Comportamento no trânsito entre estudantes de medicina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Associação Médica Brasileira (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000500013 |
Resumo: | OBJETIVOS: Estudar o comportamento de estudantes de medicina em relação ao trânsito, comparando os padrões atuais com aqueles observados em estudo realizado anteriormente na mesma instituição. MÉTODOS: Foram aplicados questionários padronizados em uma amostra de estudantes regularmente matriculados no curso médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, objetivando coletar informações demográficas, socioeconômicas e referentes ao comportamento no trânsito e envolvimento em acidentes. Esses resultados foram comparados com os obtidos em investigação semelhante, realizada em 1997. RESULTADOS: Foram estudados 354 alunos em 2008 e 377 em 1997. Do total, 431 (59%) já haviam dirigido logo após a ingestão de álcool, sendo que, desses, 21,5% em condições de intensa alcoolização. Participação em rachas foi referida por 10,5% dos participantes, com diferença marcante entre os sexos (12,5% entre homens e 3,4% em mulheres). Envolvimento em acidentes com vítimas, fatais ou não, foi referido por 19,2% dos participantes. Esses percentuais atingiram 31,1% entre os que já dirigiram intensamente alcoolizados e 42,9% entre os que participaram de rachas. O estudo de 2008 evidenciou maior uso de capacete e de cinto de segurança em meio urbano e redução de uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Por outro lado, mostrou redução de respeito contínuo à sinalização de semáforos. CONCLUSÃO: Comportamentos de risco no trânsito fazem-se presentes com elevada frequência entre os participantes, estando diretamente relacionados com o envolvimento em acidentes que provocam vítimas. Visto ser essa uma parcela populacional diferenciada, com conhecimento e contato direto com as consequências desses acidentes, esperar-se-ia uma menor presença de comportamentos de elevado risco. As informações oriundas desse trabalho devem conduzir a uma reflexão por parte da comunidade acadêmica com vistas à introdução de programas educativos capazes de produzir mudança efetiva de atitude dos estudantes. |
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