A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais,Teresa Márcia Nascimento de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva,Antonio da, Avi,Ana Luiza Ribeiro de Oliveira, Souza,Patrícia Helena Rodrigues de, Knobel,Elias, Camargo,Luiz Fernando Aranha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2006000400016
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em unidade de terapia intensiva (UTI), a pneumonia nosocomial é responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares, sendo que seu estabelecimento se dá mais comumente pela aspiração do conteúdo presente na boca e faringe. O objetivo deste estudo foi buscar dados na literatura sobre a participação da condição bucal no estabelecimento da pneumonia nosocomial. CONTEÚDO: A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTI, o que propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente por patógenos respiratórios. Os estudos mostram claramente que a quantidade de biofilme bucal em pacientes de UTI aumenta com o tempo de internação, paralelamente também ocorre aumento de patógenos respiratórios que colonizam o biofilme bucal, sendo esse um reservatório importante de patógenos. CONCLUSÕES: Apesar de hipóteses bem fundamentadas que estreitam as relações entre infecções pulmonares e a condição bucal, os estudos ainda não estão completamente definidos. Diante de fortes possibilidades de que estas hipóteses sejam verdadeiras, se faz necessário à aquisição e manutenção da saúde bucal, além de maior integração da Odontologia e da Medicina, visando o tratamento global dos pacientes, a prevenção de doenças e maior humanização dos pacientes internados em UTI.
id AMIB-1_1f66d6d2f39d3c5a4560ca1e93a8709f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2006000400016
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensivaHigiene bucalPneumoniaUTIJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em unidade de terapia intensiva (UTI), a pneumonia nosocomial é responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares, sendo que seu estabelecimento se dá mais comumente pela aspiração do conteúdo presente na boca e faringe. O objetivo deste estudo foi buscar dados na literatura sobre a participação da condição bucal no estabelecimento da pneumonia nosocomial. CONTEÚDO: A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTI, o que propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente por patógenos respiratórios. Os estudos mostram claramente que a quantidade de biofilme bucal em pacientes de UTI aumenta com o tempo de internação, paralelamente também ocorre aumento de patógenos respiratórios que colonizam o biofilme bucal, sendo esse um reservatório importante de patógenos. CONCLUSÕES: Apesar de hipóteses bem fundamentadas que estreitam as relações entre infecções pulmonares e a condição bucal, os estudos ainda não estão completamente definidos. Diante de fortes possibilidades de que estas hipóteses sejam verdadeiras, se faz necessário à aquisição e manutenção da saúde bucal, além de maior integração da Odontologia e da Medicina, visando o tratamento global dos pacientes, a prevenção de doenças e maior humanização dos pacientes internados em UTI.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2006000400016Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.18 n.4 2006reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.1590/S0103-507X2006000400016info:eu-repo/semantics/openAccessMorais,Teresa Márcia Nascimento deSilva,Antonio daAvi,Ana Luiza Ribeiro de OliveiraSouza,Patrícia Helena Rodrigues deKnobel,EliasCamargo,Luiz Fernando Aranhapor2008-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2006000400016Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2008-03-28T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
title A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
spellingShingle A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
Morais,Teresa Márcia Nascimento de
Higiene bucal
Pneumonia
UTI
title_short A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
title_full A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
title_fullStr A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
title_full_unstemmed A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
title_sort A importância da atuação odontológica em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
author Morais,Teresa Márcia Nascimento de
author_facet Morais,Teresa Márcia Nascimento de
Silva,Antonio da
Avi,Ana Luiza Ribeiro de Oliveira
Souza,Patrícia Helena Rodrigues de
Knobel,Elias
Camargo,Luiz Fernando Aranha
author_role author
author2 Silva,Antonio da
Avi,Ana Luiza Ribeiro de Oliveira
Souza,Patrícia Helena Rodrigues de
Knobel,Elias
Camargo,Luiz Fernando Aranha
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais,Teresa Márcia Nascimento de
Silva,Antonio da
Avi,Ana Luiza Ribeiro de Oliveira
Souza,Patrícia Helena Rodrigues de
Knobel,Elias
Camargo,Luiz Fernando Aranha
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene bucal
Pneumonia
UTI
topic Higiene bucal
Pneumonia
UTI
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em unidade de terapia intensiva (UTI), a pneumonia nosocomial é responsável por altas taxas de morbidade, mortalidade e aumento expressivo dos custos hospitalares, sendo que seu estabelecimento se dá mais comumente pela aspiração do conteúdo presente na boca e faringe. O objetivo deste estudo foi buscar dados na literatura sobre a participação da condição bucal no estabelecimento da pneumonia nosocomial. CONTEÚDO: A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTI, o que propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente por patógenos respiratórios. Os estudos mostram claramente que a quantidade de biofilme bucal em pacientes de UTI aumenta com o tempo de internação, paralelamente também ocorre aumento de patógenos respiratórios que colonizam o biofilme bucal, sendo esse um reservatório importante de patógenos. CONCLUSÕES: Apesar de hipóteses bem fundamentadas que estreitam as relações entre infecções pulmonares e a condição bucal, os estudos ainda não estão completamente definidos. Diante de fortes possibilidades de que estas hipóteses sejam verdadeiras, se faz necessário à aquisição e manutenção da saúde bucal, além de maior integração da Odontologia e da Medicina, visando o tratamento global dos pacientes, a prevenção de doenças e maior humanização dos pacientes internados em UTI.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2006000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2006000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-507X2006000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.18 n.4 2006
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212856086134784