias identificadas foram: balneário, bares e restaurantes, agricultura de subsistência e pesca.  Os principais usos foram os recreativos, doméstico e comercial, sendo identificadas poucas ações públicas de melhoraria para a relação população e o rio. Esta pesquisa teve a duração de um ano (2017/2018) e foi financiada pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1956
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1956/1808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 172-186
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046012918464512