Saúde e qualidade de vida de médicos residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenção,Luciano Garcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moscardini,Airton Camacho, Soler,Zaida Aurora Sperli Geraldes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000100021
Resumo: OBJETIVO: Discutir sobre saúde e qualidade de vida de médicos residentes. MÉTODOS: Estudo de revisão bibliográfica no qual se realizou a análise de conteúdo do assunto enfocado. A fonte de busca foi a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas Bases Eletrônicas Medline (Medical Literature Analysis and Retrietal System On-Line), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On Line) e pelo endereço eletrônico scholar.google.com.br. Os descritores utilizados foram: qualidade de vida, estresse, internato e residência. Realizou-se o ordenamento e a análise da bibliografia científica, de modo a avaliar e discutir aspectos apresentados nos estudos com relação à temática, considerando a distribuição das publicações segundo país de origem, o período de publicação, a fonte e o título, o foco de estudo e as principais conclusões. RESULTADOS: As publicações analisadas abordam aspectos importantes como incidências elevadas de Burnout, estresse, depressão, fadiga e sono entre os residentes; dificuldade de enfrentamento; relação entre carga horária de trabalho e qualidade de vida; necessidade de melhorias na legislação da residência médica para melhorar as condições de trabalho e aprendizado. CONCLUSÃO: A implementação de programas de assistência aos residentes produz melhorias na qualidade da capacitação profissional e na qualidade de vida pessoal, melhorando o relacionamento com os pacientes. Apesar de estressante, a residência médica é uma experiência enriquecedora, que propicia o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens médicos.
id AMB-1_23b1dfab470d06526b280c13e9c367f4
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302010000100021
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Saúde e qualidade de vida de médicos residentesQualidade de VidaEstresseInternato e residênciaOBJETIVO: Discutir sobre saúde e qualidade de vida de médicos residentes. MÉTODOS: Estudo de revisão bibliográfica no qual se realizou a análise de conteúdo do assunto enfocado. A fonte de busca foi a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas Bases Eletrônicas Medline (Medical Literature Analysis and Retrietal System On-Line), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On Line) e pelo endereço eletrônico scholar.google.com.br. Os descritores utilizados foram: qualidade de vida, estresse, internato e residência. Realizou-se o ordenamento e a análise da bibliografia científica, de modo a avaliar e discutir aspectos apresentados nos estudos com relação à temática, considerando a distribuição das publicações segundo país de origem, o período de publicação, a fonte e o título, o foco de estudo e as principais conclusões. RESULTADOS: As publicações analisadas abordam aspectos importantes como incidências elevadas de Burnout, estresse, depressão, fadiga e sono entre os residentes; dificuldade de enfrentamento; relação entre carga horária de trabalho e qualidade de vida; necessidade de melhorias na legislação da residência médica para melhorar as condições de trabalho e aprendizado. CONCLUSÃO: A implementação de programas de assistência aos residentes produz melhorias na qualidade da capacitação profissional e na qualidade de vida pessoal, melhorando o relacionamento com os pacientes. Apesar de estressante, a residência médica é uma experiência enriquecedora, que propicia o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens médicos.Associação Médica Brasileira2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000100021Revista da Associação Médica Brasileira v.56 n.1 2010reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/S0104-42302010000100021info:eu-repo/semantics/openAccessLourenção,Luciano GarciaMoscardini,Airton CamachoSoler,Zaida Aurora Sperli Geraldespor2010-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302010000100021Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2010-03-24T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
title Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
spellingShingle Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
Lourenção,Luciano Garcia
Qualidade de Vida
Estresse
Internato e residência
title_short Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
title_full Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
title_fullStr Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
title_full_unstemmed Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
title_sort Saúde e qualidade de vida de médicos residentes
author Lourenção,Luciano Garcia
author_facet Lourenção,Luciano Garcia
Moscardini,Airton Camacho
Soler,Zaida Aurora Sperli Geraldes
author_role author
author2 Moscardini,Airton Camacho
Soler,Zaida Aurora Sperli Geraldes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenção,Luciano Garcia
Moscardini,Airton Camacho
Soler,Zaida Aurora Sperli Geraldes
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida
Estresse
Internato e residência
topic Qualidade de Vida
Estresse
Internato e residência
description OBJETIVO: Discutir sobre saúde e qualidade de vida de médicos residentes. MÉTODOS: Estudo de revisão bibliográfica no qual se realizou a análise de conteúdo do assunto enfocado. A fonte de busca foi a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas Bases Eletrônicas Medline (Medical Literature Analysis and Retrietal System On-Line), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On Line) e pelo endereço eletrônico scholar.google.com.br. Os descritores utilizados foram: qualidade de vida, estresse, internato e residência. Realizou-se o ordenamento e a análise da bibliografia científica, de modo a avaliar e discutir aspectos apresentados nos estudos com relação à temática, considerando a distribuição das publicações segundo país de origem, o período de publicação, a fonte e o título, o foco de estudo e as principais conclusões. RESULTADOS: As publicações analisadas abordam aspectos importantes como incidências elevadas de Burnout, estresse, depressão, fadiga e sono entre os residentes; dificuldade de enfrentamento; relação entre carga horária de trabalho e qualidade de vida; necessidade de melhorias na legislação da residência médica para melhorar as condições de trabalho e aprendizado. CONCLUSÃO: A implementação de programas de assistência aos residentes produz melhorias na qualidade da capacitação profissional e na qualidade de vida pessoal, melhorando o relacionamento com os pacientes. Apesar de estressante, a residência médica é uma experiência enriquecedora, que propicia o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens médicos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-42302010000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.56 n.1 2010
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212828897607680