O uso de antimicrobianos em um hospital de ensino: uma breve avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro,Marcelo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferraz,Tanise, Bueno,Marina, Koch,Bruna Elisa, Foresti,Camyla, Lena,Virginia F, Machado,Janete A, Rauber,Janine M, Krummenaauer,Eliane C, Lazaroto,Dóris M
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302011000400016
Resumo: OBJETIVO: Os antimicrobianos são utilizados de forma indiscriminada na prática médica, contribuindo com a emergência de cepas microbianas resistentes. MÉTODOS: Este estudo descreve a auditoria de antimicrobianos realizada por análise prospectiva de 846 prontuários de pacientes internados no Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil. RESULTADOS: Do total dos pacientes analisados, 134 (15,8%) receberam antimicrobianos. A auditoria foi realizada de modo interativo, com intervenção e discussão com o médico prescritor. Considerando-se o diagnóstico presumido e a droga prescrita, verificou-se que 74,6% dos pacientes em uso de antimicrobiano receberam o tratamento considerado de primeira escolha. A inadequação do antimicrobiano para o diagnóstico clínico (5,2%) e a falta do ajuste para a função renal (43,7%) foram os equívocos mais frequentes. CONCLUSÃO: Um planejamento estratégico direcionado ao uso racional de antimicrobianos baseado em práticas educacionais intervencionistas pode auxiliar o médico do controle de infecção a adequar as rotinas com melhoria da qualidade da assistência.
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