Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia,Bárbara Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jomar,Rafael Tavares, Valente,Tania Cristina de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2019000400536
Resumo: RESUMO Objetivo: Descrever a ocorrência de delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva, segundo características clínicas e demográficas. Métodos: Estudo retrospectivo realizado com 135 adultos internados na unidade de terapia intensiva de um hospital público especializado em oncologia, localizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e março de 2016. Foram utilizados o teste exato de Fischer e o teste de associação linear para identificar diferenças estatisticamente significativas na ocorrência de delirium entre, respectivamente, variáveis categóricas e ordinais, considerando valor de p < 0,05. Resultados: A ocorrência global de delirium foi igual a 39,3%, sendo foi mais frequente entre pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com performance status que requeria grande assistência/acamado, internaram na unidade de terapia intensiva por problemas clínicos, em uso de drogas sedativas, submetidas à quimioterapia, e permaneceram 8 ou mais dias internados na unidade de terapia intensiva. Considerando apenas os pacientes sob ventilação mecânica, a ocorrência global de delirium foi de 64,6%, e apenas o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva ≥ 8 dias mostrou diferença estatisticamente significativa. Conclusão: A ocorrência de delirium em pacientes críticos com câncer é elevada. Considerando apenas aqueles sob ventilação mecânica, a ocorrência desse fenômeno é ainda maior.
id AMIB-1_b9982b903367571f74043641744e483f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2019000400536
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivoDelírio/epidemiologiaNeoplasias/complicaçõesRespiração artificialEfeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentosUnidades de terapia intensivaRESUMO Objetivo: Descrever a ocorrência de delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva, segundo características clínicas e demográficas. Métodos: Estudo retrospectivo realizado com 135 adultos internados na unidade de terapia intensiva de um hospital público especializado em oncologia, localizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e março de 2016. Foram utilizados o teste exato de Fischer e o teste de associação linear para identificar diferenças estatisticamente significativas na ocorrência de delirium entre, respectivamente, variáveis categóricas e ordinais, considerando valor de p < 0,05. Resultados: A ocorrência global de delirium foi igual a 39,3%, sendo foi mais frequente entre pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com performance status que requeria grande assistência/acamado, internaram na unidade de terapia intensiva por problemas clínicos, em uso de drogas sedativas, submetidas à quimioterapia, e permaneceram 8 ou mais dias internados na unidade de terapia intensiva. Considerando apenas os pacientes sob ventilação mecânica, a ocorrência global de delirium foi de 64,6%, e apenas o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva ≥ 8 dias mostrou diferença estatisticamente significativa. Conclusão: A ocorrência de delirium em pacientes críticos com câncer é elevada. Considerando apenas aqueles sob ventilação mecânica, a ocorrência desse fenômeno é ainda maior.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2019000400536Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.31 n.4 2019reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.5935/0103-507x.20190064info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia,Bárbara RochaJomar,Rafael TavaresValente,Tania Cristina de Oliveirapor2020-01-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2019000400536Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2020-01-17T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
title Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
spellingShingle Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
Gouveia,Bárbara Rocha
Delírio/epidemiologia
Neoplasias/complicações
Respiração artificial
Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos
Unidades de terapia intensiva
title_short Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
title_full Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
title_fullStr Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
title_full_unstemmed Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
title_sort Delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva: estudo retrospectivo
author Gouveia,Bárbara Rocha
author_facet Gouveia,Bárbara Rocha
Jomar,Rafael Tavares
Valente,Tania Cristina de Oliveira
author_role author
author2 Jomar,Rafael Tavares
Valente,Tania Cristina de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia,Bárbara Rocha
Jomar,Rafael Tavares
Valente,Tania Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Delírio/epidemiologia
Neoplasias/complicações
Respiração artificial
Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos
Unidades de terapia intensiva
topic Delírio/epidemiologia
Neoplasias/complicações
Respiração artificial
Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos
Unidades de terapia intensiva
description RESUMO Objetivo: Descrever a ocorrência de delirium em pacientes com câncer internados em unidade de terapia intensiva, segundo características clínicas e demográficas. Métodos: Estudo retrospectivo realizado com 135 adultos internados na unidade de terapia intensiva de um hospital público especializado em oncologia, localizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e março de 2016. Foram utilizados o teste exato de Fischer e o teste de associação linear para identificar diferenças estatisticamente significativas na ocorrência de delirium entre, respectivamente, variáveis categóricas e ordinais, considerando valor de p < 0,05. Resultados: A ocorrência global de delirium foi igual a 39,3%, sendo foi mais frequente entre pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com performance status que requeria grande assistência/acamado, internaram na unidade de terapia intensiva por problemas clínicos, em uso de drogas sedativas, submetidas à quimioterapia, e permaneceram 8 ou mais dias internados na unidade de terapia intensiva. Considerando apenas os pacientes sob ventilação mecânica, a ocorrência global de delirium foi de 64,6%, e apenas o tempo de permanência na unidade de terapia intensiva ≥ 8 dias mostrou diferença estatisticamente significativa. Conclusão: A ocorrência de delirium em pacientes críticos com câncer é elevada. Considerando apenas aqueles sob ventilação mecânica, a ocorrência desse fenômeno é ainda maior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2019000400536
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2019000400536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0103-507x.20190064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.31 n.4 2019
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212866075918336