Por uma Globalização Dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993 |
Resumo: | RESUMO Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo. |
id |
AGB-SP1_b28b0dc4b0060ebbdaaa206babfffcf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1993 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma Globalização Dialógicaglobalizaçãosociedade da informaçãocomunidades de aprendizagemaprendizagem dialógica.RESUMO Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo.AGB - Seção São Paulo2022-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 107 (2022): Boletim Paulista de Geografia; 56-752447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993/1846Copyright (c) 2022 Marcio Fernando Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marcio Fernando2023-02-28T09:47:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1993Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:03Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma Globalização Dialógica |
title |
Por uma Globalização Dialógica |
spellingShingle |
Por uma Globalização Dialógica Gomes, Marcio Fernando globalização sociedade da informação comunidades de aprendizagem aprendizagem dialógica. |
title_short |
Por uma Globalização Dialógica |
title_full |
Por uma Globalização Dialógica |
title_fullStr |
Por uma Globalização Dialógica |
title_full_unstemmed |
Por uma Globalização Dialógica |
title_sort |
Por uma Globalização Dialógica |
author |
Gomes, Marcio Fernando |
author_facet |
Gomes, Marcio Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marcio Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
globalização sociedade da informação comunidades de aprendizagem aprendizagem dialógica. |
topic |
globalização sociedade da informação comunidades de aprendizagem aprendizagem dialógica. |
description |
RESUMO Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993/1846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcio Fernando Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcio Fernando Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 107 (2022): Boletim Paulista de Geografia; 56-75 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046012946776064 |