Por uma Globalização Dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marcio Fernando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993
Resumo: RESUMO Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo.
id AGB-SP1_b28b0dc4b0060ebbdaaa206babfffcf3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1993
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Por uma Globalização Dialógicaglobalizaçãosociedade da informaçãocomunidades de aprendizagemaprendizagem dialógica.RESUMO Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo.AGB - Seção São Paulo2022-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 107 (2022): Boletim Paulista de Geografia; 56-752447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993/1846Copyright (c) 2022 Marcio Fernando Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marcio Fernando2023-02-28T09:47:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1993Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:03Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por uma Globalização Dialógica
title Por uma Globalização Dialógica
spellingShingle Por uma Globalização Dialógica
Gomes, Marcio Fernando
globalização
sociedade da informação
comunidades de aprendizagem
aprendizagem dialógica.
title_short Por uma Globalização Dialógica
title_full Por uma Globalização Dialógica
title_fullStr Por uma Globalização Dialógica
title_full_unstemmed Por uma Globalização Dialógica
title_sort Por uma Globalização Dialógica
author Gomes, Marcio Fernando
author_facet Gomes, Marcio Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marcio Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv globalização
sociedade da informação
comunidades de aprendizagem
aprendizagem dialógica.
topic globalização
sociedade da informação
comunidades de aprendizagem
aprendizagem dialógica.
description RESUMO Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993/1846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marcio Fernando Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marcio Fernando Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 107 (2022): Boletim Paulista de Geografia; 56-75
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046012946776064