Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vennetier, Pierre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1232
Resumo: Se a porção de território, onde hoje se localiza Brazzaville, foi dada à França pelo rei MAKOKO, a 10 de setembro de 1880, a verdadeira fundação da cidade, entretanto, data apenas de > 1884.Neste ano, BRAZZA e alguns companheiros voltavam à África para uma terceira viagem de exploração. Uma pequena embarcação a vapor, que havia sido trazida desmontada até às margens do Alima, tornou possível a descida do curso desse rio até o do Congo e, depois, por este, de forma a que fosse alcançada, a 29 de abril de 1884, a margem direita do lago de Stanley (“Stanley Pool” ), terra francesa havia já 4 anos. Nesse local, não existia ainda mais do que algumas aldeias indígenas, das quais a mais importante era a de M*Fa ou M}Foa. Achava-se esta, porém, à margem de terrenos pantanosos e era preciso escolher um local mais saudável para um estabelecimento definitivo. Foi a l.° de maio de 1884 que CHAVANNES, um dos companheiros de Brazza, estabeleceu-se num ponto mais elevado, um planalto dominando o Congo, de solo arenoso, à pequena distância de uma ravina por onde corria um regato. Aí existiam, porém, algumas choças que abrigavam os escravos de um chefe negro: estas foram compradas, bem como as culturas que as cercavam e, desde o dia seguinte, a missão européia instalava-se provisoriamente nas desmanteladas “cases” e começava a limpar o terreno onde deveriam ser construídos os edifícios definitivos.
id AGB-SP1_ef7c4e5ada5296f45b6873e6819bef3c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1232
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesaBrazzavilleCongoÁfricafrancesaSe a porção de território, onde hoje se localiza Brazzaville, foi dada à França pelo rei MAKOKO, a 10 de setembro de 1880, a verdadeira fundação da cidade, entretanto, data apenas de > 1884.Neste ano, BRAZZA e alguns companheiros voltavam à África para uma terceira viagem de exploração. Uma pequena embarcação a vapor, que havia sido trazida desmontada até às margens do Alima, tornou possível a descida do curso desse rio até o do Congo e, depois, por este, de forma a que fosse alcançada, a 29 de abril de 1884, a margem direita do lago de Stanley (“Stanley Pool” ), terra francesa havia já 4 anos. Nesse local, não existia ainda mais do que algumas aldeias indígenas, das quais a mais importante era a de M*Fa ou M}Foa. Achava-se esta, porém, à margem de terrenos pantanosos e era preciso escolher um local mais saudável para um estabelecimento definitivo. Foi a l.° de maio de 1884 que CHAVANNES, um dos companheiros de Brazza, estabeleceu-se num ponto mais elevado, um planalto dominando o Congo, de solo arenoso, à pequena distância de uma ravina por onde corria um regato. Aí existiam, porém, algumas choças que abrigavam os escravos de um chefe negro: estas foram compradas, bem como as culturas que as cercavam e, desde o dia seguinte, a missão européia instalava-se provisoriamente nas desmanteladas “cases” e começava a limpar o terreno onde deveriam ser construídos os edifícios definitivos.Boletim Paulista de Geografia2017-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1232Boletim Paulista de Geografia; n. 34 (1960); 18 - 402447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1232/1080Copyright (c) 2017 Pierre Vennetierinfo:eu-repo/semantics/openAccessVennetier, Pierre2017-10-17T19:01:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1232Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-10-17T19:01:14Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
title Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
spellingShingle Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
Vennetier, Pierre
Brazzaville
Congo
África
francesa
title_short Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
title_full Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
title_fullStr Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
title_full_unstemmed Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
title_sort Brazzaville: alguns aspectos de uma cidade da África francesa
author Vennetier, Pierre
author_facet Vennetier, Pierre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vennetier, Pierre
dc.subject.por.fl_str_mv Brazzaville
Congo
África
francesa
topic Brazzaville
Congo
África
francesa
description Se a porção de território, onde hoje se localiza Brazzaville, foi dada à França pelo rei MAKOKO, a 10 de setembro de 1880, a verdadeira fundação da cidade, entretanto, data apenas de > 1884.Neste ano, BRAZZA e alguns companheiros voltavam à África para uma terceira viagem de exploração. Uma pequena embarcação a vapor, que havia sido trazida desmontada até às margens do Alima, tornou possível a descida do curso desse rio até o do Congo e, depois, por este, de forma a que fosse alcançada, a 29 de abril de 1884, a margem direita do lago de Stanley (“Stanley Pool” ), terra francesa havia já 4 anos. Nesse local, não existia ainda mais do que algumas aldeias indígenas, das quais a mais importante era a de M*Fa ou M}Foa. Achava-se esta, porém, à margem de terrenos pantanosos e era preciso escolher um local mais saudável para um estabelecimento definitivo. Foi a l.° de maio de 1884 que CHAVANNES, um dos companheiros de Brazza, estabeleceu-se num ponto mais elevado, um planalto dominando o Congo, de solo arenoso, à pequena distância de uma ravina por onde corria um regato. Aí existiam, porém, algumas choças que abrigavam os escravos de um chefe negro: estas foram compradas, bem como as culturas que as cercavam e, desde o dia seguinte, a missão européia instalava-se provisoriamente nas desmanteladas “cases” e começava a limpar o terreno onde deveriam ser construídos os edifícios definitivos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1232
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1232/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pierre Vennetier
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pierre Vennetier
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 34 (1960); 18 - 40
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046016416514048