Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Alves de Lima, Barbara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Massaretto Verges, Nivea, Grazzini Gabriel, Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2351
Resumo: A introdução da lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) causaram profundas mudanças sobre a Educação Básica nacional, refletindo na reformulação dos currículos estaduais e municipais de todo país e na alteração dos conteúdos das disciplinas escolares, em especial da Geografia voltados ao Ensino Fundamental e Médio. O objetivo deste artigo é analisar de forma crítica a implantação destes documentos na rede estadual paulista de Educação, assim como os impactos sobre o ensino de Geografia através dos itinerários formativos no Ensino Médio, além de reflexões e possíveis caminhos para o ensino da Geografia, pautados na compreensão de que o currículo, sua construção e prática não devem estar desassociados do trabalho docente e sua relação na construção coletiva do conhecimento escolar, justamente por tratar-se de um projeto institucional de sociedade. Através de uma leitura dialética do processo histórico de elaboração e reprodução dos documentos, evidenciou-se o contexto político de produção da BNCC e sua rápida inserção na reformulação do currículo Paulista, tendo, a parte voltada ao Ensino Médio, sido inserida durante o contexto de pandemia, onde professores e comunidade escolar demonstravam fragilidade em sua articulação para contestação. A pesquisa também revelou o esvaziamento dos conteúdos da Geografia dentro dos itinerários formativo voltados ao Ensino Médio, trazendo a reflexão sobre a necessidade do reconhecimento dos saberes docentes na elaboração e organização dos conteúdos essenciais para a prática de ensino escolar.
id AGB-SP1_a8153ae28f1bedc6eb34c412bbc52c6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2351
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de GeografiaCurrículo e Prática DocenteEnsino de GeografiaGeografía escolarsaberes docentesA introdução da lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) causaram profundas mudanças sobre a Educação Básica nacional, refletindo na reformulação dos currículos estaduais e municipais de todo país e na alteração dos conteúdos das disciplinas escolares, em especial da Geografia voltados ao Ensino Fundamental e Médio. O objetivo deste artigo é analisar de forma crítica a implantação destes documentos na rede estadual paulista de Educação, assim como os impactos sobre o ensino de Geografia através dos itinerários formativos no Ensino Médio, além de reflexões e possíveis caminhos para o ensino da Geografia, pautados na compreensão de que o currículo, sua construção e prática não devem estar desassociados do trabalho docente e sua relação na construção coletiva do conhecimento escolar, justamente por tratar-se de um projeto institucional de sociedade. Através de uma leitura dialética do processo histórico de elaboração e reprodução dos documentos, evidenciou-se o contexto político de produção da BNCC e sua rápida inserção na reformulação do currículo Paulista, tendo, a parte voltada ao Ensino Médio, sido inserida durante o contexto de pandemia, onde professores e comunidade escolar demonstravam fragilidade em sua articulação para contestação. A pesquisa também revelou o esvaziamento dos conteúdos da Geografia dentro dos itinerários formativo voltados ao Ensino Médio, trazendo a reflexão sobre a necessidade do reconhecimento dos saberes docentes na elaboração e organização dos conteúdos essenciais para a prática de ensino escolar.AGB - Seção São Paulo2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/235110.54446/bpg.v1i108.2351Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 108 (2022): Boletim Paulista de Geografia; 50-692447-09450006-607910.54446/bpg.v1i108reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2351/2193Copyright (c) 2023 Barbara Silva Alves de Lima, Nivea Massaretto Verges, Gabriel Grazzini Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Alves de Lima, BarbaraMassaretto Verges, NiveaGrazzini Gabriel, Gabriel2023-03-20T13:05:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2351Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-03-20T13:05:59Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
title Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
spellingShingle Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
Silva Alves de Lima, Barbara
Currículo e Prática Docente
Ensino de Geografia
Geografía escolar
saberes docentes
title_short Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
title_full Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
title_fullStr Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
title_full_unstemmed Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
title_sort Currículo Paulista do Ensino Médio:: implicações das reformas curriculares para o ensino de Geografia
author Silva Alves de Lima, Barbara
author_facet Silva Alves de Lima, Barbara
Massaretto Verges, Nivea
Grazzini Gabriel, Gabriel
author_role author
author2 Massaretto Verges, Nivea
Grazzini Gabriel, Gabriel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Alves de Lima, Barbara
Massaretto Verges, Nivea
Grazzini Gabriel, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo e Prática Docente
Ensino de Geografia
Geografía escolar
saberes docentes
topic Currículo e Prática Docente
Ensino de Geografia
Geografía escolar
saberes docentes
description A introdução da lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) causaram profundas mudanças sobre a Educação Básica nacional, refletindo na reformulação dos currículos estaduais e municipais de todo país e na alteração dos conteúdos das disciplinas escolares, em especial da Geografia voltados ao Ensino Fundamental e Médio. O objetivo deste artigo é analisar de forma crítica a implantação destes documentos na rede estadual paulista de Educação, assim como os impactos sobre o ensino de Geografia através dos itinerários formativos no Ensino Médio, além de reflexões e possíveis caminhos para o ensino da Geografia, pautados na compreensão de que o currículo, sua construção e prática não devem estar desassociados do trabalho docente e sua relação na construção coletiva do conhecimento escolar, justamente por tratar-se de um projeto institucional de sociedade. Através de uma leitura dialética do processo histórico de elaboração e reprodução dos documentos, evidenciou-se o contexto político de produção da BNCC e sua rápida inserção na reformulação do currículo Paulista, tendo, a parte voltada ao Ensino Médio, sido inserida durante o contexto de pandemia, onde professores e comunidade escolar demonstravam fragilidade em sua articulação para contestação. A pesquisa também revelou o esvaziamento dos conteúdos da Geografia dentro dos itinerários formativo voltados ao Ensino Médio, trazendo a reflexão sobre a necessidade do reconhecimento dos saberes docentes na elaboração e organização dos conteúdos essenciais para a prática de ensino escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2351
10.54446/bpg.v1i108.2351
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2351
identifier_str_mv 10.54446/bpg.v1i108.2351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2351/2193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Barbara Silva Alves de Lima, Nivea Massaretto Verges, Gabriel Grazzini Gabriel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Barbara Silva Alves de Lima, Nivea Massaretto Verges, Gabriel Grazzini Gabriel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 108 (2022): Boletim Paulista de Geografia; 50-69
2447-0945
0006-6079
10.54446/bpg.v1i108
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013027516416