O café, riqueza paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Filho, José Ribeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1301
Resumo: O café, que há mais de um século constituia base de economia brasileira, possui um lugar impar na evolução histórica social de uma grande porção da nossa terra. Nenhum dos produtos que representaram no passado fontes de riqueza do Brasil, poude emparelhar-se com o café, tanto no que diz respeito ao seu valor de produção, quanto nas consequências socioculturais produzidas. Nem a cana e o pau-brasil nos primeiros tempos da colônia, e muito menos o ouro e as pedras preciosas no findar do período colonial português, nas consequências oriundas para os brasileiros, podem medir forças com o café (1). Basta citar um dos dados calculados por Simonsen, para que tenhamos ideia do valor do café para o Brasil; da independência até o ano de 1938, para um total da exportação brasileira de 3 bilhões e 400 milhões de libras esterlinas, o café, sozinho, concorre com 2 bilhões. Se lembrarmos de que o açúcar, o mais notável produto da exportação brasileira nos três séculos coloniais rendeu 300 milhões de libras esterlinas, teremos mais uma prova do que representa na história económica brasileira, esta riqueza que há 12S anos vem ocupando o primeiro lugar na balança comercial do Brasil.
id AGB-SP1_f203c42778aac1309ddd6549af7c1d4c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1301
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling O café, riqueza paulistacafépaulistaeconomiabrasileiraO café, que há mais de um século constituia base de economia brasileira, possui um lugar impar na evolução histórica social de uma grande porção da nossa terra. Nenhum dos produtos que representaram no passado fontes de riqueza do Brasil, poude emparelhar-se com o café, tanto no que diz respeito ao seu valor de produção, quanto nas consequências socioculturais produzidas. Nem a cana e o pau-brasil nos primeiros tempos da colônia, e muito menos o ouro e as pedras preciosas no findar do período colonial português, nas consequências oriundas para os brasileiros, podem medir forças com o café (1). Basta citar um dos dados calculados por Simonsen, para que tenhamos ideia do valor do café para o Brasil; da independência até o ano de 1938, para um total da exportação brasileira de 3 bilhões e 400 milhões de libras esterlinas, o café, sozinho, concorre com 2 bilhões. Se lembrarmos de que o açúcar, o mais notável produto da exportação brasileira nos três séculos coloniais rendeu 300 milhões de libras esterlinas, teremos mais uma prova do que representa na história económica brasileira, esta riqueza que há 12S anos vem ocupando o primeiro lugar na balança comercial do Brasil.Boletim Paulista de Geografia2017-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1301Boletim Paulista de Geografia; n. 23 (1956); 77 - 1342447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1301/1138Copyright (c) 2017 José Ribeiro de Araújo Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Filho, José Ribeiro de2017-11-08T11:35:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1301Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-11-08T11:35:29Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv O café, riqueza paulista
title O café, riqueza paulista
spellingShingle O café, riqueza paulista
Araújo Filho, José Ribeiro de
café
paulista
economia
brasileira
title_short O café, riqueza paulista
title_full O café, riqueza paulista
title_fullStr O café, riqueza paulista
title_full_unstemmed O café, riqueza paulista
title_sort O café, riqueza paulista
author Araújo Filho, José Ribeiro de
author_facet Araújo Filho, José Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Filho, José Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv café
paulista
economia
brasileira
topic café
paulista
economia
brasileira
description O café, que há mais de um século constituia base de economia brasileira, possui um lugar impar na evolução histórica social de uma grande porção da nossa terra. Nenhum dos produtos que representaram no passado fontes de riqueza do Brasil, poude emparelhar-se com o café, tanto no que diz respeito ao seu valor de produção, quanto nas consequências socioculturais produzidas. Nem a cana e o pau-brasil nos primeiros tempos da colônia, e muito menos o ouro e as pedras preciosas no findar do período colonial português, nas consequências oriundas para os brasileiros, podem medir forças com o café (1). Basta citar um dos dados calculados por Simonsen, para que tenhamos ideia do valor do café para o Brasil; da independência até o ano de 1938, para um total da exportação brasileira de 3 bilhões e 400 milhões de libras esterlinas, o café, sozinho, concorre com 2 bilhões. Se lembrarmos de que o açúcar, o mais notável produto da exportação brasileira nos três séculos coloniais rendeu 300 milhões de libras esterlinas, teremos mais uma prova do que representa na história económica brasileira, esta riqueza que há 12S anos vem ocupando o primeiro lugar na balança comercial do Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1301
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1301/1138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 José Ribeiro de Araújo Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 José Ribeiro de Araújo Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 23 (1956); 77 - 134
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046016474185728