Efeitos de intervenção educativa na adesão às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na unidade de terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Erimara Dall'Agnol de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fleck,Caren Schlottefeld, Borges,Januário José Vieira, Condessa,Robledo Leal, Vieira,Sílvia Regina Rios
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2013000200009
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a efetividade de uma intervenção educacional na adesão dos profissionais da saúde às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na unidade de terapia intensiva. MÉTODOS: Estudo quasi-experimental, com avaliação da adesão dos profissionais da unidade de terapia intensiva às recomendações da técnica de aspiração traqueobrônquica, em pacientes internados na unidade de terapia intensiva, antes e após uma intervenção educacional teórico-prática. As comparações foram feitas com teste do qui-quadrado e foi utilizado o nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Foram observados 124 procedimentos, pré e pós-intervenção. Verificou-se aumento da adesão em: utilização de equipamento para proteção individual (p=0,01), cuidado com a abertura da embalagem do cateter (p<0,001), uso de luva estéril na mão dominante para retirada do cateter (p=0,003), contato da luva estéril apenas com o cateter (p<0,001), realização de movimentos circulares durante a retirada do cateter (p<0,001), cateter envolto na luva estéril no final do procedimento (p=0,003), utilização de água destilada, aberta no início do procedimento, para lavagem do látex de conexão (p=0,002), descarte do restante do conteúdo de água destilada ao final do procedimento (p<0,001) e realização do conjunto dos procedimentos da técnica de aspiração (p<0,001). CONCLUSÃO: Houve baixa adesão dos profissionais de saúde às medidas preventivas de infecção hospitalar, indicando a necessidade de implantação de estratégias educativas. A intervenção educativa utilizada mostrou-se efetiva para melhorar a adesão às recomendações da técnica de aspiração traqueobrônquica.
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