Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacique,Denis Barbosa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passini Junior,Renato, Osis,Maria José Martins Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000600011
Resumo: OBJETIVO: Desenvolver e validar o conteúdo do Mosaico de Opiniões Sobre o Aborto Induzido (Mosai), um questionário estruturado que se pretende utilizar como instrumento para coletar informações sobre as opiniões de profissionais da saúde acerca da moralidade do aborto induzido. MÉTODOS: O conteúdo da primeira versão do questionário foi desenvolvido com base na técnica de análise temática de conteúdo de livros, artigos, filmes, sites e jornais relatando casos de abortamento e argumentando sobre sua prática. O Mosai ficou composto por 6 dilemas morais (vinhetas) relacionados a casos de abortamento, cujos desfechos devem ser escolhidos pelos respondentes e podem ser justificados mediante a classificação de 15 padrões de argumentos sobre o tema. A fim de validar seu conteúdo, o questionário foi submetido ao crivo de um painel de 12 especialistas, uma amostra intencional constituída de médicos, juristas, bioeticistas, sociólogos, enfermeiros e estatísticos, que avaliaram os critérios de clareza da redação, pertinência, adequação à amostra e aos domínios. As notas atribuídas pelos especialistas foram submetidas ao método da taxa de concordância. Os comentários livres foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo RESULTADOS: Todos os dilemas e argumentos foram considerados válidos segundo a taxa de concordância, entretanto, alguns comentários motivaram a exclusão de um dilema sobre anticoncepção de emergência, dentre outras mudanças CONCLUSÃO: A validação do Mosai poderá contribuir para que as opiniões de profissionais da saúde com relação à moralidade do aborto possam ser avaliadas de maneira abrangente e com maior profundidade.
id AMB-1_c60209f9c5072b74ae8f3e167e44835d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302013000600011
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)AbortoEstudos de validaçãoConhecimentos, atitudes e prática em saúdeInterrupção voluntária da gravidezProfissional da saúdeAnálise éticaOBJETIVO: Desenvolver e validar o conteúdo do Mosaico de Opiniões Sobre o Aborto Induzido (Mosai), um questionário estruturado que se pretende utilizar como instrumento para coletar informações sobre as opiniões de profissionais da saúde acerca da moralidade do aborto induzido. MÉTODOS: O conteúdo da primeira versão do questionário foi desenvolvido com base na técnica de análise temática de conteúdo de livros, artigos, filmes, sites e jornais relatando casos de abortamento e argumentando sobre sua prática. O Mosai ficou composto por 6 dilemas morais (vinhetas) relacionados a casos de abortamento, cujos desfechos devem ser escolhidos pelos respondentes e podem ser justificados mediante a classificação de 15 padrões de argumentos sobre o tema. A fim de validar seu conteúdo, o questionário foi submetido ao crivo de um painel de 12 especialistas, uma amostra intencional constituída de médicos, juristas, bioeticistas, sociólogos, enfermeiros e estatísticos, que avaliaram os critérios de clareza da redação, pertinência, adequação à amostra e aos domínios. As notas atribuídas pelos especialistas foram submetidas ao método da taxa de concordância. Os comentários livres foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo RESULTADOS: Todos os dilemas e argumentos foram considerados válidos segundo a taxa de concordância, entretanto, alguns comentários motivaram a exclusão de um dilema sobre anticoncepção de emergência, dentre outras mudanças CONCLUSÃO: A validação do Mosai poderá contribuir para que as opiniões de profissionais da saúde com relação à moralidade do aborto possam ser avaliadas de maneira abrangente e com maior profundidade.Associação Médica Brasileira2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000600011Revista da Associação Médica Brasileira v.59 n.6 2013reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1016/j.ramb.2013.06.011info:eu-repo/semantics/openAccessCacique,Denis BarbosaPassini Junior,RenatoOsis,Maria José Martins Duartepor2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302013000600011Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2015-07-28T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
title Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
spellingShingle Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
Cacique,Denis Barbosa
Aborto
Estudos de validação
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Interrupção voluntária da gravidez
Profissional da saúde
Análise ética
title_short Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
title_full Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
title_fullStr Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
title_full_unstemmed Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
title_sort Validação de conteúdo do Mosaico de Opiniões sobre o Aborto Induzido (Mosai)
author Cacique,Denis Barbosa
author_facet Cacique,Denis Barbosa
Passini Junior,Renato
Osis,Maria José Martins Duarte
author_role author
author2 Passini Junior,Renato
Osis,Maria José Martins Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacique,Denis Barbosa
Passini Junior,Renato
Osis,Maria José Martins Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Aborto
Estudos de validação
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Interrupção voluntária da gravidez
Profissional da saúde
Análise ética
topic Aborto
Estudos de validação
Conhecimentos, atitudes e prática em saúde
Interrupção voluntária da gravidez
Profissional da saúde
Análise ética
description OBJETIVO: Desenvolver e validar o conteúdo do Mosaico de Opiniões Sobre o Aborto Induzido (Mosai), um questionário estruturado que se pretende utilizar como instrumento para coletar informações sobre as opiniões de profissionais da saúde acerca da moralidade do aborto induzido. MÉTODOS: O conteúdo da primeira versão do questionário foi desenvolvido com base na técnica de análise temática de conteúdo de livros, artigos, filmes, sites e jornais relatando casos de abortamento e argumentando sobre sua prática. O Mosai ficou composto por 6 dilemas morais (vinhetas) relacionados a casos de abortamento, cujos desfechos devem ser escolhidos pelos respondentes e podem ser justificados mediante a classificação de 15 padrões de argumentos sobre o tema. A fim de validar seu conteúdo, o questionário foi submetido ao crivo de um painel de 12 especialistas, uma amostra intencional constituída de médicos, juristas, bioeticistas, sociólogos, enfermeiros e estatísticos, que avaliaram os critérios de clareza da redação, pertinência, adequação à amostra e aos domínios. As notas atribuídas pelos especialistas foram submetidas ao método da taxa de concordância. Os comentários livres foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo RESULTADOS: Todos os dilemas e argumentos foram considerados válidos segundo a taxa de concordância, entretanto, alguns comentários motivaram a exclusão de um dilema sobre anticoncepção de emergência, dentre outras mudanças CONCLUSÃO: A validação do Mosai poderá contribuir para que as opiniões de profissionais da saúde com relação à moralidade do aborto possam ser avaliadas de maneira abrangente e com maior profundidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000600011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000600011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.ramb.2013.06.011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.59 n.6 2013
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212831056625664