Morte encefalica e transplante de orgaos e tecidos: o entendimento dos alunos do curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Flavio Pola dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes,Bruno Henrique Pinto, Pimenta,Lucas Lopes, Etzel,Arnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2013000400279
Resumo: Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos de Medicina sobre transplante e morte encefálica. Métodos: Questionário autoaplicado não identificado respondido pelos alunos do curso de Medicina do primeiro ao sexto ano, com base em informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Tecidos, Registro Brasileiro de Transplantes e pela resolução que define os critérios para morte encefálica. Resultados: Dos 677 alunos do curso de Medicina, 310 (45,8%) concordaram em responder. Foram excluídos 22 (7,0%) pacientes. Dos que participaram, 41,3% informaram que já assistiram à aula sobre transplante de órgãos e 33% sobre morte encefálica; 9,7% se sentiram aptos a diagnosticar morte encefálica (p<0,01); apenas 66,8% responderam o rim como o órgão sólido mais transplantado no Brasil. Conclusão: O nível de conhecimento sobre morte encefálica e transplantes dos alunos de Medicina da instituição é limitado, o que pode ser resultado de uma abordagem inadequada durante o curso de Medicina.
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