A vacinação no conteúdo de livros escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Succi,Camila de Menezes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Wickbold,Daniela, Succi,Regina Célia de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302005000200013
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o conteúdo dos livros do ensino fundamental nos conceitos e nas informações que trazem sobre vacinação. MÉTODOS: Foram analisados 50 livros escolares da área de Ciências e Biologia por duas alunas do 5º ano de medicina e por uma professora de medicina, na área de Pediatria, para verificar o seu conteúdo de vacinação. RESULTADOS: Dos 50 livros avaliados, 17 (34%) não continham qualquer informação sobre vacinação. Dos 33 livros com informações sobre vacinas, 19 (57,6%) continham informações incorretas: erros na definição de vacina, erro no calendário vacinal, desatualização de conteúdo, omissão de conteúdo e ilustração inadequada. Entre os erros, apontamos: citação de vacinas inexistentes (dengue) ou em desuso (varíola); o conceito de que vacina é um remédio; a indicação de vacinação apenas para crianças; associação de vacinas com dor e desconforto. Sobre o conteúdo vacinas, 26/33 (78,7%) citavam conceito/definição de vacinas, 29/33 (87,8%) associavam vacina com prevenção de doenças, 10/33 (30,3%) citavam o calendário básico de vacinação e apenas 7/33 (21,2%) informavam sobre a vacinação de outras faixas etárias que não a pediátrica. CONCLUSÃO: Apesar da importância do tema vacinação e das recomendações do MEC, mais da metade dos livros pesquisados apresentou alguma informação errada sobre o assunto.
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