Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho,Vanessa Fortes Zschaber
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Metze,Konradin, Sanches,Fernanda Squárcio Fernandes, Rocha,Gislene Fátima Silva, Gobbi,Helenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300011
Resumo: OBJETIVO: Avaliar e relacionar fatores morfológicos e moleculares de câncer de mama preditivos de metástases em linfonodos axilares. MÉTODOS: Selecionamos 123 casos de carcinomas mamários invasores subdivididos em três grupos de acordo com o status axilar (pacientes com macrometástases, com micrometástases e linfonodo-negativas). Avaliamos e correlacionamos a presença de metástases axilares com fatores morfológicos (tamanho do tumor, tipo e grau histológicos, invasão linfática e sangüínea em lâminas coradas pela hematoxilina e eosina) e moleculares do tumor primário (receptores de estrógeno e progesterona, Ki67, p53, E-caderina, Her2, e invasão linfática e sangüínea em lâminas coradas pela imunoistoquímica, para D2-40 e CD31). RESULTADOS: A ocorrência de metástases axilares esteve positivamente relacionada à embolização neoplásica em vasos linfáticos em lâminas coradas pela hematoxilina e eosina (HE), quando analisamos os casos com metástases e sem metástases (p=0,04), e, quando eles eram analisados em três subgrupos (p=0,002). Também identificamos relação positiva e estatisticamente significativa entre a presença de metástases axilares e invasão de vasos sangüíneos em lâminas coradas pelo CD31 (p=0,02). As demais variáveis moleculares e morfológicas não mostraram relação estatisticamente significativa com a presença de metástases. CONCLUSÃO: A invasão neoplásica em vasos linfáticos e sangüíneos identificadas em cortes histológicos corados pela HE e por marcadores imunoistoquímicos relaciona-se positivamente com a ocorrência de metástases, e é preditivo de metástases em linfonodos axilares em câncer de mama.
id AMB-1_6f29af09efcba8ce8b7394874574bcf8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302008000300011
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilaresFatores preditivosCâncer de mamaMetástases axilaresHematoxilina e eosinaImunoistoquímicaOBJETIVO: Avaliar e relacionar fatores morfológicos e moleculares de câncer de mama preditivos de metástases em linfonodos axilares. MÉTODOS: Selecionamos 123 casos de carcinomas mamários invasores subdivididos em três grupos de acordo com o status axilar (pacientes com macrometástases, com micrometástases e linfonodo-negativas). Avaliamos e correlacionamos a presença de metástases axilares com fatores morfológicos (tamanho do tumor, tipo e grau histológicos, invasão linfática e sangüínea em lâminas coradas pela hematoxilina e eosina) e moleculares do tumor primário (receptores de estrógeno e progesterona, Ki67, p53, E-caderina, Her2, e invasão linfática e sangüínea em lâminas coradas pela imunoistoquímica, para D2-40 e CD31). RESULTADOS: A ocorrência de metástases axilares esteve positivamente relacionada à embolização neoplásica em vasos linfáticos em lâminas coradas pela hematoxilina e eosina (HE), quando analisamos os casos com metástases e sem metástases (p=0,04), e, quando eles eram analisados em três subgrupos (p=0,002). Também identificamos relação positiva e estatisticamente significativa entre a presença de metástases axilares e invasão de vasos sangüíneos em lâminas coradas pelo CD31 (p=0,02). As demais variáveis moleculares e morfológicas não mostraram relação estatisticamente significativa com a presença de metástases. CONCLUSÃO: A invasão neoplásica em vasos linfáticos e sangüíneos identificadas em cortes histológicos corados pela HE e por marcadores imunoistoquímicos relaciona-se positivamente com a ocorrência de metástases, e é preditivo de metástases em linfonodos axilares em câncer de mama.Associação Médica Brasileira2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300011Revista da Associação Médica Brasileira v.54 n.3 2008reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/S0104-42302008000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho,Vanessa Fortes ZschaberMetze,KonradinSanches,Fernanda Squárcio FernandesRocha,Gislene Fátima SilvaGobbi,Helenicepor2008-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302008000300011Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2008-06-26T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
title Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
spellingShingle Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
Marinho,Vanessa Fortes Zschaber
Fatores preditivos
Câncer de mama
Metástases axilares
Hematoxilina e eosina
Imunoistoquímica
title_short Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
title_full Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
title_fullStr Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
title_full_unstemmed Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
title_sort Marcadores moleculares em câncer de mama preditivos de metástases axilares
author Marinho,Vanessa Fortes Zschaber
author_facet Marinho,Vanessa Fortes Zschaber
Metze,Konradin
Sanches,Fernanda Squárcio Fernandes
Rocha,Gislene Fátima Silva
Gobbi,Helenice
author_role author
author2 Metze,Konradin
Sanches,Fernanda Squárcio Fernandes
Rocha,Gislene Fátima Silva
Gobbi,Helenice
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho,Vanessa Fortes Zschaber
Metze,Konradin
Sanches,Fernanda Squárcio Fernandes
Rocha,Gislene Fátima Silva
Gobbi,Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores preditivos
Câncer de mama
Metástases axilares
Hematoxilina e eosina
Imunoistoquímica
topic Fatores preditivos
Câncer de mama
Metástases axilares
Hematoxilina e eosina
Imunoistoquímica
description OBJETIVO: Avaliar e relacionar fatores morfológicos e moleculares de câncer de mama preditivos de metástases em linfonodos axilares. MÉTODOS: Selecionamos 123 casos de carcinomas mamários invasores subdivididos em três grupos de acordo com o status axilar (pacientes com macrometástases, com micrometástases e linfonodo-negativas). Avaliamos e correlacionamos a presença de metástases axilares com fatores morfológicos (tamanho do tumor, tipo e grau histológicos, invasão linfática e sangüínea em lâminas coradas pela hematoxilina e eosina) e moleculares do tumor primário (receptores de estrógeno e progesterona, Ki67, p53, E-caderina, Her2, e invasão linfática e sangüínea em lâminas coradas pela imunoistoquímica, para D2-40 e CD31). RESULTADOS: A ocorrência de metástases axilares esteve positivamente relacionada à embolização neoplásica em vasos linfáticos em lâminas coradas pela hematoxilina e eosina (HE), quando analisamos os casos com metástases e sem metástases (p=0,04), e, quando eles eram analisados em três subgrupos (p=0,002). Também identificamos relação positiva e estatisticamente significativa entre a presença de metástases axilares e invasão de vasos sangüíneos em lâminas coradas pelo CD31 (p=0,02). As demais variáveis moleculares e morfológicas não mostraram relação estatisticamente significativa com a presença de metástases. CONCLUSÃO: A invasão neoplásica em vasos linfáticos e sangüíneos identificadas em cortes histológicos corados pela HE e por marcadores imunoistoquímicos relaciona-se positivamente com a ocorrência de metástases, e é preditivo de metástases em linfonodos axilares em câncer de mama.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-42302008000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.54 n.3 2008
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212827976957952