Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Silvia Aguiar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Germano,Nuno, Santos,Ana, Bento,Luis
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2015000200185
Resumo: RESUMO Este artigo relata o caso de um homem caucasiano de 43 anos de idade com nefropatia terminal em tratamento com hemodiálise e apresentando endocardite infecciosa das válvulas aórtica e tricúspide. O quadro clínico foi dominado pelo comprometimento neurológico, devido à embolia cerebral e a componentes hemorrágicos. Uma tomografia computadorizada tóraco-abdominal revelou um êmbolo séptico pulmonar. O paciente foi submetido à antibioticoterapia empírica utilizando ceftriaxona, gentamicina e vancomicina, sendo o tratamento modificado para flucloxacilina e gentamicina após o isolamento de S. aureus nas hemoculturas. A equipe multidisciplinar determinou que o paciente deveria ser submetido à substituição de válvulas após estabilização da hemorragia intracraniana; contudo, no oitavo dia após a hospitalização, o paciente entrou em parada cardíaca causada por embolia séptica pulmonar maciça, vindo a falecer. Apesar do risco de agravamento da lesão hemorrágica cerebral, em pacientes de alto risco deveria ser considerado realizar precocemente uma intervenção cirúrgica.
id AMIB-1_92a9c51eca19586fb41f24e541e782da
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2015000200185
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonarEndocardite/etiologiaDiálise renalEmbolismoVálvula aórticaVálvula tricúspideTomografia computadorizada por raios xRelatos de casosRESUMO Este artigo relata o caso de um homem caucasiano de 43 anos de idade com nefropatia terminal em tratamento com hemodiálise e apresentando endocardite infecciosa das válvulas aórtica e tricúspide. O quadro clínico foi dominado pelo comprometimento neurológico, devido à embolia cerebral e a componentes hemorrágicos. Uma tomografia computadorizada tóraco-abdominal revelou um êmbolo séptico pulmonar. O paciente foi submetido à antibioticoterapia empírica utilizando ceftriaxona, gentamicina e vancomicina, sendo o tratamento modificado para flucloxacilina e gentamicina após o isolamento de S. aureus nas hemoculturas. A equipe multidisciplinar determinou que o paciente deveria ser submetido à substituição de válvulas após estabilização da hemorragia intracraniana; contudo, no oitavo dia após a hospitalização, o paciente entrou em parada cardíaca causada por embolia séptica pulmonar maciça, vindo a falecer. Apesar do risco de agravamento da lesão hemorrágica cerebral, em pacientes de alto risco deveria ser considerado realizar precocemente uma intervenção cirúrgica.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2015-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2015000200185Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.27 n.2 2015reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.5935/0103-507X.20150031info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Silvia AguiarGermano,NunoSantos,AnaBento,Luispor2015-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2015000200185Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2015-06-29T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
title Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
spellingShingle Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
Rosa,Silvia Aguiar
Endocardite/etiologia
Diálise renal
Embolismo
Válvula aórtica
Válvula tricúspide
Tomografia computadorizada por raios x
Relatos de casos
title_short Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
title_full Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
title_fullStr Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
title_full_unstemmed Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
title_sort Endocardite aórtica e tricúspide em pacientes de hemodiálise com embolia sistêmica e pulmonar
author Rosa,Silvia Aguiar
author_facet Rosa,Silvia Aguiar
Germano,Nuno
Santos,Ana
Bento,Luis
author_role author
author2 Germano,Nuno
Santos,Ana
Bento,Luis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Silvia Aguiar
Germano,Nuno
Santos,Ana
Bento,Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Endocardite/etiologia
Diálise renal
Embolismo
Válvula aórtica
Válvula tricúspide
Tomografia computadorizada por raios x
Relatos de casos
topic Endocardite/etiologia
Diálise renal
Embolismo
Válvula aórtica
Válvula tricúspide
Tomografia computadorizada por raios x
Relatos de casos
description RESUMO Este artigo relata o caso de um homem caucasiano de 43 anos de idade com nefropatia terminal em tratamento com hemodiálise e apresentando endocardite infecciosa das válvulas aórtica e tricúspide. O quadro clínico foi dominado pelo comprometimento neurológico, devido à embolia cerebral e a componentes hemorrágicos. Uma tomografia computadorizada tóraco-abdominal revelou um êmbolo séptico pulmonar. O paciente foi submetido à antibioticoterapia empírica utilizando ceftriaxona, gentamicina e vancomicina, sendo o tratamento modificado para flucloxacilina e gentamicina após o isolamento de S. aureus nas hemoculturas. A equipe multidisciplinar determinou que o paciente deveria ser submetido à substituição de válvulas após estabilização da hemorragia intracraniana; contudo, no oitavo dia após a hospitalização, o paciente entrou em parada cardíaca causada por embolia séptica pulmonar maciça, vindo a falecer. Apesar do risco de agravamento da lesão hemorrágica cerebral, em pacientes de alto risco deveria ser considerado realizar precocemente uma intervenção cirúrgica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2015000200185
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2015000200185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-507X.20150031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.27 n.2 2015
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212861862739968