Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto,Ana Maria Feitosa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Amorim,Melania Maria Ramos de, Coelho,Isabela Coutinho Neiva, Santos,Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300018
Resumo: OBJETIVOS: Determinar o perfil sorológico para toxoplasmose e identificar os principais fatores associados à susceptibilidade (pacientes com imunoglobulinas IgG e IgM ausentes) em gestantes atendidas em uma maternidade-escola do Recife. MÉTODOS: Realizou-se um estudo de corte transversal, incluindo 503 gestantes submetidas à sorologia para toxoplasmose no IMIP (Recife), no período de outubro de 2004 a abril de 2005. Realizou-se imunofluorescência indireta para pesquisa de IgG e IgM e um breve questionário foi aplicado às pacientes, descrevendo-se identificação, características demográficas e obstétricas, antecedentes mórbidos relevantes, hábitos de vida e tipo de moradia. Para análise estatística, utilizaram-se os testes Qui quadrado de associação e exato de Fisher, com um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Constatou-se imunidade para toxoplasmose em 74,7%, susceptibilidade em 22,5% e "possível" infecção ativa em 2,8% das gestantes. Não se encontrou associação estatisticamente significativa entre susceptibilidade para toxoplasmose e idade, procedência, condições mórbidas, hábitos, condições de habitação, rede de esgotos, criação de animais domésticos, número de gestações e idade gestacional. Verificou-se uma associação significativa entre susceptibilidade para toxoplasmose e escolaridade, com uma maior freqüência de susceptibilidade entre mulheres com oito ou mais anos de estudo. CONCLUSÃO: A freqüência de susceptibilidade para toxoplasmose é relativamente baixa entre pacientes atendidas no pré-natal em nosso meio e nenhum outro fator preditivo além da escolaridade foi identificado.
id AMB-1_6a5f92bd4840a6e76769430f5ada1e51
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302008000300018
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidadeToxoplasmoseAssistência pré-natalGestaçãoSoroprevalênciaInfecções congênitasOBJETIVOS: Determinar o perfil sorológico para toxoplasmose e identificar os principais fatores associados à susceptibilidade (pacientes com imunoglobulinas IgG e IgM ausentes) em gestantes atendidas em uma maternidade-escola do Recife. MÉTODOS: Realizou-se um estudo de corte transversal, incluindo 503 gestantes submetidas à sorologia para toxoplasmose no IMIP (Recife), no período de outubro de 2004 a abril de 2005. Realizou-se imunofluorescência indireta para pesquisa de IgG e IgM e um breve questionário foi aplicado às pacientes, descrevendo-se identificação, características demográficas e obstétricas, antecedentes mórbidos relevantes, hábitos de vida e tipo de moradia. Para análise estatística, utilizaram-se os testes Qui quadrado de associação e exato de Fisher, com um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Constatou-se imunidade para toxoplasmose em 74,7%, susceptibilidade em 22,5% e "possível" infecção ativa em 2,8% das gestantes. Não se encontrou associação estatisticamente significativa entre susceptibilidade para toxoplasmose e idade, procedência, condições mórbidas, hábitos, condições de habitação, rede de esgotos, criação de animais domésticos, número de gestações e idade gestacional. Verificou-se uma associação significativa entre susceptibilidade para toxoplasmose e escolaridade, com uma maior freqüência de susceptibilidade entre mulheres com oito ou mais anos de estudo. CONCLUSÃO: A freqüência de susceptibilidade para toxoplasmose é relativamente baixa entre pacientes atendidas no pré-natal em nosso meio e nenhum outro fator preditivo além da escolaridade foi identificado.Associação Médica Brasileira2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300018Revista da Associação Médica Brasileira v.54 n.3 2008reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/S0104-42302008000300018info:eu-repo/semantics/openAccessPorto,Ana Maria FeitosaAmorim,Melania Maria Ramos deCoelho,Isabela Coutinho NeivaSantos,Luiz Carlospor2008-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302008000300018Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2008-06-26T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
title Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
spellingShingle Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
Porto,Ana Maria Feitosa
Toxoplasmose
Assistência pré-natal
Gestação
Soroprevalência
Infecções congênitas
title_short Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
title_full Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
title_fullStr Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
title_full_unstemmed Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
title_sort Perfil sorológico para toxoplasmose em gestantes atendidas em maternidade
author Porto,Ana Maria Feitosa
author_facet Porto,Ana Maria Feitosa
Amorim,Melania Maria Ramos de
Coelho,Isabela Coutinho Neiva
Santos,Luiz Carlos
author_role author
author2 Amorim,Melania Maria Ramos de
Coelho,Isabela Coutinho Neiva
Santos,Luiz Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto,Ana Maria Feitosa
Amorim,Melania Maria Ramos de
Coelho,Isabela Coutinho Neiva
Santos,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Toxoplasmose
Assistência pré-natal
Gestação
Soroprevalência
Infecções congênitas
topic Toxoplasmose
Assistência pré-natal
Gestação
Soroprevalência
Infecções congênitas
description OBJETIVOS: Determinar o perfil sorológico para toxoplasmose e identificar os principais fatores associados à susceptibilidade (pacientes com imunoglobulinas IgG e IgM ausentes) em gestantes atendidas em uma maternidade-escola do Recife. MÉTODOS: Realizou-se um estudo de corte transversal, incluindo 503 gestantes submetidas à sorologia para toxoplasmose no IMIP (Recife), no período de outubro de 2004 a abril de 2005. Realizou-se imunofluorescência indireta para pesquisa de IgG e IgM e um breve questionário foi aplicado às pacientes, descrevendo-se identificação, características demográficas e obstétricas, antecedentes mórbidos relevantes, hábitos de vida e tipo de moradia. Para análise estatística, utilizaram-se os testes Qui quadrado de associação e exato de Fisher, com um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Constatou-se imunidade para toxoplasmose em 74,7%, susceptibilidade em 22,5% e "possível" infecção ativa em 2,8% das gestantes. Não se encontrou associação estatisticamente significativa entre susceptibilidade para toxoplasmose e idade, procedência, condições mórbidas, hábitos, condições de habitação, rede de esgotos, criação de animais domésticos, número de gestações e idade gestacional. Verificou-se uma associação significativa entre susceptibilidade para toxoplasmose e escolaridade, com uma maior freqüência de susceptibilidade entre mulheres com oito ou mais anos de estudo. CONCLUSÃO: A freqüência de susceptibilidade para toxoplasmose é relativamente baixa entre pacientes atendidas no pré-natal em nosso meio e nenhum outro fator preditivo além da escolaridade foi identificado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-42302008000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.54 n.3 2008
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212827990589440