Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Miranildes de Abreu
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Alcântara,Erikson Custódio, Paula,Lilian Khellen Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400008
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A central de ventiladores mecânicos é a unidade do hospital com finalidade de organizar recursos de ventilação, promovendo controle e manutenção preventiva e organizacional destes equipamentos. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de implantação de uma central de ventiladores mecânicos em hospital universitário, subsidiado pela identificação do conhecimento técnico científico dos enfermeiros sobre o tema ventilação mecânica e pela detecção de problemas oriundos do gerenciamento descentralizado dos ventiladores. MÉTODO: Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizado com 13 enfermeiros de unidades de terapia intensiva. As informações foram coletadas através de entrevistas estruturadas e submetidas a análise descritiva do conteúdo. RESULTADOS: Revelaram que os enfermeiros possuem dúvidas diversas, fato evidenciado por 100% dos entrevistados que mencionaram a necessidade de cursos de capacitação voltados para a assistência de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica. As situações descritas pelos enfermeiros no cotidiano, demonstraram que a descentralização do gerenciamento dos ventiladores mecânicos mostraram-se ineficaz quanto à organização, segurança e qualidade. A proposta de implantação de uma central de ventiladores aponta para melhorias na assistência, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento. CONCLUSÕES: O perfil atual pode ser mudado através do rompimento de paradigmas institucionais e da instituição de práticas inovadoras que reforçarão o propósito de um hospital de grande porte voltado para o ensino, a pesquisa e a extensão.
id AMIB-1_5f372efe0b47977556b21aadfee96d03
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2007000400008
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidadeassistência de enfermagemcentral de ventiladores mecânicosventilação mecânicaUTIJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A central de ventiladores mecânicos é a unidade do hospital com finalidade de organizar recursos de ventilação, promovendo controle e manutenção preventiva e organizacional destes equipamentos. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de implantação de uma central de ventiladores mecânicos em hospital universitário, subsidiado pela identificação do conhecimento técnico científico dos enfermeiros sobre o tema ventilação mecânica e pela detecção de problemas oriundos do gerenciamento descentralizado dos ventiladores. MÉTODO: Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizado com 13 enfermeiros de unidades de terapia intensiva. As informações foram coletadas através de entrevistas estruturadas e submetidas a análise descritiva do conteúdo. RESULTADOS: Revelaram que os enfermeiros possuem dúvidas diversas, fato evidenciado por 100% dos entrevistados que mencionaram a necessidade de cursos de capacitação voltados para a assistência de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica. As situações descritas pelos enfermeiros no cotidiano, demonstraram que a descentralização do gerenciamento dos ventiladores mecânicos mostraram-se ineficaz quanto à organização, segurança e qualidade. A proposta de implantação de uma central de ventiladores aponta para melhorias na assistência, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento. CONCLUSÕES: O perfil atual pode ser mudado através do rompimento de paradigmas institucionais e da instituição de práticas inovadoras que reforçarão o propósito de um hospital de grande porte voltado para o ensino, a pesquisa e a extensão.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400008Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.4 2007reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.1590/S0103-507X2007000400008info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Miranildes de AbreuAlcântara,Erikson CustódioPaula,Lilian Khellen Gomes depor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2007000400008Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2008-01-22T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
title Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
spellingShingle Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
Batista,Miranildes de Abreu
assistência de enfermagem
central de ventiladores mecânicos
ventilação mecânica
UTI
title_short Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
title_full Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
title_fullStr Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
title_full_unstemmed Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
title_sort Central de ventiladores mecânicos: organização, segurança e qualidade
author Batista,Miranildes de Abreu
author_facet Batista,Miranildes de Abreu
Alcântara,Erikson Custódio
Paula,Lilian Khellen Gomes de
author_role author
author2 Alcântara,Erikson Custódio
Paula,Lilian Khellen Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista,Miranildes de Abreu
Alcântara,Erikson Custódio
Paula,Lilian Khellen Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv assistência de enfermagem
central de ventiladores mecânicos
ventilação mecânica
UTI
topic assistência de enfermagem
central de ventiladores mecânicos
ventilação mecânica
UTI
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A central de ventiladores mecânicos é a unidade do hospital com finalidade de organizar recursos de ventilação, promovendo controle e manutenção preventiva e organizacional destes equipamentos. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de implantação de uma central de ventiladores mecânicos em hospital universitário, subsidiado pela identificação do conhecimento técnico científico dos enfermeiros sobre o tema ventilação mecânica e pela detecção de problemas oriundos do gerenciamento descentralizado dos ventiladores. MÉTODO: Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizado com 13 enfermeiros de unidades de terapia intensiva. As informações foram coletadas através de entrevistas estruturadas e submetidas a análise descritiva do conteúdo. RESULTADOS: Revelaram que os enfermeiros possuem dúvidas diversas, fato evidenciado por 100% dos entrevistados que mencionaram a necessidade de cursos de capacitação voltados para a assistência de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica. As situações descritas pelos enfermeiros no cotidiano, demonstraram que a descentralização do gerenciamento dos ventiladores mecânicos mostraram-se ineficaz quanto à organização, segurança e qualidade. A proposta de implantação de uma central de ventiladores aponta para melhorias na assistência, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento. CONCLUSÕES: O perfil atual pode ser mudado através do rompimento de paradigmas institucionais e da instituição de práticas inovadoras que reforçarão o propósito de um hospital de grande porte voltado para o ensino, a pesquisa e a extensão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-507X2007000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.4 2007
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212856636637184