Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,D.B. de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Fernandes,O., Gomes,V.R., Silva,E.J. da, Pinho,P.R.A. de, Paiva,D.D. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100001
Resumo: Múltiplos agentes estão envolvidos na etiopatogenia da diarréia em Aids. O exame de fezes e a colonoscopia são elementos decisivos para o diagnóstico específico. A enterocolite por CMV pode cursar com febre, emagrecimento, diarréia intermitente e hematoquesia. Outros agentes causadores de diarréia podem ter o mesmo espectro de apresentação. OBJETIVO: Definir o perfil clínico da enterocolite por CMV em pacientes com Aids, comparando os parâmetros clínicos, endoscópicos e de tempo de sobrevida entre dois grupos com diarréia crônica, grupo A com CMV e grupo B sem CMV. MÉTODOS: Foram acompanhados 48 pacientes com Aids e diarréia de duração maior que 30 dias, sendo 27 do grupo A e 21 do grupo B. Os parâmetros analisados foram idade, situação de risco, duração da diarréia, hematoquesia, intervalo de tempo entre diagnóstico da infecção por HIV e início de diarréia, achados endoscópicos e sobrevida. Foram realizados exames parasitológicos, culturas e colonoscopia com biópsias. Foi utilizado o teste "t-student" para amostras não pareadas e o teste Qui-Quadrado com correção de Yates para variáveis não paramétricas. Foram construídas curvas de sobrevida pelo método descrito por Kaplan-Meier e aplicado o teste de Mantel - Haenszel. Foi assumido como nível de significância estatística o valor de P menor que 0.05. RESULTADOS: O padrão endoscópico da infecção por CMV correspondeu a ulcerações associadas a hemorragia de submucosa 14 (51.8%) P < 0.01. O tempo de sobrevida do grupo B após o diagnóstico do HIV e após o diagnóstico específico da diarréia foi maior que o do grupo A (0.005 > P > 0.001). Os outros parâmetros estudados não mostraram significância estatística. CONCLUSÕES: A presença de enterocolite por CMV em Aids é marcador de mau prognóstico e menor sobrevida. Existe um padrão endoscópico sugestivo da infecção por CMV.
id AMB-1_c6a72fac790ec7519972eac7503bab25
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302000000100001
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)CitomegalovírusDiarréiaAidsMúltiplos agentes estão envolvidos na etiopatogenia da diarréia em Aids. O exame de fezes e a colonoscopia são elementos decisivos para o diagnóstico específico. A enterocolite por CMV pode cursar com febre, emagrecimento, diarréia intermitente e hematoquesia. Outros agentes causadores de diarréia podem ter o mesmo espectro de apresentação. OBJETIVO: Definir o perfil clínico da enterocolite por CMV em pacientes com Aids, comparando os parâmetros clínicos, endoscópicos e de tempo de sobrevida entre dois grupos com diarréia crônica, grupo A com CMV e grupo B sem CMV. MÉTODOS: Foram acompanhados 48 pacientes com Aids e diarréia de duração maior que 30 dias, sendo 27 do grupo A e 21 do grupo B. Os parâmetros analisados foram idade, situação de risco, duração da diarréia, hematoquesia, intervalo de tempo entre diagnóstico da infecção por HIV e início de diarréia, achados endoscópicos e sobrevida. Foram realizados exames parasitológicos, culturas e colonoscopia com biópsias. Foi utilizado o teste "t-student" para amostras não pareadas e o teste Qui-Quadrado com correção de Yates para variáveis não paramétricas. Foram construídas curvas de sobrevida pelo método descrito por Kaplan-Meier e aplicado o teste de Mantel - Haenszel. Foi assumido como nível de significância estatística o valor de P menor que 0.05. RESULTADOS: O padrão endoscópico da infecção por CMV correspondeu a ulcerações associadas a hemorragia de submucosa 14 (51.8%) P < 0.01. O tempo de sobrevida do grupo B após o diagnóstico do HIV e após o diagnóstico específico da diarréia foi maior que o do grupo A (0.005 > P > 0.001). Os outros parâmetros estudados não mostraram significância estatística. CONCLUSÕES: A presença de enterocolite por CMV em Aids é marcador de mau prognóstico e menor sobrevida. Existe um padrão endoscópico sugestivo da infecção por CMV.Associação Médica Brasileira2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100001Revista da Associação Médica Brasileira v.46 n.1 2000reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/S0104-42302000000100001info:eu-repo/semantics/openAccessLima,D.B. deFernandes,O.Gomes,V.R.Silva,E.J. daPinho,P.R.A. dePaiva,D.D. depor2000-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302000000100001Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2000-04-14T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
title Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
spellingShingle Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
Lima,D.B. de
Citomegalovírus
Diarréia
Aids
title_short Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
title_full Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
title_fullStr Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
title_full_unstemmed Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
title_sort Perfil clínico da Enterocolite por Citomegalovírus (CMV) na síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids)
author Lima,D.B. de
author_facet Lima,D.B. de
Fernandes,O.
Gomes,V.R.
Silva,E.J. da
Pinho,P.R.A. de
Paiva,D.D. de
author_role author
author2 Fernandes,O.
Gomes,V.R.
Silva,E.J. da
Pinho,P.R.A. de
Paiva,D.D. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,D.B. de
Fernandes,O.
Gomes,V.R.
Silva,E.J. da
Pinho,P.R.A. de
Paiva,D.D. de
dc.subject.por.fl_str_mv Citomegalovírus
Diarréia
Aids
topic Citomegalovírus
Diarréia
Aids
description Múltiplos agentes estão envolvidos na etiopatogenia da diarréia em Aids. O exame de fezes e a colonoscopia são elementos decisivos para o diagnóstico específico. A enterocolite por CMV pode cursar com febre, emagrecimento, diarréia intermitente e hematoquesia. Outros agentes causadores de diarréia podem ter o mesmo espectro de apresentação. OBJETIVO: Definir o perfil clínico da enterocolite por CMV em pacientes com Aids, comparando os parâmetros clínicos, endoscópicos e de tempo de sobrevida entre dois grupos com diarréia crônica, grupo A com CMV e grupo B sem CMV. MÉTODOS: Foram acompanhados 48 pacientes com Aids e diarréia de duração maior que 30 dias, sendo 27 do grupo A e 21 do grupo B. Os parâmetros analisados foram idade, situação de risco, duração da diarréia, hematoquesia, intervalo de tempo entre diagnóstico da infecção por HIV e início de diarréia, achados endoscópicos e sobrevida. Foram realizados exames parasitológicos, culturas e colonoscopia com biópsias. Foi utilizado o teste "t-student" para amostras não pareadas e o teste Qui-Quadrado com correção de Yates para variáveis não paramétricas. Foram construídas curvas de sobrevida pelo método descrito por Kaplan-Meier e aplicado o teste de Mantel - Haenszel. Foi assumido como nível de significância estatística o valor de P menor que 0.05. RESULTADOS: O padrão endoscópico da infecção por CMV correspondeu a ulcerações associadas a hemorragia de submucosa 14 (51.8%) P < 0.01. O tempo de sobrevida do grupo B após o diagnóstico do HIV e após o diagnóstico específico da diarréia foi maior que o do grupo A (0.005 > P > 0.001). Os outros parâmetros estudados não mostraram significância estatística. CONCLUSÕES: A presença de enterocolite por CMV em Aids é marcador de mau prognóstico e menor sobrevida. Existe um padrão endoscópico sugestivo da infecção por CMV.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-42302000000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.46 n.1 2000
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212824976982016