Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno,Marcelo Spegiorin
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Castelão,Ricardo Condi, Braga,Rodrigo Teno Castilho, Lobo,Suzana Margareth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400016
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A hantavirose é uma zoonose que apresenta distribuição mundial e sua transmissão está relacionada com o íntimo contato com roedores. Causa dois tipos de doença: a febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR), endêmica na Ásia e Europa e a síndrome pulmonar por hantavírus (SPH), encontrada no continente americano, inclusive no Brasil, com elevadas taxas de mortalidade. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de SPH com disfunção de múltiplos órgãos, que recebeu tratamento intensivo precoce e reanimação guiada por parâmetros de fluxo e de perfusão tecidual. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 36 anos, iniciou quadro febril inespecífico, dispnéia progressiva, hipóxia grave e insuficiência respiratória aguda. Apresentava infiltrado interstício-alveolar difuso na radiografia de tórax. Evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos (pulmonar, renal, hematológica, cardiovascular e metabólica). Recebeu tratamento e monitorização hemodinâmica invasiva precoces. As alterações laboratoriais mais importantes foram plaquetopenia, elevação dos níveis de hematócrito e hemoglobina, leucocitose, elevação de transaminases, de lactado desidrogenase e sorologia positiva para hantavírus (ELISA IgM positivo). O paciente apresentou reversão das disfunções orgânicas, recebendo alta hospitalar após 21 dias de hospitalização. CONCLUSÕES: A reanimação precoce e agressiva dirigida por metas levou à reversão da síndrome de falência de múltiplos órgãos e a um desfecho clínico favorável, apesar da gravidade da doença.
id AMIB-1_f89daf0741cc1e07616e237c5f40cf08
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2007000400016
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de casoDisfunção de Múltiplos ÓrgãosHantavírusSíndrome Cardiopulmonar por HantavírusSíndrome Pulmonar por HantavírusJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A hantavirose é uma zoonose que apresenta distribuição mundial e sua transmissão está relacionada com o íntimo contato com roedores. Causa dois tipos de doença: a febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR), endêmica na Ásia e Europa e a síndrome pulmonar por hantavírus (SPH), encontrada no continente americano, inclusive no Brasil, com elevadas taxas de mortalidade. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de SPH com disfunção de múltiplos órgãos, que recebeu tratamento intensivo precoce e reanimação guiada por parâmetros de fluxo e de perfusão tecidual. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 36 anos, iniciou quadro febril inespecífico, dispnéia progressiva, hipóxia grave e insuficiência respiratória aguda. Apresentava infiltrado interstício-alveolar difuso na radiografia de tórax. Evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos (pulmonar, renal, hematológica, cardiovascular e metabólica). Recebeu tratamento e monitorização hemodinâmica invasiva precoces. As alterações laboratoriais mais importantes foram plaquetopenia, elevação dos níveis de hematócrito e hemoglobina, leucocitose, elevação de transaminases, de lactado desidrogenase e sorologia positiva para hantavírus (ELISA IgM positivo). O paciente apresentou reversão das disfunções orgânicas, recebendo alta hospitalar após 21 dias de hospitalização. CONCLUSÕES: A reanimação precoce e agressiva dirigida por metas levou à reversão da síndrome de falência de múltiplos órgãos e a um desfecho clínico favorável, apesar da gravidade da doença.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400016Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.4 2007reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.1590/S0103-507X2007000400016info:eu-repo/semantics/openAccessMoreno,Marcelo SpegiorinCastelão,Ricardo CondiBraga,Rodrigo Teno CastilhoLobo,Suzana Margarethpor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2007000400016Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2008-01-22T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
title Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
spellingShingle Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
Moreno,Marcelo Spegiorin
Disfunção de Múltiplos Órgãos
Hantavírus
Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus
Síndrome Pulmonar por Hantavírus
title_short Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
title_full Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
title_fullStr Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
title_full_unstemmed Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
title_sort Síndrome pulmonar por hantavírus com disfunção de múltiplos órgãos: relato de caso
author Moreno,Marcelo Spegiorin
author_facet Moreno,Marcelo Spegiorin
Castelão,Ricardo Condi
Braga,Rodrigo Teno Castilho
Lobo,Suzana Margareth
author_role author
author2 Castelão,Ricardo Condi
Braga,Rodrigo Teno Castilho
Lobo,Suzana Margareth
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno,Marcelo Spegiorin
Castelão,Ricardo Condi
Braga,Rodrigo Teno Castilho
Lobo,Suzana Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção de Múltiplos Órgãos
Hantavírus
Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus
Síndrome Pulmonar por Hantavírus
topic Disfunção de Múltiplos Órgãos
Hantavírus
Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus
Síndrome Pulmonar por Hantavírus
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A hantavirose é uma zoonose que apresenta distribuição mundial e sua transmissão está relacionada com o íntimo contato com roedores. Causa dois tipos de doença: a febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR), endêmica na Ásia e Europa e a síndrome pulmonar por hantavírus (SPH), encontrada no continente americano, inclusive no Brasil, com elevadas taxas de mortalidade. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de SPH com disfunção de múltiplos órgãos, que recebeu tratamento intensivo precoce e reanimação guiada por parâmetros de fluxo e de perfusão tecidual. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 36 anos, iniciou quadro febril inespecífico, dispnéia progressiva, hipóxia grave e insuficiência respiratória aguda. Apresentava infiltrado interstício-alveolar difuso na radiografia de tórax. Evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos (pulmonar, renal, hematológica, cardiovascular e metabólica). Recebeu tratamento e monitorização hemodinâmica invasiva precoces. As alterações laboratoriais mais importantes foram plaquetopenia, elevação dos níveis de hematócrito e hemoglobina, leucocitose, elevação de transaminases, de lactado desidrogenase e sorologia positiva para hantavírus (ELISA IgM positivo). O paciente apresentou reversão das disfunções orgânicas, recebendo alta hospitalar após 21 dias de hospitalização. CONCLUSÕES: A reanimação precoce e agressiva dirigida por metas levou à reversão da síndrome de falência de múltiplos órgãos e a um desfecho clínico favorável, apesar da gravidade da doença.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-507X2007000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.4 2007
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212856677531648