INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/61 |
Resumo: | O mundo pede por novos modelos de negócios que colaborem com o desenvolvimento local das comunidades. Existe um mercado potencial localizado na base da pirâmide, a qual é composta pelos menos favorecidos economicamente. A concepção de modelos de negócios para servir aos mais pobres pode ser desenvolvida em conjunto com estratégias que trabalhem a inovação de uma maneira social. Este trabalho analisa teoricamente a inter-relação entre inovação social e estratégias de negócios para a base da pirâmide, identificando as oportunidades emergentes para empreendedores e pequenas empresas. Constata-se uma inter-relação entre os temas que provoca externalidades positivas para a sociedade e potencial de mercado para empreendedores e pequenas empresas, que ao olharem para a base da pirâmide podem identificar negócios sociais, contribuir para a transformação da sociedade de maneira positiva e encontrar ao mesmo tempo novas oportunidades de negócio. |
id |
ANEGEPE_2019dff193db88f7a901dc628aa763d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/61 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOSBase da pirâmideInovação socialEmpreendedorismoPequenas empresas.O mundo pede por novos modelos de negócios que colaborem com o desenvolvimento local das comunidades. Existe um mercado potencial localizado na base da pirâmide, a qual é composta pelos menos favorecidos economicamente. A concepção de modelos de negócios para servir aos mais pobres pode ser desenvolvida em conjunto com estratégias que trabalhem a inovação de uma maneira social. Este trabalho analisa teoricamente a inter-relação entre inovação social e estratégias de negócios para a base da pirâmide, identificando as oportunidades emergentes para empreendedores e pequenas empresas. Constata-se uma inter-relação entre os temas que provoca externalidades positivas para a sociedade e potencial de mercado para empreendedores e pequenas empresas, que ao olharem para a base da pirâmide podem identificar negócios sociais, contribuir para a transformação da sociedade de maneira positiva e encontrar ao mesmo tempo novas oportunidades de negócio.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2013-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/6110.14211/regepe.v2i2.61REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 2 (2013): May/Aug.; 55-72REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 2 (2013): mayo/ago.; 55-72REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 2 (2013): maio/ago.; 55-722965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/61/54Ribeiro, Rhubens Ewald MouraSegatto, Andréa PaulaCoelho, Taiane Rittainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:10:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/61Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:10:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
title |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
spellingShingle |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS Ribeiro, Rhubens Ewald Moura Base da pirâmide Inovação social Empreendedorismo Pequenas empresas. |
title_short |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
title_full |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
title_fullStr |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
title_sort |
INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS |
author |
Ribeiro, Rhubens Ewald Moura |
author_facet |
Ribeiro, Rhubens Ewald Moura Segatto, Andréa Paula Coelho, Taiane Ritta |
author_role |
author |
author2 |
Segatto, Andréa Paula Coelho, Taiane Ritta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rhubens Ewald Moura Segatto, Andréa Paula Coelho, Taiane Ritta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base da pirâmide Inovação social Empreendedorismo Pequenas empresas. |
topic |
Base da pirâmide Inovação social Empreendedorismo Pequenas empresas. |
description |
O mundo pede por novos modelos de negócios que colaborem com o desenvolvimento local das comunidades. Existe um mercado potencial localizado na base da pirâmide, a qual é composta pelos menos favorecidos economicamente. A concepção de modelos de negócios para servir aos mais pobres pode ser desenvolvida em conjunto com estratégias que trabalhem a inovação de uma maneira social. Este trabalho analisa teoricamente a inter-relação entre inovação social e estratégias de negócios para a base da pirâmide, identificando as oportunidades emergentes para empreendedores e pequenas empresas. Constata-se uma inter-relação entre os temas que provoca externalidades positivas para a sociedade e potencial de mercado para empreendedores e pequenas empresas, que ao olharem para a base da pirâmide podem identificar negócios sociais, contribuir para a transformação da sociedade de maneira positiva e encontrar ao mesmo tempo novas oportunidades de negócio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/61 10.14211/regepe.v2i2.61 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/61 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v2i2.61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/61/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 No. 2 (2013): May/Aug.; 55-72 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 2 Núm. 2 (2013): mayo/ago.; 55-72 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 2 n. 2 (2013): maio/ago.; 55-72 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580217271255040 |