Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,Lucília Santana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Arneiro,Áurea Helena de Almeida, Troster,Eduardo Juan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000300019
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o efeito da ventilação de alta freqüência (VAF) em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório (SDRA) por meio de estimativas de sobrevida e tempo de ventilação. Verificar se a VAF reduziu a indicação de oxigenação de membrana extracorpórea (ECMO) em crianças e adolescentes com SDRA. MÉTODOS: A técnica empregada foi uma revisão sistemática da literatura médica sobre o uso de VAF e ECMO em crianças e adolescentes com SDRA. O levantamento bibliográfico utilizou os bancos de dados Medline, Lilacs e Embase. Os termos utilizados para pesquisa foram: adult respiratory distress syndrome, ARDS, acute respiratory distress syndrome, respiratory distress syndrome, extracorporeal membrane oxygenation, ECMO, high-frequency ventilation, high-frequency jet ventilation e high-frequency oscillatory ventilation. Foram procurados ensaios clínicos controlados e randomizados, estudos de coorte e série de casos que comparavam VAF com ventilação mecânica convencional (VMC), ECMO com VMC ou VAF precedendo o uso de ECMO. RESULTADOS: Foram identificadas 289 publicações relacionadas a VAF, SDRA e ECMO. Destas, apenas nove atendiam aos critérios de seleção pré-estabelecidos referindo-se a utilização de VAF e/ou ECMO em crianças e adolescentes com SDRA. CONCLUSÃO: Não foi possível confirmar se o uso de VAF melhora a sobrevida de crianças e adolescentes com SDRA. Quanto ao tempo de ventilação, não houve estudo que comprovasse, com significância estatística, a sua redução ou aumento. Não foi possível verificar se VAF diminui ou não a indicação de ECMO em crianças e adolescentes com SDRA.
id AMB-1_62a08231d195876c7a391494fc33d174
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302007000300019
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)Ventilação de alta freqüênciaOxigenação de membrana extracorpóreaSíndrome do desconforto respiratório agudoCriançasAdolescentesOBJETIVO: Avaliar o efeito da ventilação de alta freqüência (VAF) em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório (SDRA) por meio de estimativas de sobrevida e tempo de ventilação. Verificar se a VAF reduziu a indicação de oxigenação de membrana extracorpórea (ECMO) em crianças e adolescentes com SDRA. MÉTODOS: A técnica empregada foi uma revisão sistemática da literatura médica sobre o uso de VAF e ECMO em crianças e adolescentes com SDRA. O levantamento bibliográfico utilizou os bancos de dados Medline, Lilacs e Embase. Os termos utilizados para pesquisa foram: adult respiratory distress syndrome, ARDS, acute respiratory distress syndrome, respiratory distress syndrome, extracorporeal membrane oxygenation, ECMO, high-frequency ventilation, high-frequency jet ventilation e high-frequency oscillatory ventilation. Foram procurados ensaios clínicos controlados e randomizados, estudos de coorte e série de casos que comparavam VAF com ventilação mecânica convencional (VMC), ECMO com VMC ou VAF precedendo o uso de ECMO. RESULTADOS: Foram identificadas 289 publicações relacionadas a VAF, SDRA e ECMO. Destas, apenas nove atendiam aos critérios de seleção pré-estabelecidos referindo-se a utilização de VAF e/ou ECMO em crianças e adolescentes com SDRA. CONCLUSÃO: Não foi possível confirmar se o uso de VAF melhora a sobrevida de crianças e adolescentes com SDRA. Quanto ao tempo de ventilação, não houve estudo que comprovasse, com significância estatística, a sua redução ou aumento. Não foi possível verificar se VAF diminui ou não a indicação de ECMO em crianças e adolescentes com SDRA.Associação Médica Brasileira2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000300019Revista da Associação Médica Brasileira v.53 n.3 2007reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/S0104-42302007000300019info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,Lucília SantanaArneiro,Áurea Helena de AlmeidaTroster,Eduardo Juanpor2007-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302007000300019Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2007-07-31T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
title Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
spellingShingle Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
Faria,Lucília Santana
Ventilação de alta freqüência
Oxigenação de membrana extracorpórea
Síndrome do desconforto respiratório agudo
Crianças
Adolescentes
title_short Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
title_full Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
title_fullStr Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
title_full_unstemmed Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
title_sort Ventilação de alta freqüência em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório agudo (impacto sobre o uso de ecmo)
author Faria,Lucília Santana
author_facet Faria,Lucília Santana
Arneiro,Áurea Helena de Almeida
Troster,Eduardo Juan
author_role author
author2 Arneiro,Áurea Helena de Almeida
Troster,Eduardo Juan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria,Lucília Santana
Arneiro,Áurea Helena de Almeida
Troster,Eduardo Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Ventilação de alta freqüência
Oxigenação de membrana extracorpórea
Síndrome do desconforto respiratório agudo
Crianças
Adolescentes
topic Ventilação de alta freqüência
Oxigenação de membrana extracorpórea
Síndrome do desconforto respiratório agudo
Crianças
Adolescentes
description OBJETIVO: Avaliar o efeito da ventilação de alta freqüência (VAF) em crianças e adolescentes com síndrome do desconforto respiratório (SDRA) por meio de estimativas de sobrevida e tempo de ventilação. Verificar se a VAF reduziu a indicação de oxigenação de membrana extracorpórea (ECMO) em crianças e adolescentes com SDRA. MÉTODOS: A técnica empregada foi uma revisão sistemática da literatura médica sobre o uso de VAF e ECMO em crianças e adolescentes com SDRA. O levantamento bibliográfico utilizou os bancos de dados Medline, Lilacs e Embase. Os termos utilizados para pesquisa foram: adult respiratory distress syndrome, ARDS, acute respiratory distress syndrome, respiratory distress syndrome, extracorporeal membrane oxygenation, ECMO, high-frequency ventilation, high-frequency jet ventilation e high-frequency oscillatory ventilation. Foram procurados ensaios clínicos controlados e randomizados, estudos de coorte e série de casos que comparavam VAF com ventilação mecânica convencional (VMC), ECMO com VMC ou VAF precedendo o uso de ECMO. RESULTADOS: Foram identificadas 289 publicações relacionadas a VAF, SDRA e ECMO. Destas, apenas nove atendiam aos critérios de seleção pré-estabelecidos referindo-se a utilização de VAF e/ou ECMO em crianças e adolescentes com SDRA. CONCLUSÃO: Não foi possível confirmar se o uso de VAF melhora a sobrevida de crianças e adolescentes com SDRA. Quanto ao tempo de ventilação, não houve estudo que comprovasse, com significância estatística, a sua redução ou aumento. Não foi possível verificar se VAF diminui ou não a indicação de ECMO em crianças e adolescentes com SDRA.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-42302007000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.53 n.3 2007
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212827541798912